PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA BARBOSA DA SILVA
DATA: 27/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/sqc-vguz-wgc
TÍTULO: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DO “SER PROFESSORA” NA ESCOLA SACRAMENTINAS EM AMARGOSA/BA (1953-1973)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Educação feminina; Memória; Identidade; Ginásio Santa Bernadete.
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é investigar a construção de identidade de mulheres que estudaram no Ginásio Santa Bernadete e se tornaram professoras, na cidade de Amargosa/BA, no período de 1953-1973, a partir do referencial de valorização do “ser boa professora”. Tal representação atinge a comunidade de Amargosa como um todo. Uma vez que essas professoras, ex-alunas da Escola das Sacramentinas, tornam-se referências quando o assunto é ensino de qualidade, pelo fato de algumas dessas alunas ao se formarem, retornaram ao Ginásio na condição de professoras e terem ensinado em escolas da cidade. As discussões têm se dado a partir de olhares direcionados ao período histórico que vai de 1953 a 1973. Este recorte temporal foi estabelecido, considerando o período em que a instituição ofereceu o curso pedagógico para alunas da cidade de Amargosa e região. As discussões aqui propostas são atravessadas pelas questões de gênero, tendo em vista que a educação feminina no Brasil é fortemente marcada pelas relações de gênero. Esta problematização tem se dado observando os diálogos estabelecidos por autoras com Louro (2014); Passos (1999). Alguns conceitos são fundamentais, entre eles memória, identidade, história oral. A História Oral constitui a abordagem metodológica, pois a partir dela temos a oportunidade de ouvir e compartilhar memórias das depoentes, dar sentido às experiências vividas, e ainda valorizar a experiência humana individual ou coletiva. No que diz respeito à abordagem esta pesquisa tem se orientado por uma perspectiva qualitativa e como procedimento de coleta de dados foi adotado a análise de documentos encontrados no arquivo que a escola ainda mantém e entrevistas semiestruturadas com mulheres que se formaram no referido colégio e atuaram como professoras em Amargosa.
Presidente - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO