UFPB
O Encontro Internacional de Piano Contemporâneo é um evento artístico-acadêmico anual e itinerante, idealizado pela pianista e pesquisadora Ana Cláudia Assis (UFMG). No ano de 2025 o Encontro realizará sua 9a edição na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, como parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Na oportunidade, o evento homenageará o pianista José Alberto Kaplan, figura de destaque na cena musical paraibana, falecido há 16 anos.
Iniciado em 2016, este evento tem como objetivo promover a partilha, a socialização, o debate e a reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para piano. O Encontro Internacional de Piano Contemporâneo tem sido um espaço de reflexão crítica e teórica, de exploração artística em torno do instrumento, privilegiando abordagens e temáticas que remetem às múltiplas práticas do piano no mundo contemporâneo. Pelo seu caráter híbrido conjugando teoria e prática, inovador e internacional, o evento tem promovido um profícuo diálogo entre pianistas, professores, pesquisadores e estudantes de música.
Em 2025, o 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro na UFPB e tem como objetivo geral desta edição discutir aatuação das mulheres, pianistas e compositoras na Música Contemporânea. Dessa forma, a temática principal do evento será "Mulheres na Música Contemporânea?. A maioria das convidadas para as Mesas-Redondas será composta por mulheres compositoras e intérpretes e os concertos programados serão tocados majoritariamente por mulheres. A Comissão Organizadora do evento é composta majoritariamente por mulheres paraibanas e radicadas há mais de 15 anos na Paraíba e a Comissão Artística e Científica, bem como a Comissão Organizadora da I Mostra Toy Piano Brasil são compostas exclusivamente por mulheres de oito instituições de ensino de diferentes estados e regiões do Brasil, da América Latina e da Europa, com grande participação de docentes do Departamento de Música da UFPB. Paraibanos e profissionais radicados na Paraíba atuarão ativamente no evento participando de todas as atividades programadas. Destacamos a presença de músicos paraibanos e radicados no Estado como o pianista José Henrique Martins, que teve Kaplan como seu mestre e é professor da UFPB há mais de três décadas, o compositor Eli-Eri Moura, que também foi aluno de Kaplan e consolidou uma escola de composição na Paraíba como docente da UFPB, a compositora Ilza Nogueira, radicada na Paraíba e o jovem pianista e compositor Uaná Barreto (concerto no dia 30/10/25), que lançou o álbum "Vagalume? em 2024, além de músicos que conviveram na Paraíba com o homenageado desta edição.
A cada edição, o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo realiza uma homenagem. Em sua nona edição, José Alberto Kaplan (1935?2009) foi o homenageado escolhido. Pianista, professor e compositor, Kaplan chegou à Paraíba em 1961, para ser professor de piano em Campina Grande e, desde então, adotou e foi adotado pela Paraíba, tornando-a o seu lar e fincando raízes duradouras por aqui. Como professor de piano, Kaplan formou diversos alunos no curso de Bacharelado em Música da UFPB. Como compositor Kaplan deixou uma obra que abarca peças para coro, piano solo, música de câmara e orquestral.
Kaplan foi um defensor da democracia e da justiça social. Sua preocupação sobre esse tema pode ser vista em obras como ?Cantata para Alagamar?, cujo texto é do escritor, diretor e ator W. J. Solha e contou com o apoio de Dom José Maria Pires (1919-2017), e ?Ensino público e gratuito?, obra coral que ressalta a importância do ensino público. Se estivesse vivo o Prof. Kaplan faria 90 anos em 2025. Assim, é merecida e oportuna a sua homenagem no 9o Encontro Internacional de Piano em João Pessoa. Ao longo do evento, uma Conferência e uma Mesa-Redonda serão dedicadas a ele e suas obras serão tocadas nos concertos programados.
Programação do 9º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
João Pessoa, 29, 30 e 31 de Outubro de 2025.
29/10/2025
09h00-09h30 - Credenciamento
09h30-10h30 - Conferência de abertura com Helena Marinho (Universidade de Aveiro, Portugal)
10h30-11h00 - Coffee Break
11h00-12h00 - Sessões de Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra
13h30-15h00 - Mesa-Redonda 1: ?Mulheres na Música? Contemporânea
Andree-Ann Deschenes (Algoma University/Canadá), Ilza Nogueira (UFPB) e Joana Holanda (UFRN)
mediação: Luciana Noda (UFPB)
16h00-16h30 - Coffee Break
17h30-18h30 - Sessão de Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra
19h00-20h00 -Concerto 1 - Lídia Bazarian (Camerata Aberta)
30/10/25
09h30-10h30 - Conferência em Homenagem a José Alberto Kaplan. Conferencista: José Henrique Martins (UFPB)
13h30-15h00 - Mesa-Redonda 2: "Música Brasileira Contemporânea?
Lídia Bazarian (Camerata Aberta), Karin Fernandes (EMESP) e Durval Cesetti (UFRN)
mediação: Ana Cláudia Assis (UFMG)
15h00-16h00 - Sessão de Comunicações de Pesquisa
16h30 -17h30 - Sessão de Comunicações de Pesquisa
17h30-18h30 - Concerto 2: Uaná Barreto (PB) e Cliff Korman (UNIRIO)
19h00-20h00 - Concerto 3: Andree-Ann Deschenes (Algoma University/ Canadá)
31/10/25
09h30-10h30 - Mesa-Redonda 3: ?José Alberto Kaplan?
Vânia Camacho (UFPB), Eli-Eri Moura (UFPB), Isabella Perazzo (IFPB)
mediação: Marcílio Onofre (UFPB)
13h00 ? 16h00 - Sessão Toy Piano Brasil
Conferencista: Antonietta Lofreddo (Università di Bologna, Itália)
16h30-17h30 - Sessão de Comunicações de Pesquisa
17h30-18h30 - Workshop de afinação Daniel Magalhães (MG)
19h00 - 19h15 - Encerramento do 9º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
19h15-20h15- Concerto 4: Karin Fernandes (EMESP)
estudantes de graduação, graduação, professores e técnicos
2025 - PROGRAMA DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA - 2025