UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Outubro de 2021

PSICOLOGIA/CCHLA. - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA.

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

 Perfil Específico do Psicólogo

           Um profissional comprometido com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação, capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, numa abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política.

Perfil Específico do Licenciado

               Um educador capaz de contribuir no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, capaz de construir, aplicar e disseminar os conhecimentos da Psicologia, através de uma atuação competente e ética. 

Área de Atuação:

      Organizações governamentais e não-governamentais; centros comunitários, empresas e indústrias; − Instituições educacionais (escolas, universidades, creches, orfanatos, centros de pesquisas). − Instituições de saúde (ambulatórios, postos de saúde, clínica e hospitais).

Competências e Habilidades do Profissional:

A formação do Psicólogo e do Licenciado deve propiciar o desenvolvimento das seguintes Competências Gerais:

Atenção à Saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.

Tomada de Decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Comunicação: os profissionais devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.

Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho. 

Educação Permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 Competências Específicas do Psicólogo e do Licenciado:

O núcleo comum dos cursos de Psicologia e Licenciatura define-se por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes, estabelecendo uma base homogênea para a formação no país e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Competências Específicas do Psicólogo:

  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referencias teóricos e características da população alvo;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação cientifica no campo da Psicologia, vinculando-se a decisões metodológicas quanto á escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
  • Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Saber buscar e usar o conhecimento cientifico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; 
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores de seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.

As Competências Básicas devem se apoiar nas habilidades de:

  • Levantar informação bibliográfica através de meios convencionais ou eletrônicos;
  • Ler e interpretar comunicações cientificas e relatórios técnicos na área da Psicologia;
  • Utilizar o método experimental de observação e outros métodos de investigação cientifica; Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
  • Utilizar recursos da matemática, da estatística e da informática para analise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

Competências Específicas da Licenciatura em Psicologia:

  • Analisar o sistema educacional brasileiro, nos seus diferentes níveis e modalidades, identificando os seus desafios contemporâneos;
  • Analisar a unidade do sistema educacional em que atua ou vai atuar, nas suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica de interação entre os seus agentes sociais;
  • Ajustar sua atividade de ensino à diversidade de contextos institucionais em que ocorrem as práticas educativas, às finalidades da educação e à população-alvo;
  • Planejar as condições de ensino, considerando as características e necessidades dos aprendizes;
  • Utilizar recursos de ensino apropriados aos contextos, população-alvo e finalidades da educação;
  • Acompanhar e avaliar o processo de ensino que desenvolve.

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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