PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAISA DA CONCEIÇÃO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAISA DA CONCEIÇÃO SANTOS
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Google Meet - link: https://meet.google.com/yfh-mavu-
TÍTULO: APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA MORFOFISIOLOGIA DA MANDIOCA
PALAVRAS-CHAVES: Ácido húmico. Ácido fúlvico. Manejo. Manihot esculenta Crantz
RESUMO: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma cultura de alta relevância para a segurança alimentar em muitas partes do mundo, podendo sua produção ser realizada de forma convencional ou agroecológica, sendo este último uma estratégia fundamental para garantir a produção de alimentos saudáveis de uma forma sustentável, como é o caso do uso de fertilizante orgânico, como as substâncias húmicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos da aplicação foliar do Humik (AH e AF + K2O) como fonte orgânica de nutrientes na cultura da mandioca em manejo agroecológico durante seu desenvolvimento inicial. O estudo foi conduzido no Setor de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, utilizando a variedade de mandioca (BRS Dourada). O bioestimulante foi aplicado entre os 60 aos 105 dias após o plantio (DAP), com intervalos de 15 dias. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso. Para estudar o efeito dos tratamentos, avaliou-se a biomassa, crescimento e fisiologia. Com base nos resultados, observou-se que a aplicação do Humik na cultura da mandioca não potencializou o aumento das variáveis analisadas, reduzindo, ainda, a massa fresca das folhas.
Presidente - 1857283 - BELISIA LUCIA MOREIRA TOSCANO DINIZ
Externo ao Programa - 080.403.779-51 - JULIANE MACIEL HENSCHEL - UFPB