Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: UNIVERSIDADE EM DEBATE: práticas de leitura e de produção de textos com foco no Enem - edição 2021
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 15
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CCAE - DIREÇÃO DE CENTRO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Mamanguape - PB
Espaços de Realização: Coordenação de Assuntos Educacionais e Integração Regional - Caseir e Sala de Reuniões da Unidade de Mamangaupe
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROBEX 2021-2022)
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7143


Resumo

O Presente projeto é inspirado em propostas de “Cursinho Social” desenvolvidas pela UFPB em diversos Campi, proporcionando o reforço necessário e, muitas vezes, decisivo para o ingresso de discentes oriundos de escolas públicas da Paraíba em cursos de Universidades Públicas. Dessa forma, a proposta em tela almeja contribuir com vivências relevantes para a formação docente de estudantes do Curso de Letras do CCAE/UFPB, ao mesmo tempo em que disponibilizará a oferta de aulas de reforço on-line síncronas e assíncronas para a preparação de alunos da educação básica para o Enem. Se por um lado, este projeto contempla diversas atividades reflexivas e formativas com alunos do curso de Letras, também se propõe a ministração de conteúdo sobre leitura e escrita necessários à prova de Redação no Enem para alunos oriundos de escolas públicas da região, ao mesmo tempo em que cria ambiente favorável para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na extensão. A relevância social desta proposta se dá pelo fato de que o Campus IV da UFPB está localizado no Litoral Norte da Paraíba, que é formado por municípios com dificuldades para promover uma educação básica pública de qualidade.Conforme dados do INEP (2019), o IDEB do ensino médio, no Brasil é de 3,9 para as escolas públicas e 6,0 para as escolas privadas. Na Paraíba, esse índice é mais defasado: 3,6 em escolas públicas e 5,9 em escolas privadas de ensino médio. Essa situação se agrava no Litoral Norte da Paraíba, onde a maioria dos municípios apresenta índices ainda mais alarmantes, uma vez que são inferiores aos do estado. Portanto, o projeto em voga tem relevância tripla, uma vez que propõe ações formativas articuladas com o PPC do curso de Letras, ao mesmo tempo em que contribui para a inclusão educacional de até 100 estudantes de escolas públicas e propicia ambiente adequado para a realização de pesquisa aplicada na extensão. Projeto caminha para sua 5ª edição, de modo que foi agraciado com o Elo Cidadão nos anos de 2018 e 2020.


Público Alvo

Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes dos Cursos do CCAE/UFPB, principalmente do Curso de Letras e de outras licenciaturas.



Membros da Equipe

  DANIEL SILVA DOS SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  WALTER JUNIOR LEITAO DE ARAUJO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  JOCELIO COUTINHO DE OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)

  ARIANDNA SOARES DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

FotoDescrição

insta_do_projeto_2019.PNG
Registros da equipe de 2019

ud2018_-_fotos.8.jfif
Registros da Equipe no Enex 2018


Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 25.12.5 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2025 - UFPB