UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Agosto de 2018

PSICOLOGIA/CCHLA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA


Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento


Apresentação

Fundado no ano de 1974, o curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba oferece atualmente duas habilitações aos discentes matriculados: Formação de Psicólogo e Licenciatura. Na habilitação "Formação de Psicólogo", o objetivo do curso é formar psicólogos com capacidade crítica e reflexiva, com embasamento teórico e metodológico para atuarem em diferentes contextos, comprometidos com a bioética, de modo a contribuir na promoção da educação integral e da saúde mental, individual e coletiva. Na habilitação "Licenciatura", o objetivo do curso é formar licenciados em Psicologia, com capacidade crítico-reflexiva e embasamento teórico e metodológico para atuarem em contextos educacionais, contribuindo para a promoção da educação integral e da saúde mental, individual e coletiva.

A formação do Psicólogo e do Licenciado deve propiciar o desenvolvimento das seguintes competências gerais:

 - Atenção à Saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.-

- Tomada de Decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências cientificas.

- Comunicação: os profissionais devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.

- Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho.

- Educação Permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Para contribuir na consecução dessas competências, o curso conta com um corpo formado por docentes que desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir de diferentes áreas da Psicologia.


Título do Profissional:
FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
LICENCIADO EM PSICOLOGIA
FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Coordenação do Curso : MIRIANE DA SILVA SANTOS BARBOZA
Telefone/Ramal: 3216-7399
E-mail: cpsicologia@cchla.ufpb.br
Vice-Coordenação do Curso : THAIS AUGUSTA CUNHA DE OLIVEIRA MAXIMO
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Área de Conhecimento CNPQ:
Lingüística, Letras e Artes
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2018 | sigaa-b.bbn.ufpb.br.sigaa-b | v20180817061945-master