PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCYMARA ANTONINO NUNES DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCYMARA ANTONINO NUNES DE ASSIS
DATA: 31/03/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Práticas educativas no cariri paraibano: histórias e memórias da educadora Estelita Antonino de Souza (1947-1991)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Católica; Educadora; Práticas Educativas; Cultura Escolar.
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste trabalho proponho a utilização das narrativas sobre a trajetória profissional e as práticas educativas de Estelita Antonino de Souza, professora e historiadora, natural do Sítio Ligeiro, zona rural da cidade de Serra Branca, como objeto de estudo e fonte para a escrita da história da educação da Paraíba. Pretendo, através da recuperação da memória feminina e das experiências de vida, enunciar algumas possibilidades de leitura acerca das relações pedagógicas, dos processos de formação escolar e das práticas educativas da educadora. O que busco é realizar um investimento de inclusão da voz do docente, de sua história pessoal de formação e trabalho, como elementos de conhecimento capazes de contribuir para a percepção histórica das práticas pedagógicas e da profissão docente. Para tanto, investiguei os percursos profissionais construídos pela educadora nos anos de 1947 até 1991, período que compreende o início de sua formação profissional realizada na cidade de Areia/PB, até o ano de sua aposentadoria. Os estudos e leituras que subsidiaram este trabalho vinculam-se a um universo teórico voltado para a compreensão dos atores sociais através da vida cotidiana. Desse modo, privilegiei autores que assinalam a importância da descoberta de novos objetos e problemas, bem como das análises construídas a partir de crenças, representações e práticas cotidianas. A alternativa metodológica eleita para responder às demandas postas por este estudo foi a história oral, reconhecida por valorizar a memória dos sujeitos, resgatando a tradição oral e as experiências vividas por atores sociais colocados à margem da história tradicional. Nesta pesquisa, a narração (e o seu respectivo registro) foi a forma pela qual a educadora pôde dar concretude e visibilidade às suas memórias de práticas educativas, tecendo suas histórias com os fios que desejou. O corpus documental da pesquisa envolveu também fontes escritas contidas no arquivo particular da educadora, composto por livros, atas, cadernos escolares, planos de aula, fotografias, revistas, publicações diversas, trabalhos escolares, correspondências, dentre outros documentos. A tese que me conduziu no processo de investigação é a de que o modelo cultural que subsidiou as práticas educativas de Estelita Antonino foi o do cristianismo católico e que, nesse sentido, a educadora teve papel relevante na divulgação e na circulação de saberes e práticas vinculadas à religião católica. Saberes e práticas que foram apropriados do repertório educacional vivido a partir da sua formação e experiência com as educadoras franciscanas do Ginásio Santa Rita (Areia/PB), onde estudou, experimentou e testemunhou os processos pedagógicos ali praticados.
Externo ao Programa - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO