UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Janeiro de 2022

HISTÓRIA (LICENCIATURA)/CCHLA. - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA.

Notícias

NOTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFPB SOBRE A SITUÇÃO DO RETORNO PRESENCIAL ÀS AULA.


 NOTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFPB SOBRE A SITUÇÃO DO RETORNO PRESENCIAL ÀS AULAS.

 

 

Desde meados de Março de 2020, com a instalação do contexto pandêmico, os docentes de todo o país, entre os quais os universitários, se viram instados a modificar suas formas de trabalho, exigindo, para essa finalidade, um esforço extraordinário e exaustivo de adaptação à situação de exercer suas atividades letivas, considerando, inclusive, a necessidade de atender às expectativas de milhões de estudantes e a preservação da qualidade do ensino oferecido, além das demais atividades pedagógicas.

 

No caso do Departamento de História da UFPB, a equipe docente fez um tremendo esforço para atender a todas as demandas possíveis em relação às diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Isso exigiu um esforço pedagógico e físico de monta, com ampliação demasiada dos horários de trabalho que geraram, inclusive, repercussões sobre a saúde ocupacional de muitos docentes, muitos dos quais estão com problemas de coluna, de visão, exaustão física, psíquica e emocional e outras afecções que vêm incidindo sobre a saúde de diversos colegas.

De antemão, é unânime a constatação de que existe o desejo subjetivo da retomada das atividades presenciais, porque consideramos que a dimensão do contato pessoal de sala de aula é insubstituível, sendo apenas suplementado de forma empobrecida pelo uso das tecnologias remotas. A riqueza dessa interação pessoal é uma condição pedagógica das mais substantivas e que deve ser sempre ressaltada. Não obstante, esse desejo subjetivo deve estar consubstanciado com condições bastante objetivas, que considerem a plena observância dos protocolos de biossegurança, uma vez que o valor da vida é o primeiro e precisa ser rigorosamente preservado.

 

Destacamos que tais discussões decorrem do fato de que o calendário administrativo de 2021.2 foi aprovado no CONSEPE e publicado no dia 18/11, pegando chefias e coordenações de surpresa. Com o encolhimento dos prazos, o tempo de planejamento ficou muito curto, como pode ser visto na Resolução 45/2021 do CONSEPE. Felizmente, a Coordenação já havia estudado algumas dessas questões e chegou a elaborar uma proposta de divisão de disciplinas. Todavia, um dos problemas centrais do planejamento é a previsão de retorno presencial das aulas, que carrega muitas inseguranças e incertezas. É nesse contexto, portanto, que se dará o retorno presencial das atividades de ensino em nossa universidade.

Diante do exposto, consideramos que, de acordo com a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90 de setembro de 2021, a Portaria 1.061 da Reitoria da UFPB de outubro de 2021 e da Resolução 45/2021 do CONSEPE, diversos colegas portadores de comorbidades e outras condições devam continuar realizando as suas atividades por via remota, amparados juridicamente para tanto, bem como sabemos que diversos técnico-administrativos e estudantes também apresentam tais condições e não podem e sequer devem ser expostos a quaisquer riscos à sua integridade. 

 

Outrossim, para os colegas que realizarão atividades presenciais ou híbridas, manifestamos veementemente a necessidade do rigoroso cumprimento dos protocolos de biossegurança, tais como apresentação de comprovantes de vacinação por todos os participantes das salas de aula, uso de máscaras, uso de álcool em gel ou produtos similares, distanciamento físico das pessoas, observância do limite de estudantes nas disciplinas compatível com a área de cada sala e as condições de biossegurança, oferta de turmas duplicadas para aquelas turmas que extrapolarem os limites físicos das salas disponíveis.

Dessa forma, continuamos como sempre estivemos, trabalhando com afinco para a formação de novos e qualificados profissionais de História, como é tradição desse Departamento em décadas de serviços

prestados à nossa comunidade.

 

 

João Pessoa, 23 de Novembro de 2021.


Notícia cadastrada em 24/11/2021 15:24  

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2022 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v22.1.6