PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VALTER FERREIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALTER FERREIRA RODRIGUES
DATA: 27/02/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICO-CRIATIVA DO FILOSOFAR: LIMITES E POSSIBILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. Filosofar. Ensino Médio. Experiência Crítico-Criativa.
ÁREA: Educação
RESUMO: Considerando que a Filosofia não é somente um tipo de saber historicamente estabelecido – ao lado de outras formas de conhecimento, como, por exemplo, a religião e a ciência – mas é, sobretudo, o próprio filosofar, ou seja, uma experiência do pensamento, uma atividade da inteligência, capaz de transformar, não apenas o modo como o ser humano compreende a si e o mundo, mas, também como age e constrói a realidade; e, considerando que o ensino de filosofia – independentemente do nível e/ou da modalidade – deve levar os estudantes a terem contato direto com uma “filosofia completa”, isto é, teórica e prática, o presente trabalho defende a tese de que o ensino de filosofia, em especial no ensino médio, pode e deve corresponder ao exercício do filosofar ou à prática pessoal da atividade filosófica. Por essa razão, seus objetivos foram: desenvolver uma compreensão acerca da experiência filosofia e/ou do filosofar e do seu ensino, a partir dos aportes teóricos da reflexão sobre a Ética de Henrique Cláudio de Lima Vaz, na filosofia da praxis de Adolfo Sánchez Vázquez e na filosofia como criação de conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari; investigar se e como essa compreensão está presente nos documentos que direcionam e/ou subsidiam o ensino de filosofia nas escolas no país, a partir de uma análise dos textos oficiais e das produções científico-acadêmicas dedicadas à temática; refletir sobre os limites e possibilidades da tese que propomos, a partir da pesquisa e análises realizadas ao longo do trabalho, a fim de poder propor uma fundamentação para o ensino de filosofia como experiência do filosofar que possa contribuir para o desenvolvimento de ações didático-pedagógicas, no intuito de identificar, promover e avaliar a experiência filosófica na escola. Cada um desses objetivos foi tratado em um dos capítulos da tese. No primeiro foram apresentados os pretextos que levaram ao estudo desse tema, a problemática da pesquisa, seus procedimentos e metodologia de trabalho. No segundo capítulo, desde um viés ético e outro pedagógico, se desenvolveu compreensão acerca do ensino de filosofia e do filosofar contida na tese e sua fundamentação teórica. O terceiro e quarto capítulos foram dedicados à pesquisa empírica. No terceiro foram analisados os textos oficiais que normatizam e direcionam o ensino de filosofia no Brasil e no quarto capítulo as produções científico-acadêmicas dedicadas a esse assunto. Nas considerações finais, se refletiu sobre os limites e as possibilidades de um ensino escolar e filosófico de filosofia como uma experiência crítico-criativa do filosofar, articulados na forma de princípios para o ensino de filosofia que, se aplicados, podem contribuir para que o professor identifique, promova e avalie o potencial filosófico das pedagogias, didáticas e metodologias à sua disposição no exercício diário ensino de filosofia.
Externo ao Programa - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE