PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: RAFAEL DA ROCHA FERREIRA

DISCENTE: RAFAEL DA ROCHA FERREIRA
DATA: 04/08/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/georgebeltrao
TÍTULO: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E HEMATOLÓGICA DE OVINOS (OVIS ARIES) NO SEMIÁRIDO PARIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Característica socioeconômica, Epidemiologia, Prevalência.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO: A ovinocultura na região do nordeste desenvolve importante função social e econômica no segmento da agricultura familiar, tendo a exploração de ovinos um papel de destaque nesse segmento. O conhecimento e o diagnóstico situacional são instrumentos que auxiliam e identificam os entraves no setor produtivo auxiliando na tomada de decisões e formação de políticas públicas. O presente trabalho teve como objetivo, caracterizar e tipificar o sistema de criação de ovinos dos pequenos pecuaristas nos municípios de: Baraúna, Nova Palmeira e Picuí, conhecer os índices hematológicos e a prevalência de Brucella abortus em ovinos na região estudada. O trabalho foi realizado na mesorregião da Borborema, Microrregião do Seridó Oriental paraibano entre os meses de novembro de 2022 e maio 2023, tendo como público alvo agricultores familiares dos municípios de Baraúna, Nova Palmeira e Picuí. Foram trabalhadas 42 propriedades e coletado amostras de 611 animais todas da espécie ovina de ambos os sexos com idade superior a 2 meses, excluindo fêmeas no terço final de gestação. As informações quantitativas primárias foram alcançadas a partir de questionários socioeconômico e epidemiológico, já as amostras de sangue foram obtidas através da punção sanguínea da veia jugular, armazenadas em dois tubos divididos: com EDTA e sem EDTA, acondicionadas em caixas isotérmicas com temperaturas entre 2 e 8 ºC devidamente rotulado com o nome da propriedade e número do animal, posteriormente foi realizado a análise hematológica utilizando analisador modelo SCILVETABCPLUS para obtenção do número de hemácia, hematócrito, hemoglobina e leucócitos totais, já a diferenciação celular foi feita através esfregaço sanguíneo corada com panótico rápido. A determinação da prevalência de B. Abortus foi feita através do teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Tivemos como resultados: a maioria dos agricultores familiares dono da sua própria terra (80,95%), possuindo baixa escolaridade com índices de analfabetismo elevado (16,67%), renda abaixo de um salário mínimo (61,90%), tendo como conjunto familiar atuante nas atividades agrícolas/ pecuárias entre 4 e 6 pessoas (42,86%). A ausência de capacitação também ficou evidente (61,90%). Podemos destacar a não realizando de práticas sustentáveis de convívio com a seca, como a conservação de forragem (83,33%), fenação e silagem, sendo a grande maioria dependente da compra de volumoso e concentrado nos mercados locais (69,05%), contribuindo assim para boa parte dos pequenos pecuaristas possuírem um sistema de criação semi-intensivo (76,19%). Com relação aos índices hematológicos tivemos uma prevalência de 7,20% de animais anêmicos encontrados em 33,33% das propriedades, e a leucocitose e leucopenia em 4,42% e 3,76% dos animais, presente em 28,57% e 19,05% das propriedades respectivamente. Por fim não foram encontrados animais positivos para brucelose nas 611 amostras testadas.
Presidente - 3301269 - GEORGE RODRIGO BELTRAO DA CRUZ
Interno - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO