UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Setembro de 2020

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

   A partir dos objetivos traçados para o curso de Ciências Contábeis da UFPB Campus I, espera-se proporcionar aos alunos oportunidades para 6 desenvolverem a capacidade de raciocínio lógico e abstrato, a fim de refletirem a respeito da heterogeneidade das demandas sociais e organizacionais e de analisarem o contexto geral em que estão inseridos, tornando-se capazes de renovar continuamente suas competências, a partir de um processo de auto aprendizado.

    Partindo desta ótica, o perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da UFPB Campus I possui um eixo principal, que mais tarde no curso deriva em diversas especificidades, transferindo conhecimento para o graduado em uma formação mais especifica. Dessa forma, pode-se dizer que o eixo principal fornece uma formação integrada na área de "Contabilidade Geral, enfatizando as características do Contador Global que necessariamente precisa ter conhecimentos sobre os conjuntos de normas contábeis emitidas pelas entidades competentes, sendo elas distribuídas nas disciplinas de Contabilidade I a V, perpassando por disciplinas Práticas de Contabilidade Financeira além de Contabilidades Tributária, Trabalhista, Auditoria, Perícia e Teoria da Contabilidade. Não obstante a complementação dessa formação de "Contabilidade Geral” ainda se têm as disciplinas de Direito, Administração, Matemática, Estatística, Economia e Tecnologia da Informação que são classificadas como uma "Formação Universal".

 Assim espera-se que o aluno desenvolva em seu perfil profissional as seguintes aptidões:

 Conhecer, compreender e desempenhar os procedimentos descritos nas normas e legislações vigentes, aplicados à sua área de atuação;

 Ter a capacidade de realizar avaliações patrimoniais, auditorias, perícias e dominar técnicas atuariais e quantitativas para o processamento eficiente de informações, gerando resultados com reconhecido nível de precisão.

Ser capaz de utilizar a linguagem da Ciência Contábil de forma adequada, demonstrando visão sistêmica, empreendedora, dinâmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil; e

Ter a capacidade de reportar adequadamente as informações relevantes das transações e eventos econômicos das entidades, de forma a contribuir para a tomada de decisão dos usuários da Contabilidade.

 Em seguida tratando de forma especifica os eixos de formação subdividirem-se em quatro áreas: Societária, Gerencial, Finanças Empresariais e Governamental.

Na área Societária, além das disciplinas de cunho normativo básico e de outros conhecimentos importantes, tem-se mais quatro disciplinas optativas que o aluno pode escolher direcionando seus estudos para a “Formação na área Societária”. Espera-se que nessa área, o egresso desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

Ter a capacidade de integrar os conhecimentos do conjunto de normas contábeis emitidos pelas entidades competentes com auditoria, finanças e tributação.

Ter a capacidade de efetuar as estimativas e outros julgamentos que são necessários para a contabilização de fenômenos econômicos (transações, condições e eventos) de acordo com as normas contábeis.

Estar apto a contribuir para tomada de decisões com base nas informações contábeis disponibilizadas ao usuário externo, da própria entidade ou de qualquer outra entidade que possa afetar o desempenho da mesma;

Estar apto a tomar decisões, considerando o planejamento das atividades e os riscos envolvidos no processo decisório, em seus aspectos societários e tributários.

Na área Gerencial, têm-se as disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos e Contabilidade Gerencial, com mais quatro disciplinas optativas que o aluno pode escolher direcionando seus estudos para a “Formação Gerencial”. Com isso espera-se que o egresso que escolha essa área desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

Ter a capacidade de planejar e implantar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial, adequados às necessidades das entidades e gestores;

Ter a capacidade de planejar, coordenar e controlar trabalhos contábeis e gerenciais em geral acerca das atividades estratégicas e operacionais das entidades;

Estar apto a tomar decisões, considerando o planejamento das atividades e os riscos envolvidos no processo decisório; e

Dominar as funções contábeis que viabilizem aos gestores de segmentos produtivos ou institucionais no cumprimento de suas funções gerenciais.

Na área Finanças Empresariais, o aluno tem como base as disciplinas de Finanças Empresariais I e II, Análise das Demonstrações Contábeis e Avaliação de Empresas além das quatro optativas que o aluno deverá escolher nos últimos períodos. Assim, espera-se que o egresso que escolha essa área desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

Apresentar expertise em análise financeira que lhe possibilite realizar avaliações de projetos e investimentos;

Ter capacidade de comunicação para explicar aos gestores e investidores a importância dos indicadores financeiros e suas implicações no desempenho futuro da empresa;

Ter condições de analisar e fornecer informações sobre a gestão das finanças de curto e de longo prazo de modo a auxiliar no processo de criação de valor; e,

 Estar habilitado a avaliar empresas e qualquer outro tipo de ativo.

Por fim na área Governamental as disciplinas são Contabilidade para o Setor Público I e II com mais quatro optativas que proporcionarão ao egresso uma formação destinada a atuar em vários campos voltados aos entes públicos. Assim, espera-se que o egresso que escolha essa área apresente as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

Ter a capacidade de planejar, coordenar e controlar a execução do orçamento público;

Ter a capacidade de controlar e registrar os atos e fatos relacionados ao Patrimônio Público e suas variações;

Implementar procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos elementos que integram o patrimônio público; e

Estar apto a fornecer informações sobre os entes públicos aos usuários dessas informações por meio da elaboração de suas demonstrações contábeis. Assim, o objetivo é preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, bem como preparar profissionais aptos para a sua inserção no campo do desenvolvimento, em seus diversos segmentos: econômicos, culturais, políticos, científicos, tecnológicos etc.

  

 

 

Área de Atuação:

 O campo de atuação do profissional contábil é cheio de oportunidades e bastante promissor, no entanto, com a Lei nº 11.638/07, as mudanças na Contabilidade foram enormes, assim é importante que o aluno se prepare para atender as necessidades do mercado profissional. Nesse aspecto o Contador precisa se adaptar e transformar-se com extrema velocidade, buscando sempre um melhor aperfeiçoamento em sua área.

De acordo com Oliveira (2014) entre as várias competências que um Contador pode assumir estão: Auditoria, Pericia, Consultoria, Planejamento, Análise em vários setores, academia entre outras. De forma geral, podem-se descrever as principais áreas de atuação do contador da seguinte forma:

A)     EMPRESA

PLANEJADOR TRIBUTÁRIO

Orientador de processos de redução da carga tributária;

Especialista em fusões, incorporações, cisões e transformações de empresas;

Orientador contábil e financeiro na sucessão de empresas;

Investigação de fraudes fiscais e tributárias.

ANALISTA FINANCEIRO

Analista financeiro;

Analista de crédito e cobrança;

Analista de desempenho operacional;

Analista do mercado de capitais;

Analista de investimentos;

Analista de custos operacionais e de propaganda e mercadologia.

CONTADOR GERAL

Contabilidade de custos ou industrial;

Contabilidade pública federal, estadual e municipal;

Contabilidade bancária e das demais instituições do sistema financeiro· nacional, incluindo as cooperativas de crédito, consórcios para aquisição de bens, arrendamento mercantil, factoring ("fomento mercantil") e forfaiting (financiamento de exportação e importação);  Contabilidade de seguros e de previdência privada, incluindo seguridade· social;  Contabilidade rural e de cooperativas rurais;

Contabilidade hospitalar e de planos de saúde;

Contabilidade fiscal e tributária;

Contabilidade imobiliária e de construção civil, naval e aeronáutica;

Contabilidade de turismo e hotelaria;

Contabilidade de condomínios, shopping center e administração de bens;

Contabilidade de transportes terrestres, marítimos e aéreos;

Contabilidade comercial e de redes de lojas e hipermercados;

Contabilidade de extração mineral, vegetal e de exploração de recursos hídricos.

CARGOS ADMINISTRATIVOS

Analista financeiro e de custos;

Tesoureiro;

Dirigente financeiro e de custos;

Operador de comércio exterior;

Executivo nas áreas de Contabilidade, Administração Financeira e de· Pessoal;

Dirigente de empresas ou empresário;

Analista ou dirigente na área de informática e processamento de dados.

AUDITOR INTERNO

Auditor de custos e sistemas operacionais;

Auditor fiscal e tributário;

Auditor de gestão administrava e financeira e de controle orçamentário;·

Auditor de processamento de dados e de sistemas de informática;

Auditor de fraudes financeiras e documentais (desfalque).

CONTADOR DE CUSTOS

Analista de custos de empresas industriais;

Analista de custos de empresas comerciais;

Analista de custos de empresas prestadoras de serviços;

Analista de custos de empresas mineradoras e de extração vegetal;

Analista de custos de empresas de transportes terrestres, marítimos e aéreos;

Analista de custos de gestão administrativa e financeira e seu controle (contabilidade orçamentária);

Analista de custos do serviço público federal, estadual e municipal.

CONTADOR GERENCIAL

Controladoria em nível de diretoria de empresas;

Contabilidade internacional;

Controladoria de custos e orçamento;

Contabilidade ambiental e social;

Contabilidade e controladoria estratégica.

B)      INDEPENDENTE

AUDITOR INDEPENDENTE

Auditor de sociedades de capital aberto;

Auditor de entidades do sistema financeiro nacional;

Auditor fiscal e tributário;·

Auditor de fraudes financeiras nacionais e internacionais (desfalques);

Auditor de custos e orçamento;

Auditor de sistemas operacionais e de processamento de dados.

CONSULTOR

Na avaliação de empresas e demais entidades;

De tributos federais, estaduais e municipais;

De contribuições previdenciárias e de encargos trabalhistas;

De planejamento tributário e fiscal;

De custos para fins de planejamento, qualidade e produtividade;

De planejamento estratégico e orçamentário;

Em processamento de dados, informática e sistemas operacionais.

EMPRESÁRIO CONTÁBIL

Escritório de contabilidade e de serviços fiscais, tributários e de· encargos trabalhistas e previdenciários;

Empresa de auditoria independente;·

Centro de recrutamento de pessoal;

Centro de treinamento nas áreas: contábil, fiscal e tributária, trabalhista· e de previdência social;

Área administrativa e de controles de estoques e custos.

PERITO CONTÁBIL

Judicial de falências e concordatas;

Extrajudicial de intervenções, liquidações e administração especial,· decretadas pelo poder público;

Judicial trabalhista e fiscal.

Analista de fraudes operacionais e financeiras contra a empresa;

Analista de fraudes

INVESTIGADOR DE FRAUDES

fiscais e operacionais contra o fisco;

Analista de fraudes operacionais e financeiras contra terceiros;

Analista de fraudes em operações de fomento comercial e arrendamento· mercantil;  Analista de fraudes em operações no sistema financeiro nacional;

Analista de fraudes financeiras internacionais.

C) ENSINO

PROFESSOR

Em cursos técnicos;

Em cursos de treinamento em empresas;

Em cursos de reciclagem para participação em concursos públicos;

Em faculdades (quando tiver título de mestre ou doutor).

PESQUISADOR

Pesquisa autônoma para empresas;

Pesquisa autônoma para entidades de pesquisa científica e tecnológica;

Pesquisa autônoma para sindicatos e instituições de ensino.

ESCRITOR

Escrever artigos na área contábil para revistas e boletins de circulação restrita;

Escrever livros didáticos nas áreas de contabilidade e auditoria;

Escrever artigos na área contábil, fiscal e tributária para revistas e jornais de grande circulação;

Revisador de livros sobre contabilidade, auditoria e matérias correlatas.

PARECERISTA

Na área do poder judiciário;

Laudos de perícias contábeis;

Causas judiciais envolvendo operações de empresas;

Avaliação de empresas e questões contábeis;

Na análise de teses contábeis;

No serviço público em processos administrativos que envolvam matéria relativa à contabilidade e à fiscalização com base na contabilidade.

CONFERENCISTA

Realização de palestras em: universidades, colégios, academias e escolas, empresas e demais entidades públicas e privadas;

Participação como apresentador de teorias, teses, monografias, técnicas e pesquisas relacionadas à contabilidade em: empresas, congressos, seminários, convenções.

C)      ORGÃO PÚBLICO

CONTADOR PÚBLICO

Gerenciar as finanças de órgãos públicos nas esferas: federal, estadual e municipal;  Assessor de prefeitos no gerenciamento da responsabilidade fiscal e na fiscalização do emprego de verbas estaduais e federais.

AGENTE FISCAL

Agente fiscal de rendas de municípios Agente fiscal de rendas dos estados da federaçãoAgente fiscal de rendas da união;

Auditor, inspetor ou analista do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários e de órgãos semelhantes;

Agente fiscal da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência;

Agente fiscal do INSS;

Agente fiscal da Superintendência de Seguros Privados;

Agente fiscal dos tribunais de contas dos estados, dos municípios e da união.

TRIBUNAL DE CONTAS

 Controladoria pública;

Fiscalização de órgãos da administração pública;

Perícia de fraudes ao erário público;

Auditoria pública;

Análise de contas públicas;

Contabilidade orçamentária;

Análise, controle e avaliação do patrimônio público.

OFICIAL CONTADOR

Policial militar;

 Oficial intendente do Exército;

Oficial intendente da Marinha;

Oficial intendente da Aeronáutica;

Contador e auditor com patente de general de divisão;

Oficial especializado em logística.·

Competências e Habilidades do Profissional:

      As competências, atitudes e habilidades esperada do egresso se referem à possibilidade ao longo de sua vida acadêmica, de adquirir conhecimentos que o capacite a atuar em diversas áreas do conhecimento. Com esse intuito, a busca de competências, atitudes e habilidades exigidas aos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFPB Campus I foi construída em torno das exigências que perpassam por três vertentes, a saber: Currículo Mundial proposto por ONU/UNCTAD/ISAR; a Resolução CNE/CES nº. 10, de 16 de dezembro de 2004 (onde também são contempladas as novas diretrizes propostas pela Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC); e a própria Resolução do CONSEPE nº. 07/2010 Revogada pela Resolução do CONSEPE nº. 16/2015 da UFPB que preceitua o Projeto Pedagógico de seus Cursos de Graduação.

     Dessa forma, tem-se como principais competências a partir dos eixos definidos, que o futuro graduado adquira um pensamento crítico em torno das questões contábeis, que possam tomar decisões com base em informações que foram levantadas a partir do planejamento das atividades, que resolva problemas de cunho contábil e que tenha a capacidade em trabalhar em grupo dominando conhecimentos do seu campo de atuação profissional e contribuindo com áreas mais abrangentes. Assim, espera-se que o egresso adquira ao longo do curso as seguintes competências, atitudes e habilidades:

 Habilidades Intelectuais - pensar criticamente e desenvolver as informações contábeis, usando da criatividade e discernindo sobre a capacidade de julgamento, bem como, aprimorar-se por meio de aprendizagem continua e empreender em suas ações;

 Habilidades Interpessoais  - trabalhar em grupo e saber delegar funções nos vários campos do negócio, procurando sempre resolver conflitos;

 Habilidades de Comunicação - comunicar-se de forma eficiente e eficaz de forma oral e por escrito, procurando transmitir informações com facilidade;

 Conhecimentos Gerais - dominar os conhecimentos de seu campo de atuação profissional, ao mesmo tempo em que domine as noções fundamentais a área mais abrangente de conhecimento.

 Conhecimentos Organizacionais - conhecer o vasto campo que norteia as aplicações práticas do conhecimento contábil.

 

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2020 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v20200924133252-master