UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

MÚSICA - BACHARELADO (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA

Notícias

Aluna da UFPB conquista 1º lugar em competição internacional de música


Uma estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conquistou o primeiro lugar em uma das categorias da competição de música clássica International Classic Web Competition 2021, realizada pela Associazione Musicale Dionisio, da Itália. Mestranda em violoncelo do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), Isabelle Azevedo, conquistou o prêmio na categoria Música de Câmara.

A segunda edição dessa competição, que tem o intuito de dar visibilidade a jovens músicos de diversos países neste momento de pandemia, ocorreu de forma online, entre os dias 25 de junho e 7 de julho. Dividida em quatro categorias – piano, violino, canto e música de câmara (de duo a quintetos) – a premiação contou com membros do júri da cidade italiana de Gênova, incluindo instrumentistas do Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicolo Paganini.

Com orientação do violoncelista e professor Felipe Avellar, do Departamento de Música da UFPB, a mestranda se apresentou no concurso em forma de duo camerístico de violoncelo e piano, com o pianista paraibano Glauco Fernandes (egresso da UFPB), em uma interpretação de repertório dedicado a Ludwig van Beethoven.

A conquista trouxe ânimo para Isabelle Azevedo seguir na carreira de artista, bastante afetada pela pandemia. “Ganhar um prêmio internacional, com um júri competente, concorrendo com pessoas do mundo inteiro, é uma demonstração de que estou no caminho certo, de que vale a pena persistir e resistir também”, declarou a violoncelista, que recebeu um certificado assinado pelos membros do júri.

Isabelle ingressou ainda criança do mundo da música. Aos oito anos, começou a tocar violão e aos 12, quando se mudou de Patos, no sertão da Paraíba, para João Pessoa, iniciou os estudos no violão erudito. Ao assistir um solo de violoncelo em um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, quando tinha 15 anos, se encantou com a sonoridade do instrumento.

“Como ele é muito caro, eu comecei com um violoncelo emprestado da Orquestra Sinfônica Infantil, cedido pela maestrina Norma Romana, que marcou muitos jovens musicistas da Paraíba”, contou Isabelle, que já tocou nas orquestras sinfônicas da Paraíba e de João Pessoa. Hoje, aos 25 anos, ela é professora de violoncelo da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) e integra o grupo de músicos Camerata Parahyba.


Notícia cadastrada em 13/07/2021 10:45  

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6