PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MAIRA LEWTCHUK ESPINDOLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIRA LEWTCHUK ESPINDOLA
DATA: 05/06/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AS EXPERIÊNCIAS DOS INTELECTUAIS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA PARAHYBA (1824-1922)
PALAVRAS-CHAVES: Professores de primeiras letras. Educação. Profissão docente. Intelectuais. Nação.
ÁREA: Educação
RESUMO: O argumento principal desta tese parte do suposto que, durante o longo seculo XIX, alguns intelectuais participaram do processo de escolarizacao no Brasil, alem de atuarem nas escolas como professores e depuseram diversos escritos direcionados a educacao. Possui como objetivo principal realizar uma interpretacao sobre as experiencias desses individuos no processo de escolarizacao primaria no Imperio e na Primeira Republica na Parahyba. Para tanto, foram selecionados alguns sujeitos - professores de primeiras letras - para entender suas experiencias em relacao a educacao; apreender as mudancas propostas no processo de escolarizacao do longo seculo XIX; reconhecer os argumentos sobre educacao realizados por essas pessoas e divulgados em diversos meios como jornais, livros, cartas, relatorios, etc.; delimitar e analisar algumas questoes contidas nos discursos dos individuos selecionados. O recorte historico e de 1824 a 1922. A prosopografia norteia a analise das fontes e com base nela foram escolhidos dez personagens que compoem esta tese, a saber: Borges da Fonseca; Joaquim da Silva; Francisco Xavier Junior; Francisca Moura; Francisco Coutinho de Lima e Moura; Coriolano de Medeiros; Catharina Moura; Olivina Olivia Carneiro da Cunha; Jose Gomes Coelho; e Eudesia Vieira. As fontes utilizadas sao: impressos; (auto)biografias e verbetes biograficos; livros destinados a escola; legislacao educacional; mensagens dos presidentes da provincia/do estado; relatorios da instrucao publica; cartas, oficios, circulares, despachos. Com base nas compreensoes foi identificado um longo seculo XIX para o processo de escolarizacao na Parahyba, no qual houve diversas disputas sobre: os metodos de ensino, a educacao da mulher ou a ausencia dessa educacao, os materiais pedagogicos, a abolicao da escravatura, a fundacao de sociedades e de institutos. As analises levam a forma como essas questoes foram postas e elaboradas por essas figuras na provincia/no estado. Existem seis carateristicas derivadas da experiencia intelectual: trataram de temas relevantes no periodo que viveram tanto em relacao a instrucao quanto a abolicao da escravatura, a escrita de uma historia nacional, a reformulacao de processos educativos; utilizaram suas condicoes - sejam elas como professores, mulheres ou negros - para fundamentar a sua fala e interviram na sociedade; empregarem a escrita e a imprensa para divulgarem seus ideais, fossem eles voltados para a educacao, como a producao de livros para as escolas, ou para outras questoes sociais; agruparam-se em torno de associacoes e instituicoes, as quais se tornaram comunidades de experiencia e de partilha de ideais e de objetivos em comum; detinham ligacoes entre si, mesmo quando participes de geracoes diferentes, formaram redes de sociabilidade, as quais encaminharam os integrantes mais novos para a acao na sociedade; acreditaram que as suas exposicoes apresentaram vinculos educadores e civilizadores para a construcao da nacao brasileira. Por fim, os debates do periodo revelam um movimento de ideias que passaram por diversos proponentes e a instrucao publica foi percebida como um importante instrumento de civilizacao do povo.
Externo à Instituição - ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE SCHUELER
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO VIEIRA