PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Grupos de pesquisa

GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS:

 

GRUPOS DA LINHA 1 - SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

 

1- Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura, Políticas Sociais e Serviço Social (SEPACOPS)

– Líder: Profª. Drª Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida (DSS/PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profª. Drª Elisângela de Oliveira Inácio (DSS/UFPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

O grupo foi criado em 1990 com a denominação de Setor de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura e Políticas Sociais. Em 1994 foi registrado no Diretório de Pesquisas do CNPq com o nome de Fundamentos e Práticas Sociais. No ano de 2009 passou a ser denominado Setor de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura, Políticas Sociais e Serviço Social, mas, mantendo a mesma sigla SEPACOPS. Em 2018, a nomenclatura foi alterada para Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura, Políticas Sociais e Serviço Social, cuja sigla passou a ser GEPACOPS.

 

2- Setor de Estudos em Cidadania e Teoria Social (SECTS)

- Líder: Prof. Dr. Jaldes Reis de Meneses (DH/PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profª. Drª. Maria Aparecida Ramos de Meneses (DSS/PPGSS/UFPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

Criado em 2004, atua nas áreas de Serviço Social e Teoria Política contemporânea, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre cidadania, trabalho e teoria social. Linhas de Pesquisa:

1)Dimensões estruturais das políticas sociais, Estado, Cidadania e Sociedade Civil contemporâneas;

2)Teoria Social Marxista e Pós-marxismos.

 

3- Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Política e Trabalho (GEPET)

– Líder: Profª. Drª. Cláudia Maria Costa Gomes (DSS/PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profa. Drª. Luciana Batista de Oliveira Cantalice. (DSS/UFPB)

DESCRIÇÃO DO GRUPO

 Formado em 2015, este grupo é um desdobramento da linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Direitos Sociais na América Latina, do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho - GPT, cadastrado no diretório do CNPq.

Este grupo é um desdobramento da linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Direitos Sociais na América Latina, do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho - GPT, cadastrado no diretório do CNPq. Com o objetivo de consolidar os estudos, as pesquisas e o intercâmbio acadêmico em andamento, pertinente à linha pesquisa referida, o GEPET passa a integrar pesquisadores de outras instituições e áreas de conhecimento, os quais têm suas produções no âmbito da tradição marxista e dos processos sociopolíticos da América Latina, mas sem perder o foco dos eixos temáticos dos pesquisadores docentes no âmbito do Departamento e Pós-graduação em Serviço Social da UFPB, cujos objetos de pesquisa e de estudo comuns, confluem com a Linha de Pesquisa: Serviço Social, Trabalho e Política Social do PPGSS. Nesse sentido, se propõe a respaldar e promover um intercâmbio acadêmico das questões pertinentes à sua temática e entre os seus pesquisadores por meio de suas linhas de pesquisa.


4- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS)

- Líder: Profª. Drª. Aline Maria Batista Machado (DSS/PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profª. Drª. Maria de Fátima Leite Gomes (DSS/PPGSS/UFPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

Criado em 2010. O objetivo principal deste Grupo de Pesquisa é ampliar o debate acerca da importância da educação popular para o trabalho e a formação profissional do assistente social, contribuir com a produção acadêmica e a preparação de futuros pesquisadores a partir de um referencial teórico-crítico, bem como promover a articulação com pesquisadores e profissionais que já trabalham com a temática, seja na área do serviço social, educação ou áreas afins, no sentido contribuir com a prática profissional, estimular a organização e mobilização popular e resgatar a articulação entre o universo acadêmico, movimentos sociais e Organizações Não-Governamentais - ONGs que atuam com a temática da educação popular, visto que a troca de experiências é central para ampliação do conhecimento. Ao longo do percurso o grupo também passou a agregar o debate do Serviço Social no âmbito da Educação.


5- Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social (SEPSASS)

– Líder: Profª. Drª. Patrícia Barreto Cavalcanti (DSS/PPGSS/UFPB) e Vice-líder Profª Drª. Ana Paula Rocha de Sales Miranda (DSS/PPGSS/UFPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

 Criado em 2000, certificado pela UFPB e pelo CNPq, o grupo de pesquisa configura-se como espaço interdisciplinar focado na formação de recursos humanos para atuar na docência e na pesquisa no campo da saúde coletiva, como também na execução e na gestão da política pública de saúde. Tem como linhas de trabalho: Envelhecimento e Controle Social; Estado, Direitos Sociais e Políticas Públicas; Planejamento e Gestão das Políticas de Saúde; Política de Humanização do SUS; Política de Saúde Mental; Sociedade Civil e Controle Social; Formação e trabalho do Assistente Social no Campo da Saúde.

 

GRUPOS DA LINHA 2 - ESTADO, DIREITOS SOCIAIS E PROTEÇÃO SOCIAL


6- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes, Famílias e Proteção Social (GEPAC)

– Líder: Profª. Drª. Maria do Socorro de Souza Vieira (DSS/PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profª. Drª. Ana Lúcia Batista Aurino.

DESCRIÇÃO DO GRUPO

Formado em 1994, como Setor de Estudos e Pesquisas sobre Criança e Adolescente (SEPAC). Os estudos do grupo concentram-se em torno das seguintes temáticas: infância, adolescência, juventude, família e políticas sociais; violação de direitos; Sistema de Garantia de Direitos; situações de risco social. Tem como linha de pesquisa: Estado, Direitos Sociais e Proteção Social; Políticas Públicas, Instituições, Sistemas e Redes de Garantia de Direitos; Risco Violência e Violação de Direitos de Criança, Adolescente e Famílias, Segurança Pública e Gênero.


7-Setor de Estudos e Pesquisas sobre as Questões Socioculturais do Nordeste (SEQSONE)

– Líder: Profª. Drª. Maria de Lourdes Soares (PPGSS/UFPB) e Vice-líder: Profª. Drª. Aurea Carneiro (DSS/FPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

Criado em 2004, este grupo tem seus estudos centrados nos aspectos econômicos e sociais da Região Nordeste, na sua heterogeneidade sociocultural, no seu espaço e na paisagem em que se encontram inseridos os modos de vida de diferentes grupos sociais. Linhas de pesquisa: Estado, Direitos Sociais e Proteção Social; Estratégias de sobrevivência de populações em situação de risco social.


8- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais (NEPPS)

– Líder: Profª. Drª. Marinalva de Sousa Conserva (PPGSS/DSS/UFPB) e e Vice-líder: Prof. Dr. Emanuel Luiz Pereira da Silva (PPGSS/DSS/UFPB).

DESCRIÇÃO DO GRUPO

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais (www.neppsufpb.com.br), criado em março de 2012, e certificado em 2013 pelo CNPQ. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, na Linha de Pesquisa – Estado, Direitos Sociais e Proteção Social. Apresenta duas sublinhas de pesquisa com uma proposta de atuação acadêmica em rede acadêmica de pesquisadores em âmbito local, nacional e internacional. Tendo a missão contribuir para o debate científico-acadêmico a partir de um referencial voltado para ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento das múltiplas desigualdades socioeconômicas, culturais e multiterritoriais.

O NEPPS apresenta como principal missão à formação de pesquisadores no âmbito da Pós-graduação, com uma atuação político-acadêmica, desde a sua criação em 2012, a partir do Projeto intitulado - “Assistência Social e Transferência de Renda: interpelações no território da proteção social”, aprovado no âmbito da Chamada Pública Ação Transversal No. 06/2011 do Casadinho/Procad/CNPq/Capes, sob o No. 552248/2011-8. (2011-2017). Esse cenário profícuo para a produção de estudos e pesquisas, base para consolidação de uma parceria interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal da Paraíba, como proponente, e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) como Parceiro/Interlocutor (com nota 7 na Capes).