PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOAO BATISTA BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: JOAO BATISTA BARBOSA DA SILVA
DATA: 25/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AS REPRESENTAÇÕES DO DIA DO PROFESSOR NO JORNAL A UNIÃO DURANTE O REGIME CIVIL MILITAR BRASILEIRO (1964-1985)
PALAVRAS-CHAVES: Dia do Professor. Legislação educacional. Jornal A União. Regime Civil Militar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo entender como se deu a construção do Dia do Professor, na Paraíba, através do jornal A União, durante o regime civil militar brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa documental sobre a legislação que regeu o Dia do Professor, buscando entender as relações entre o dia 15 de outubro com a Lei das Primeiras Letras de 15 de outubro de 1827, as leis que regeram a Educação Nacional nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961, nº 5.540/1968 e nº 5.692/1971. Referente à pesquisa bibliográfica, destacou-se a obra de Vicentini e Lugli (2009), intitulada de História da profissão docente no Brasil: Representações em Disputa, por oferecer subsídios e referências para aprofundar a pesquisa. Foi feito ainda um levantamento nos bancos de dados da UFPB, da UNICAMP, no sitio digital da ANPED, e de outras Instituições de ensino superior. Buscou-se relacionar toda a documentação encontrada com as reportagens, notícias e notas veiculadas no jornal A União, entre os anos de 1964 e 1985, sendo que foram escolhidos os dias 13 a 18 de outubro de cada ano para serem analisados. A escolha do citado jornal se deu por ser um jornal do Governo do Estado da Paraíba, e principal porta-voz do governo militar.
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO