PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: GABRIELLA HENRIQUE BRANDÃO

DISCENTE: GABRIELLA HENRIQUE BRANDÃO
DATA: 19/07/2023
LOCAL: PPGCAG
TÍTULO: MANEJO DOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS POR MULHERES DA FLORICULTURA NO BREJO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia; Biodiversidade; Etnopedologia; Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente e Agrárias
RESUMO: Os Quintais Agroflorestais- QAFs são sistemas agrossilvipastoris, que podem ser caracterizados pela união entre espécies vegetais e animais no espaço. Esses sistemas têm sido amplamente idealizados e criados desde os primórdios da prática agrícola de subsistência e posteriormente de comercialização familiar. Nesse sentido, as mulheres têm se destacado no manejo e protagonismo nesses sistemas, que estão tão próximos aos conceitos de residência e núcleo familiar. Pretendeu-se nesta pesquisa conhecer o manejo realizado por mulheres inseridas no Arranjo Produtivo Local da Floricultura do Brejo Paraibano em QAFs. O estudo realizado é de caráter qualitativo e seu público é constituído por mulheres participantes do projeto Flores na Paraíba, que compõem o Arranjo Produtivo Local da Floricultura. Foram estudados os aspectos socioeconômicos que envolvem o manejo de 12 (doze) unidades de produção nos municípios de Areia, Borborema e Serraria, localizados no brejo paraibano, sendo 3 (três) QAFs escolhidos para estudo do manejo, saúde do solo e diagnóstico etnobotânico. Foram aplicados questionários semiestruturados e foram realizadas análises químicas, físicas e biológicas, nesta última foram calculados os índices de riqueza (S), diversidade de Shannon- Wiener (H´) e equitabilidade de Pielou (J´), a fim de analisar a conservação da biodiversidade dos solos dos QAFs sob essa ótica. Foi calculado o Índice de Qualidade do Solo- IQS. Para o diagnóstico etnobotânico, foi realizado um levantamento das espécies vegetais, utilizando o método da turnê guiada, as espécies foram classificadas de acordo com a frequência relativa, o uso e tipo, em seguida foram calculados os índices de riqueza (S), diversidade de Shannon-Wiener (H´) e equitabilidade de Pielou (J´). As mulheres têm boa percepção acerca dos solos de seus QAFs, e realizam a prática de compostagem, adubação orgânica oriunda da utilização de esterco bovino e cobertura do solo com resíduos culturais nesses espaços. Os estratos em que as mulheres assumem o protagonismo do manejo, obtiveram os melhores indicadores químicos, físicos e biológicos, bem como os maiores IQS. No entanto, no QAF III, foi observada uma exceção, que pode estar relacionada, entre outras questões, com o nível de formação escolar da mulher e a ausência de saneamento básico no município. Nos QAFs foram observados bons indicadores de riqueza (S), diversidade (H´) e equitabilidade (J´) das espécies vegetais. As espécies ornamentais prevaleceram nos 3 (três) quintais, sendo o fator comercialização forte responsável pelo aumento na riqueza de espécies e do empoderamento feminino por meio da geração de renda para o núcleo familiar.
Presidente - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO
Interno - 2441015 - VENIA CAMELO DE SOUZA