UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 20 de Abril de 2024

BIOTECNOLOGIA (BACHARELADO)/CBIOTEC - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE BIOTECNOLOGIA - CBIOTEC


Últimas Notícias

  Eleição para Coordenação do Curso de Bacharelado em Biotecnologia, 2024-2026
  Reuniões do Colegiado de Curso em 2024 - Bacharelado em Biotecnologia
  Láurea Acadêmica Período 2023.1
  Período de Matrículas Período 2023.2
  Láurea Acadêmica Período 2022.2


Apresentação

     O Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba visa formar profissional de nível superior com a finalidade de desenvolver pesquisas, aplicações tecnológicas e supervisão para a geração de novos produtos, processos e serviços biotecnológicos, culminando com a formação de profissionais capazes de promover o desenvolvimento biotecnológico do País. O profissional deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas Áreas Tecnológica e das Ciências da Vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores.

     O Governo Federal, através do Decreto nº 6.096, de 24.04.2007, criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O curso de Bacharelado em Biotecnologia foi criado, dentro do REUNI, pela Resolução nº 88/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, em 31 de outubro de 2011 e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi aprovado pela Resolução Consepe nº 95/2011, na mesma data supracitada.

     O curso está lotado no Centro de Biotecnologia da UFPB e iniciou as atividades no ano de 2012, no período letivo 2012.1. O Ministério da Educação visitou o curso no ano de 2018, quando o reconheceu (Portaria de Reconhecimento do MEC N° 340, de 18 de maio de 2018) e o avaliou, sendo classificado como curso de nota quatro (considerando “um” a nota mínima e “cinco” a nota máxima).

     O curso é ofertado em período integral, no formato de créditos e distribuído em oito períodos. Tem a formação generalista e alberga as quatro grandes áreas da Biotecnologia: Agropecuária, Ambiental, Industrial e Saúde. A estrutura curricular do curso está publicamente disponível no SIGAA, com a carga horária total do curso, componentes curriculares distribuídos por período e a lista dos componentes curriculares optativos.

     O Bacharel em Biotecnologia deverá possuir competência para interpretar, executar, modificar e/ou desenvolver metodologias de trabalho na área biotecnológica, incluindo análises e manipulação de genes, transformação celular, cultivo e regeneração de células e tecidos, extração, purificação, modificação e conservação de biomoléculas.

     O egresso possuirá habilidades para monitorar integralmente as operações de pesquisa e de desenvolvimento, bem como o processo de produção, garantindo boas práticas, observação dos procedimentos padrões, conforme as normas de higiene e de segurança e respeito ao meio ambiente. Em suma, esse profissional deverá ser capaz de avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes de sua atividade profissional, do ponto de vista ético, social, ambiental e econômico.

     A importância crescente da biotecnologia tem reflexos no campo de atuação de seus profissionais, em áreas como engenharia genética, bioinformática, biossegurança, nanotecnologia, e biocombustíveis.

     Dentre os campos de atuação para o biotecnologista estão: trabalho técnico e/ou gerencial nas indústrias de alimentos, biotecnológicas e agroindustriais (como destilarias, produção de fermentos, enzimas e aminoácidos), podendo atuar no controle de qualidade de alimentos, animais e microrganismos transgênicos; trabalho técnico e/ou gerencial em propriedades rurais, biofábricas e outras organizações que envolvam técnicas ou atividades associadas à biotecnologia; pesquisa e/ou docência em Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados.


Título do Profissional:
BACHAREL EM BIOTECNOLOGIA
Página Alternativa:
http://www.cbiotec.ufpb.br
Coordenação do Curso : AMALIA GEIZA GAMA PESSOA
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: coordbiotec@cbiotec.ufpb.br
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.4