UFPB
Este curso de extensão tem como propósito fortalecer a formação de extensionistas, assessores e demais interessados nas práticas da Educação Popular, a partir da vivência com metodologias ativas e participativas. Ao longo de encontros semanais, o curso propõe a construção coletiva de saberes, integrando teoria e prática, universidade e comunidade, fortalecendo a práxis extensionista a partir do diálogo com saberes populares, experiências comunitárias e pedagogias críticas, reconhecendo os sujeitos populares como protagonistas do processo educativo.
Duração de cada encontro: 4 horas
Abertura do curso: acolhimento, objetivos e metodologias
Educação Popular: histórico, fundamentos e práticas
Paulo Freire e a pedagogia do diálogo
A extensão universitária como dimensão formadora e transformadora
Universidade e território: escuta ativa e construção de vínculos
Experiências de Educação Popular em contextos comunitários
O papel dos(as) extensionistas: mediação, escuta e compromisso ético
Introdução às metodologias ativas: princípios e abordagens
Roda de conversa, oficinas, vivências e construção coletiva do saber
Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na extensão
Projetos integradores e pedagogia de projetos
Metodologias freirianas e latino-americanas na prática educativa dentro das multidimensionalidades da educação
Educação dialógica e problematizadora nos territórios
Dinâmicas de grupo e vivência prática com metodologias participativas
Planejamento participativo em projetos de extensão
Elaboração de planos de ação com base em demandas comunitárias
Escuta sensível, mediação de conflitos e pedagogia do cuidado
Ferramentas de facilitação de grupos em espaços populares
Comunicação popular e educomunicação na prática extensionista
Tecnologias sociais e práticas educativas emancipatórias x currículo oculto
Intercâmbio de experiências: partilhas de projetos e práticas
Avaliação formativa: princípios e instrumentos na Educação Popular
Avaliação participativa e coletiva: quem avalia e como?
Sistematização de experiências: por que e como fazer
Produção de registros populares: escrita, imagem e memória
Trabalho em grupo: preparação de sínteses ou planos de ação
Apresentação das propostas construídas pelos grupos
Encerramento do curso: avaliação coletiva e celebração do percurso
Produção individual ou em grupo, a ser entregue ao final do curso.
Modalidades possíveis: relato de experiência, plano de ação, sistematização de prática, ensaio reflexivo ou artigo curto.
A atividade será acompanhada pela equipe docente, com apoio e orientação.
Entrega prevista para até duas semanas após o último encontro.
Discentes, docentes, técnicos-administrativos, assessores de extensão
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