UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 23 de Abril de 2025

MÚSICA - BACHARELADO (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CCTA - CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES - CCTA


Últimas Notícias

  PSRC
  CCTA realiza Semana de Acolhida aos feras com programação cultural e orientações acadêmicas
  PROCESSAMENTO DE MATRÍCULAS
  PSCE 2023
  CONCURSO


Apresentação

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um curso de excelência – Conceito 5 na avaliação do MEC. Ao longo de décadas, vem formando músicos e pesquisadores com uma sólida base artística, científica e tecnológica. Sempre atentos às necessidades do mercado, prepara profissionais para atuar com excelência nas áreas de Práticas Interpretativas, Composição e Regência. O curso se destaca por integrar tradição e inovação, promovendo o uso de tecnologias digitais e ferramentas de análise e criação musical como parte essencial do percurso formativo. Dessa forma, nossos egressos são capacitados a explorar novas possibilidades sonoras e artísticas no cenário musical contemporâneo e atuar nos mais diversos contextos.

 

História

 

O Curso de Bacharelado em Música (BelMús) foi criado através da Resolução n° 261/78 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 20 de novembro de 1978. O Bacharelado foi posteriormente reconhecido pela Portaria Ministerial nº 188, de 30 de abril de 1984. Funcionando no período diurno, o Curso possui atualmente (2024.2) 188 alunos ativos. Anualmente são oferecidas 40 vagas para novos alunos. Atualmente, o Bacharelado inclui os instrumentos de orquestra, além de saxofone, violão, piano, canto, harpa, regência e composição musical.

Jovens instrumentistas de todo o Brasil, como também do exterior, têm procurado o DeMús, atraídos pela possibilidade de uma melhor formação acadêmico-musical. Estudantes da área de Práticas Interpretativas da UFPB têm sido laureados nos mais importantes concursos de interpretação musical do país, a exemplo do Concurso Jovens Solistas de Piracicaba (SP), Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Concurso Nelson Freire para Jovens Instrumentistas, Concurso Jovens Solistas da Orquestra Petrobrás Pró-Música, Jovens Intérpretes da Música Brasileira (Funarte), Concurso Jovens Concertistas Sul América, concurso para atuação na Youth Orchestra of the Americas, dentre outros. Da mesma forma, o Departamento de Música está sempre representado no corpo docente e discente dos mais importantes festivais e encontros de música no Brasil e no exterior, como no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de Belém do Pará, Festival de Música de Câmara de Curitiba, Oficina de Música de Curitiba, Encontro Nacional de Trombonistas do Brasil, Curso Internacional de Verão de Brasília, Conferência Internacional de Trompetistas, Festival de Artes de Itú, Festival Vale Veneto (RS), Festival de Música de Londrina, Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Festival Internacional de Música de Câmera de Pernambuco, Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES), Festival Nacional de Artes da Paraíba, Encontro Nordestino de Metais, Festival de Inverno de Campina Grande (PB), Eastern Music Festival (Carolina do Norte – EUA) e Tanglewood Music Festival (Massachusetts – EUA). 

Perfil Profissional

A formação oferecida pelo Bacharelado em Música da UFPB proporciona ao egresso as competências necessárias para atuar de forma autônoma ou integrada a instituições musicais, educacionais e culturais de prestígio, explorando o potencial transformador da música em ambientes diversos. O profissional formado neste curso possui um perfil multidisciplinar, que abrange as seguintes características, detalhadas para cada habilitação:

2.3.1 INSTRUMENTISTA OU CANTOR

O Bacharel em Música – Intérprete é um profissional versátil, com amplo domínio técnico e expressivo, capaz de atuar como solista, integrante de grupos de câmara e orquestras, e em produções de ópera e musicais. O Intérprete formado pela UFPB possui:

  • Capacidade técnica e artística para atuar como solista em recitais e concertos, além de integrar orquestras sinfônicas e grupos camerísticos, adaptando-se a diversos repertórios e estilos musicais.
  • Competência para explorar novos formatos de performance, como eventos híbridos, apresentações online e produções audiovisuais, utilizando tecnologias de gravação e edição.
  • Conhecimento histórico e estilístico para interpretar obras musicais com profundidade e coerência, respeitando as características de cada época e estilo.
  • Habilidade para atuar em produções interdisciplinares que combinem música, teatro, dança ou outras expressões artísticas, bem como em gravações e trilhas sonoras para cinema e mídia digital.
  • Capacidade de desenvolver projetos de extensão e iniciativas culturais, atuando como gestor e empreendedor no meio musical.
  • Capacidade para atuar no ensino em contextos especializados, atuando como professor, gestor e empreendedor em atividades inerentes ao Bacharel em Música.

2.3.2 COMPOSIÇÃO

O Bacharel em Música – Compositor é um criador com visão contemporânea, preparado para atuar na gênese de obras originais e na exploração de novas linguagens sonoras. Com uma formação que valoriza a pesquisa e o uso de tecnologias emergentes, o compositor da UFPB é capaz de:

  • Criar obras para diferentes formações instrumentais e vocais, integrando elementos acústicos e eletrônicos em composições inovadoras.
  • Desenvolver trilhas sonoras para filmes, teatro, games e outras mídias digitais, explorando o potencial expressivo da música em contextos multimídia.
  • Atuar como produtor e arranjador, adaptando e orquestrando peças musicais para gravações, concertos e espetáculos.
  • Conduzir pesquisas em composição musical, explorando técnicas avançadas e investigando novas abordagens estéticas e conceituais.
  • Desenvolver projetos que combinem música, artes e tecnologia, utilizando ferramentas de síntese sonora e softwares especializados para expandir as possibilidades criativas.
  • Contribuir para a criação de obras experimentais e interativas, integrando arte sonora com instalações audiovisuais e performances multimídia.
  • Capacidade para atuar no ensino em contextos especializados, atuando como professor, gestor e empreendedor em atividades inerentes ao Bacharel em Música.

2.3.3 HABILITAÇÃO EM REGÊNCIA

O Bacharel em Música – Regente é preparado para liderar e dirigir grupos musicais diversos, desde conjuntos corais e orquestras até produções interdisciplinares. Com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança e sensibilidade artística, o regente formado pela UFPB é capaz de:

  • Liderar grupos orquestrais e corais, promovendo a coesão e o desenvolvimento artístico dos músicos sob sua direção.
  • Desenvolver projetos artísticos de grande porte, como óperas, musicais e festivais, colaborando com outras áreas artísticas para criar produções integradas.
  • Planejar e gerenciar repertórios diversificados, coordenando ensaios e concertos com eficiência e visão artística.
  • Atuar como consultor e coordenador artístico, elaborando programas para instituições culturais e festivais.
  • Explorar novas tecnologias de regência e práticas de conjunto, aplicando metodologias que utilizam plataformas digitais e recursos audiovisuais para potencializar a performance.
  • Desenvolver habilidades pedagógicas, capacitando novos regentes e músicos, e atuando como mentor em escolas de música e universidades.
  • Capacidade para atuar no ensino em contextos especializados, atuando como professor, gestor e empreendedor em atividades inerentes ao Bacharel em Música.

Competências Complementares de Todos os Egressos

Além das competências específicas de cada habilitação, todos os egressos do Bacharelado em Música da UFPB são preparados para:

  • Integrar práticas artísticas e pesquisa científica, com habilidades para conduzir investigações interdisciplinares que promovam avanços no campo musical.
  • Atuar de maneira empreendedora, desenvolvendo projetos que transformem ideias em iniciativas concretas e de impacto no cenário cultural e educacional.
  • Liderar com ética e responsabilidade social, promovendo o respeito à diversidade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização das expressões culturais em diferentes contextos.
  • Utilizar tecnologias de produção musical e de divulgação, garantindo uma atuação profissional adaptada às novas demandas do mercado e explorando o potencial das plataformas digitais para ampliar seu alcance artístico.
  • Capacidade para atuar no ensino em contextos especializados, atuando como professor, gestor e empreendedor em atividades inerentes ao Bacharel em Música.

Áreas: Clarineta, Composição, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Harpa, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola de Arco, Violão, Cravo, Violino, Violoncelo, Canto, Regência.

 

Localização e infraestrutura

 

O Curso de Bacharelado em Música funciona no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) dispondo de: biblioteca setorial, sala de Concertos Radegundis Feitosa, Auditório Gerardo Parente, ambiente de professores; ambientes administrativos, nos quais se encontram a Coordenação do Curso e a Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), salas de aula e laboratórios.


Título do Profissional:
BACHAREL EM MÚSICA
BACHAREL EM MÚSICA
BACHAREL EM MÚSICA
BACHAREL EM MÚSICA
Página Alternativa:
http:www.ufpb.br/demus
Coordenação do Curso : MARIA DA CONCEICAO GICO CASADO BENCK
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Humanas
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2025 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v25.4.5