UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA

Notícias

EDITAL - CIA/UFPB republica edital para selecionar 106 apoiadores de estudantes com deficiência


“O edital precisou ser revisto para garantir prioridade a estudantes apoiadores em vulnerabilidade socioeconômica, conforme as normas do Programa Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação”, explica João Wandemberg, pró-reitor de assistência e promoção ao estudante.

 

Para efetivar a inscrição, os interessados devem acessar o Sigaa, com seu login e senha, e aderir ao Cadastro Único de auxílios, se ainda não cadastrado; selecionar o processo seletivo referente ao Edital nº 5/2018; atualizar dados bancários e situação socioeconômica; solicitar a inscrição no auxílio e anexar os documentos digitalizados.

 

Terão as inscrições deferidas aqueles que entregarem a documentação completa e tiverem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,0, exceto alunos de cursos da área de exatas, dos quais será admitido CRA igual ou superior a 5,0. Estudantes novatos podem apresentar CRA igual a 0,0, por ainda não terem notas registradas no Sigaa.

 

Aqueles que foram apoiadores em outros semestres e mal avaliados pelos alunos apoiados e/ou que não entregaram o relatório final exigido pelo CIA não poderão participar deste processo seletivo.

 

O candidato a apoiador deve estar matriculado em curso de graduação, na modalidade presencial, ser obrigatoriamente do mesmo campus do estudante a ser assistido e preferencialmente do mesmo curso ou área de conhecimento. Além disso, deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais.

 

Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga de apoiador e para um estudante. Tabelas com o nome dos alunos, tipo de deficiência, curso, campus, número de apoiadores necessários, entre outras especificações, e com os horários das disciplinas que serão cursadas estão disponíveis no edital.

 

O Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da UFPB tem o intuito de selecionar apoiadores que assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando as peculiaridades e necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequela física, motora, auditiva, visual, de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras demandas pedagógicas.

 

 

Seleção

 

A seleção ocorrerá em quatro etapas: avaliação socioeconômica, curso de capacitação, prova escrita e entrevista. O candidato deve participar de todas elas, de acordo com o cronograma do edital. A nota final será a média ponderada da avaliação socioeconômica (peso 2,0), prova escrita (peso 1,5) e entrevista (peso 1,5). O resultado final será divulgado em 17 de outubro, com assinatura do Termo de compromisso no período de 18 a 22 de outubro.

 

Terão prioridade candidatos oriundos da rede pública ou com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

 

O exercício das atividades de apoiador terá início imediatamente após a assinatura do contrato e término com o calendário acadêmico referente a 2017.2. Serão pagas duas parcelas no valor de R$ 500, referentes ao desenvolvimento das atividades nos meses de setembro e outubro deste ano.

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3216-7973.

 

 


Notícia cadastrada em 24/08/2018 17:17  

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.4