Perfil Específico do Psicólogo
Um profissional comprometido com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação, capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, numa abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política.
Perfil Específico do Licenciado
Um educador capaz de contribuir no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, capaz de construir, aplicar e disseminar os conhecimentos da Psicologia, através de uma atuação competente e ética.
Organizações governamentais e não-governamentais; centros comunitários, empresas e indústrias; − Instituições educacionais (escolas, universidades, creches, orfanatos, centros de pesquisas). − Instituições de saúde (ambulatórios, postos de saúde, clínica e hospitais).
A formação do Psicólogo e do Licenciado deve propiciar o desenvolvimento das seguintes Competências Gerais:
Atenção à Saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
Tomada de Decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Comunicação: os profissionais devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho.
Educação Permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Competências Específicas do Psicólogo e do Licenciado:
O núcleo comum dos cursos de Psicologia e Licenciatura define-se por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes, estabelecendo uma base homogênea para a formação no país e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Competências Específicas do Psicólogo:
As Competências Básicas devem se apoiar nas habilidades de:
Competências Específicas da Licenciatura em Psicologia:
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.9.3