UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 15 de Setembro de 2019

PSICOLOGIA/CCHLA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Perfil do Profissional

 

 Perfil Específico do Psicólogo

           Um profissional comprometido com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação, capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, numa abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política.


Perfil Específico do Licenciado

       

        Um educador capaz de contribuir no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, capaz de construir, aplicar e disseminar os conhecimentos da Psicologia, através de uma atuação competente e ética. 

Área de Atuação:

Campo de Atuação

      Organizações governamentais e não-governamentais; centros comunitários, empresas e indústrias; − Instituições educacionais (escolas, universidades, creches, orfanatos, centros de pesquisas). − Instituições de saúde (ambulatórios, postos de saúde, clínica e hospitais).

Competências e Habilidades do Profissional:

Competências Atitudes e Habilidades 3.1 Competências Gerais A formação do Psicólogo e do Licenciado deve propiciar o desenvolvimento das seguintes Competências Gerais: − Atenção à Saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética. − Tomada de Decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. − Comunicação: os profissionais devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. − Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. − Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho. − Educação Permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. 3.2 Competências Específicas do Psicólogo e do Licenciado: O núcleo comum dos cursos de Psicologia e Licenciatura define-se por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes, estabelecendo uma base homogênea para a formação no país e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Competências Específicas do Psicólogo: − Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referencias teóricos e características da população alvo; − Identificar, definir e formular questões de investigação cientifica no campo da Psicologia, vinculando-se a decisões metodológicas quanto á escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; − Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação; − Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; − Saber buscar e usar o conhecimento cientifico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; 7 − Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores de seus membros; − Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim recomendar; − Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional; − Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. As Competências Básicas devem se apoiar nas habilidades de: − Levantar informação bibliográfica através de meios convencionais ou eletrônicos; − Ler e interpretar comunicações cientificas e relatórios técnicos na área da Psicologia; − Utilizar o método experimental de observação e outros métodos de investigação cientifica; − Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos; − Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos; − Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; − Utilizar recursos da matemática, da estatística e da informática para analise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia. Competências Específicas da Licenciatura em Psicologia: − Analisar o sistema educacional brasileiro, nos seus diferentes níveis e modalidades, identificando os seus desafios contemporâneos; − Analisar a unidade do sistema educacional em que atua ou vai atuar, nas suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica de interação entre os seus agentes sociais; − Ajustar sua atividade de ensino à diversidade de contextos institucionais em que ocorrem as práticas educativas, às finalidades da educação e à população-alvo; − Planejar as condições de ensino, considerando as características e necessidades dos aprendizes; − Utilizar recursos de ensino apropriados aos contextos, população-alvo e finalidades da educação; − Acompanhar e avaliar o processo de ensino que desenvolve.

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
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