PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VANUSA NASCIMENTO SABINO NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUSA NASCIMENTO SABINO NEVES
DATA: 29/04/2024
LOCAL: sala: http://meet.google.com/rgg-zedr-nsf
TÍTULO: “A EMANCIPAÇÃO DA MEDICINA PARAIBANA”: tessituras constitutivas da Faculdade de Medicina da Paraíba (1950-1974)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. História das instituições educativas. Ensino Superior. Educação Médica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: As determinações que estimulam a curiosidade investigativa estão relacionadas à possibilidade de a historiografia das instituições educativas transcender os parâmetros institucionais e lançar luz sobre diferentes dimensões dos fenômenos educativos. O estudo teve por objetivo central compreender as configurações que moldaram a Faculdade de Medicina da Paraíba, mediante a reconstituição de sua trajetória histórica no período de 1950 a 1974. Trata-se de uma pesquisa histórica educacional, circunscrita ao campo das instituições educativas. Metodologicamente, autorizada pela nova história cultural, de acordo com a noção de documento monumento (Le Goff, 1990), eloquentes fontes, sendo as principais: leis, atas, relatórios, livros de registros institucional, assentamentos de alunos, enunciados jornalísticos, acervos audiovisuais e escritos memorialísticos (Nóbrega, 1980a; 1980b; 1981; 1983, Medeiros, 2017; Espínola, 1980), foram acessadas e trianguladas (Trivinõs,1987). O alicerce teórico-conceitual dialogou com autores como Burke (1992; 2005), Bourdieu (1983; 1989; 1996), Certeau (1982), Chartier (2002), Chaui (2003), Cunha (2002; 2003; 2017), Elias (1989; 1994; 2000); Fernandes (1975; 1986), Nóvoa (2019; 2009), Pesavento (2013), Sanfelice (2006; 2012) e Saviani (2017), os quais, sob uma perspectiva transdisciplinar, possibilitaram correlacionar as concepções históricas educacionais e culturais com a Sociologia e as políticas educacionais. Para corroborar com a interpretação dos achados, Bakhtin (2006; 1997) e Bardin (2016) foram utilizados. A operação historiográfica partiu do contexto nacional e focalizou na Paraíba, levando em conta às imbricações com os marcos normativos e administrativos que influenciaram a formação incumbida à Faculdade de Medicina da Paraíba. Foi possível elucidar que a implementação do ensino superior na Paraíba, em termos de direcionamento para as elites, correspondeu ao padrão nacional. Mas, ao se iniciar no interior do Estado e postergar cidades mais avançadas, se distanciou do restante do país, que priorizava a instalação das instituições educativas de ensino superior nas localidades mais prósperas. A Faculdade de Medicina da Paraíba resultou do esforço de uma congregação médica, com apoio do poder público e de outros agentes interessados em materializar o ensino superior. De natureza jurídica privada, via de regra, era inacessível aos jovens de baixa posição social. Nem mesmo a sua agregação à Universidade da Paraíba, criada pelo Governo do Estado em 1955, tornou essa formação pública. A federalização, em 1960, foi o grande divisor do ensino superior médico paraibano, bem como dos demais campos, porque possibilitou a profissionalização docente em nível superior, ampliou o acesso e liberou os alunos do custeio estudantil, mas e educação universitária ainda permaneceu pouco permeável às camadas sociais menos favorecidas, já que a aprovação nos concursos de admissão exigia uma base prévia à qual os jovens das classes vulneráveis não possuíam. Dessa forma, o argumento de tese foi consolidado, pois centenas de médicos formados pela Faculdade de Medicina da Paraíba inovaram na atenção médico-sanitária. Em um processo gradativo de emancipação, as configurações da Faculdade de Medicina foram acompanhadas atentamente pela imprensa periódica, que propagandeava os avanços auferidos, propiciando representações que certificavam a capacidade didática institucional e aumentava o capital simbólico dos agentes vinculados à Faculdade de Medicina da Paraíba. No entanto, a participação feminina foi diminuta, reproduzindo o sistema histórico de privilégios e/ou de inferioridades.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA