UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 22 de Julho de 2024

SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE (BACHARELADO)/CCAE - Mamanguape(Mamanguape)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

O curso de Secretariado Executivo Bilíngue se propõe a formar profissionais com sólida formação multi e interdisciplinar, alta performance analítica, inovadora e moderna. Dessa forma, espera-se que os egressos possuam:

 Capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações, bem como visão holística da organização e das peculiares relações hierárquicas e intersetoriais;

 Competências gerenciais com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle, direção e avaliação, sobretudo com perfil de liderança e predisposição para o trabalho em equipe e resiliência, na busca da sinergia;

 capacidade de utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;

 Conhecimentos para lidar com desafiantes modelos inovadores de gestão;

 Habilidades para a comunicação escrita e oral eficaz, fazendo uso, também, de línguas estrangeiras como o Inglês e Espanhol.

 Capacidade de gerenciar as informações, assegurando a uniformidade e referencial para diferentes usuários, fazendo uso da ética e do sigilo profissional.

 Aptidão para atuar como gestor e assessor executivo com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;

 Iniciativa para atuar como empreendedor, consultor e docente.

 Competência eficaz para a realização de atividades técnicas secretariais, se atualizando frente às tecnologias e à modernidade, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;

 Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional;

 Consciência sobre marcadores sociais, especial de gênero, raça e classe, na atuação profissional;

 Consciência sobre o seu papel na preservação e cuidados do meio ambiente;

 Competência para efetivar uma comunicação por meio das mídias e redes sociais, compreendendo o seu impacto para o mundo dos negócios;

 Capacidade de enxergar as problemáticas sociais, por meio do contato e diálogo com a sociedade.

Practice Area:

Observa-se uma crescente ampliação do mercado de atuação para o Secretário Executivo devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de atuação, à expansão e à diversificação das empresas e corporações e ao crescimento da procura por profissionais qualificados, tanto do ponto de vista técnico quanto humanístico.

Os egressos são profissionais aptos a atuar junto aos dirigentes de organizações públicas e privadas e do terceiro setor, podendo também trabalhar de forma autônoma e polivalente, em um cenário de grandes e rápidas mudanças e de complexidades. Sobre isso, Paes et al (2015, p. 101) aponta para “novas formas de atuação profissional: home office, escritórios virtuais, pool secretarial; explorar a área de consultoria secretarial, levantando os aspectos desta nova forma de inserção; e verificar de que forma o profissional de Secretariado pode atuar no ramo de cooperativas”.

A atuação como assessor possibilita ao Secretário Executivo colocar em prática seus conhecimentos e habilidades com a finalidade de auxiliar ou colaborar com a atividade de seus superiores. Nonato Júnior (2009, p. 157) afirma que a assessoria pode desenvolver-se no “âmbito operacional, tático, executivo, intelectual ou interdisciplinar [...], interligando realidades, conhecimentos, pessoas, níveis hierárquicos ou interrelacionais”. Desse modo, os estudos acadêmicos dessa atividade, precisam focar na abordagem de conhecimentos que estejam relacionados à reflexão e aplicação de teorias e práticas, a fim de gerar saberes que possibilitem a sua aplicação nas ações de Assessoria (NONATO JÚNIOR, 2009). A prática da assessoria está na base da origem da profissão de Secretariado, constituindo-se com uma função quase indissociável deste profissional.

A Assessoria Remota ou Secretariado Remoto tem se apresentado como outra área para atuação dos secretários executivos, em algumas categorias de prestação de serviço que foram elencadas por Paes e Santiago (2020): Serviços burocráticos gerais (de secretaria) Serviços orçamentários, financeiros e bancários Serviços de Marketing, Publicidade e Propaganda Serviços contábeis e cartorários Serviços administrativos diversos. Além destes, os secretários podem prestar serviços remotos aos docentes, conforme aponta Santiago e Paes (2021). O secretariado remoto, por meio do Teletrabalho, é uma atuação regulamentada pela Lei Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, que estabelece direitos e deveres desses profissionais. Como gestor, o Secretário Executivo desempenha funções gerenciais, contribuindo com o alcance de objetivos organizacionais, por meio da aplicação de conhecimentos e atitudes que possam potencializar os resultados da empresa. É característico dessa atividade realizar funções da administração, tais como: planejamento, organização, direção e controle. Antunes (2013, p. 403) esclarece que “a gestão é responsabilidade do secretário e deve estar alinhada às estratégias organizacionais”, sendo necessário para a sua execução “conhecimentos das funções administrativas, visão sistêmica nos negócios, além de conhecimento amplo em sua área de atuação”.

Na função de empreendedor, o profissional de Secretariado pode atuar tanto dentro do contexto organizacional, contribuindo com ações inovadoras que possam potencializar as atividades, processos de trabalho e resultados esperados, ou ainda como gestor do seu próprio negócio, atuando em uma área de seu interesse e que esteja relacionada aos saberes adquiridos ao longo de sua formação. Sobre isso, Marçal e Barbosa (2020) destacam que: O empreendedorismo não está restrito apenas à criação de novos negócios, comumente relacionado a pequenas empresas, mas pode e deve ser empregado pelas organizações existentes como forma de sistematizar seus processos internos para a geração das inovações empresariais. Empreendedorismo e inovação estão intimamente ligados e são ingredientes fundamentais (MARÇAL; BARBOSA, 2020, p. 103).

Diante disso, entende-se que para desenvolver esta função, ou seja, o perfil empreendedor, faz-se necessário que este profissional desenvolva algumas características, as quais, segundo Neiva e D’Elia (2009, p. 166), seria: “motivação; capacidade de análise; estabelecimento de metas; confiança em si mesmo; otimismo; flexibilidade; automotivação; aceitação e análise de erros; capacidade de recomeçar; criatividade na solução de problemas; autoestima; capacidade de realização; entre outras”.

Em pesquisa realizada por Deus, Lima e Adelino (2020), verificou-se que esta área pode se constituir uma opção frequente dos Secretários Executivos graduados na UFPB. Desse modo, os apontamentos da pesquisa evidenciaram, como principais motivos apresentados para a escolha dessa atividade como área de atuação, desde a visualização de uma oportunidade significativa para colocar em prática conhecimentos adquiridos no Curso, à possibilidade de atuar em uma área de interesse, entre outras vantagens destacadas.

Outra área em que esse profissional pode atuar de maneira autônoma, que vem crescendo gradualmente, é o campo da consultoria empresarial. Nesse setor, o profissional pode prestar serviços a diferentes instituições, com a elaboração de projetos e diagnósticos voltados para diversas funções de competência do Secretário executivo, tais como a gestão e execução de eventos, gestão de documentos e da informação, além da própria gestão secretarial; bem como pode desenvolver a consultoria dentro da instituição em que atua, na identificação de problemas organizacionais, que estejam relacionados a sua atuação.

Compreende-se que o profissional de Secretariado pode atuar como consultor externo e interno. Sobre as características que compõem estes perfis, Giorni (2016) destaca que o consultor externo se configura como autônomo, que não possui vínculos com a empresa onde prestará seus serviços, já o consultor interno atua na empresa, por isso pode estar envolvido com as ações cotidianas, sendo conhecer da organização em seus variados aspectos. Nesse sentido, para atuar como consultor, faz-se necessário que o profissional de Secretariado se torne especialista em um dado assunto, ou seja, que possua conhecimentos necessários para identificar problemáticas e propor soluções que sejam aplicáveis a cada contexto de realização.

Outro campo de atuação, que está em processo de ascensão, é o terceiro setor, em que o secretário executivo utiliza seus conhecimentos técnicos, gerenciais e humanísticos, agindo, assim, de maneira mais generalista, nas ações de cogestão, assessoria e consultoria.

Além disso, o profissional de Secretariado pode atuar como tradutor de idiomas estrangeiros, de modo “[...] que os secretários precisam saber métodos, técnicas, estratégias, ferramentas e a prática em si na tradução, evidenciando questões linguísticas, tais como vocabulário, terminologia, gramática, conhecimento aprofundado ou avançado do idioma” (CANTAROTTI, 2018, p. 163). Assim, as disciplinas de Técnicas de Tradução em Inglês e Técnicas de Tradução em Espanhol deverão fornecer tais conhecimentos os estudantes, desenvolvendo habilidades para que eles explorem e aprofundem a sua qualificação profissional para atuar no ramo da tradução de idiomas estrangeiros ou português.

Segundo Cantarotti (2018, p. 168), os secretários executivos atuam traduzindo diversos gêneros textuais no exercício da sua profissão: “e-mails, documentos oficiais, redação oficial, cartas comerciais, memorandos, ofício, contratos e atas” [...] “relatórios, convites, cerimoniais, comunicados, artigos de jornais e revistas, avisos, regulamentos, portarias, certificados, instruções normativas, sites, editais, agendas, apresentações em power point, currículos, cartões de visita, requerimentos, declarações diversas, formulários, convocações.” Para isso, os estudantes contam com disciplinas em inglês e espanhol.

Na questão da atuação em cooperativas apontada por Paes et (2105), já há registros de estágio, projetos e pesquisas que foram realizados em Cooperativa com a presença do estudante de Secretariado. Em pesquisa recente, investigou-se “[...] sobre a atuação da/do profissional de secretariado nas organizações, especialmente nos grupos produtivos e cooperativas de mulheres que compõem o terceiro setor” (MARINHO, SILVA, SANTIAGO, 2022, p. 164). As atividades alusivas à assessoria secretarial na Cooperativa em estudo, foram: “As atividades efetivadas foram: registros fotográficos de cada momento de produção e comercialização; organização de documentos; elaboração de documentos como atas, ofícios, cartas convites; preparação de relatórios financeiros; preparação de tabelas de produção, contribuição em organização de eventos; participação em feiras de artesanatos e vendas; apoio e responsabilidade em fomentar a fanpage do grupo; realização de entrevistas durante o processo de transformação do grupo, no momento de execução do projeto.” (MARINHO, SILVA, SANTIAGO, 2022, p. 174).

Por fim, aponta-se que o Secretário Executivo também pode atuar como docente, desde que não seja exigido cursos de licenciatura, embora não esteja previsto na Resolução 03/2005, que são as Diretrizes Curriculares de Secretariado. Por conta dos relatos de experiências e resultados de pesquisas científicas, vê-se que o secretário pode atuar nas escolas de ensino técnico, profissionalizante, tecnólogo, capacitação e treinamento nas organizações, na graduação e pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu entre outras modalidades. Quando o egresso em Secretariado Executivo concluir cursos de pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu, estará apto a atuar, também, no ensino superior. O desenvolvimento de um profissional de secretariado qualificado, competente e com habilidade para lidar com os desafios organizacionais requer uma formação que passe por docentes que possuam, também, a graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (SANTIAGO, SILVA, 2017).

Logo, atuar como docente no ensino de secretariado, é abarcar um nicho de mercado para a formação de novos profissionais de secretariado. Logo, é necessário que os estudantes busquem desenvolver suas competências docentes durante o curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, visando atuar como professor.

Sobre esse campo de atuação, a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado tem promovido discussões e estimulado pesquisas científicas que abordem o contexto do professor com a graduação em Secretariado Executivo, por meio do Grupo de Trabalho intitulado: GT 2: Formação profissional e docente em Secretariado, Tema 1: Docência em Secretariado e Tema 2: Formação Profissional - Ensino, Aprendizagem e Prática Extensionista.

Para tanto, algumas competências e habilidades que serão desenvolvidas na formação profissional do Secretário Executivo, também são inerentes à atuação como docente como “competências e habilidades que são necessárias para que o profissional de secretariado se inserir na docência, sendo elas: vontade de ser professor, amor à profissão de secretariado, conhecimento prático da arte de secretariar, ser organizado, ter um bom relacionamento interpessoal, saber administrar o tempo, ter capacidade de planejamento, cursar especialização em didática do ensino superior e mestrado e doutorado” (SANTIAGO; SILVA, 2017, p. 162). Desse modo, este PPC propõe que os egressos em Secretariado Executivo Bilíngue podem atuar como docentes nos mais diversos níveis de ensino.

De acordo com Neiva e D’Elia (2009), o profissional de secretariado se conecta com o mundo globalizado quando atua como elo entre clientes internos e externos, parceiros, fornecedores; gerencia informações; administra processos de trabalho; e prepara e organiza o ambiente de trabalho para que soluções e decisões sejam tomadas. As autoras ainda ressaltam que esse profissional atua como agente facilitador, uma vez que administra relações interpessoais no âmbito das organizações.

Professional Skills :

O Curso busca fundamentar a formação do profissional de Secretariado Executivo Bilíngue habilitado para atuar no mercado de atuação, no mundo globalizado, tendo um papel relevante na ação administrativa, sem deixar de considerar os aspectos locais e regionais. Por isso, resgata-se o Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC que foi enviado aos dirigentes de gestão de pessoas das instituições federais de ensino, são atividades típicas do cargo de Secretariado Executivo Bilíngue:

•  Assessorar direções: Administrar agenda pessoal das direções; despachar com a direção; colher assinatura; priorizar, marcar e cancelar compromissos; definir ligações telefônicas; administrar pendências; definir encaminhamento de documentos; assistir à direção em reuniões; secretariar reuniões.

Atender pessoas: Recepcionar pessoas; fornecer informações; atender pedidos, solicitações e chamadas telefônicas; filtrar ligações; anotar e transmitir recados; orientar e encaminhar pessoas; prestar atendimento especial a autoridades e usuários diferenciados.

Gerenciar informações: Ler documentos; levantar informações; consultar outros departamentos; criar e manter atualizado banco de dados; cobrar ações, respostas, relatórios; controlar cronogramas, prazos; direcionar informações; acompanhar processos; reproduzir documentos; confeccionar clippings.

Elaborar documentos: Redigir textos, inclusive em idioma estrangeiro; pesquisar bibliografia; elaborar relatórios; digitar e formatar documentos; elaborar convites e convocações, planilhas e gráficos; preparar apresentações; transcrever textos; taquigrafar ditados, discursos, conferências, palestras, inclusive em idioma estrangeiro; traduzir em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da instituição.

Controlar correspondência: Receber, controlar, triar, destinar, registrar e protocolar correspondência e correspondência eletrônica (e-mail); controlar malote.

Organizar eventos e viagens: Estruturar o evento; fazer checklist; pesquisar local; reservar e preparar sala; enviar convite e convocação; confirmar presença; providenciar material, equipamentos e serviços de apoio; dar suporte durante o evento; providenciar diárias, hospedagem, passagens e documentação legal das direções (passaporte, vistos).

Supervisionar equipes de trabalho: Planejar, organizar e dirigir serviços de secretaria; estabelecer atribuições da equipe; programar e monitorar as atividades da equipe.

Arquivar documentos: Identificar o assunto e a natureza do documento; determinar a forma de arquivo; classificar, ordenar, cadastrar e catalogar documentos; arquivar correspondência; administrar e atualizar arquivos.

• Utilizar recursos de informática.

• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Em Moreira (2018), é possível encontrar os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias para atuar em:

ASSESSORAR - Assessorar Direções, Atender Pessoas;

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO - Atender Pessoas, Elaborar Documentos, Gerenciar Informações;

GESTÃO DA INFORMAÇÃO - Gerenciar Informações, Controlar Correspondência, Arquivar Documentos;

GESTÃO DE PESSOAS - Atender Pessoas, Gerenciar Informações, Supervisionar Equipes de Trabalho;

GESTÃO DE EVENTOS E VIAGENS - Gerenciar Informações, Elaborar Documentos, Organizar Eventos e Viagens.

No relatório do Fórum Econômico Mundial, “The Future of Jobs 2020”1, publicado em 2020, foram elencadas algumas habilidades que mais serão demandadas no futuro:

1. Pensamento analítico e inovação;

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;

3. Resolução de problemas;

4. Pensamento crítico;

5. Criatividade;

6. Liderança;

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias;

8. Programação;

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;

10. Raciocínio lógico;

11. Inteligência emocional;

12. Experiência do usuário;

13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);

14. Análise e avaliação de sistemas;

15. Persuasão e negociação.

Por isso, para formar profissionais com tais habilidades, esse PPC incluiu diversas dessas habilidades no conteúdo das ementas de várias disciplinas, além de contar com três disciplinas específicas: Gestão Estratégica de Pessoas (2º período); Psicologia do Comportamento Organizacional (5º período); Psicologia da Inteligência e do Comportamento Corporativo (6º período).

O curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue possibilitará a formação profissional que revele as seguintes hard e soft skills:

 capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;

 visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e intersetoriais;

 exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;

 utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;

 habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;

 domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;

 receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;

 adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;

 gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;

 gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;

 capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

 eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações; e

 iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.

 Inteligência e controle emocional.

 Capacidade de persuasão e negociação.

O sucesso profissional do Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue está na capacidade de aplicar os conhecimentos técnicos e científicos, adquiridos durante a sua formação acadêmica, desenvolvendo, assim, uma percepção crítica da realidade. Essa percepção é a base para que ele possa participar de mudanças estruturais, no âmbito das organizações, e contribua para o crescimento da profissão no mercado de atuação, mantendo sua empregabilidade.

Devido à presença de carga horária de extensão em alguns componentes, as contribuições da extensão para os estudantes e profissionais de Secretariado Executivo se dão em torno do desenvolvimento de algumas habilidades alcançadas a partir da experiência com a extensão. Por isso, é possível que as seguintes habilidades e competências sejam desenvolvidas ou aprimoradas por meio das práticas de extensão:

 Geração da responsabilidade com o desenvolvimento social, produzindo saberes e práticas profissionais de assessoria com e para a melhoria da vida de toda população.

 Fundamentação dos conhecimentos teóricos em função das exigências da realidade, indispensável na formação do(a) discente para consolidar habilidades de intercâmbio com a sociedade, o que implica em relações multi, inter ou transdisciplinar e inter-profissional.

 Valorização da atitude prática como ponto crucial no desenvolvimento dos saberes, derrubando a tese da neutralidade da ciência e reconhece a dimensão política e cultural do conhecimento para a transformação de uma sociedade pautada pela desigualdade social.

 Promoção de uma consciência crítica e analítica, almejando também a intervenção na realidade em uma perspectiva transformadora e libertadora.

 Consolidação de uma visão multidimensional, em que as dimensões políticosociais humana estejam presentes na atuação de assessoramento.

Methodology:

Definir o processo de ensino e aprendizagem parte, inicialmente, da necessidade de se elucidar os conceitos que envolvem essas práticas. Para Libâneo (2006, p. 78), a concepção de ensino “compreende ações conjuntas do professor e dos estudantes pelas quais estes são estimulados a assimilar, consciente e ativamente, os conteúdos e os métodos, de assimilá-los com forças intelectuais próprias, bem como aplicá-los de forma independente e criativa, nas várias situações escolares e na vida prática”. Esse processo objetiva promover desenvolvimento e transformações graduais de capacidades intelectuais, levando os estudantes ao domínio de conhecimentos e habilidades que propiciam a aplicação prática de saberes.

Quanto ao entendimento do significado de aprendizagem, este se relaciona à maneira como os indivíduos “aprendem determinados conceitos, habilidades, normas de convivência social”, sendo, esta, uma tarefa específica do ensino que ocorre no contexto escolar (LIBÂNEO, 2006, p. 82). Na constituição desse processo, a participação efetiva do docente é fundamental para orientar o aluno quanto ao desenvolvimento da compreensão, reflexão, organização e utilização dos conhecimentos obtidos.

No curso de Secretariado Executivo Bilíngue, os métodos de ensino se baseiam em diferentes estratégias, cujo foco é tornar o processo de aprendizagem construtivo e dinâmico, em que o educando atue de forma ativa. Como um participante efetivo na construção do conhecimento, o estudante deve adquirir uma postura crítica, ampliando seu potencial intelectual e colaborando com a troca de saberes que parte do contexto de sala de aula e se perpetua para além desta.

A utilização de técnicas, estratégias e procedimentos mediante em que serão trabalhados os diversos conteúdos dos componentes curriculares, está subordinada à adoção de um método de ensino, definido como um conjunto de asserções e princípios teórico-práticos que deve nortear a atuação docente, visando favorecer o aprendizado entre os discentes.

Desse modo, é possível adotar variadas metodologias no curso de Secretariado Executivo Bilíngue, as quais visam ao fortalecimento das formas de ensino e aprendizagem nessa área de atividade. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem realizada nos diversos componentes curriculares prioriza o seu aspecto formativo e tem como foco central o conjunto de competências e habilidades definido no perfil profissiográfico do curso.

O processo de avaliação é parte constitutiva das atividades acadêmicas e deve ser realizado de forma contínua e diversificada, adequando-se às diferentes etapas e demandas do curso. Em observância ao disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e, visando fomentar a utilização de diferentes instrumentos e estratégias variadas de avaliação, o processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes envolve a utilização de:

a) estratégias didáticas para ensino-aprendizagem: atividades de aprendizagem individuais ou em grupo como exercícios, testes, provas escritas e orais, produção de textos (monografias, artigos científicos, resumos, resenhas, relatórios, estudo de caso etc.), elaboração de projetos, apresentações orais, participação em seminários, simulados, dramatizações, debates temáticos, apresentação de filmes, jogos educativos, oficinas, leituras comentadas, dinâmicas lúdico-pedagógicas, entre outras; atividades de aprendizagem individuais ou em grupo realizadas em campo, excursões ou visitas técnicas, tais como levantamentos, diagnósticos, entrevistas, relato de experiência, pesquisas; aula expositiva dialogada, estudo de caso, mapa conceitual, estudo dirigido, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, metodologias ativas, perguntas e respostas.

b) o cuidado com a identificação de dificuldades e lacunas de aprendizagem a partir das avaliações realizadas;

c) a elaboração de possíveis diagnósticos sobre as causas dessas dificuldades e lacunas;

d) a proposição de estratégias de enfrentamento dessas dificuldades e lacunas.

No que se refere à sistemática adotada para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem conduzido ao longo do curso, os instrumentos serão baseados em:

a) coerência quanto aos objetivos do curso;

b) coerência quanto ao conjunto de competências e habilidades definido no perfil profissiográfico do curso;

c) priorização do aspecto formativo da avaliação;

d) participação de docentes e discentes na condução de um processo avaliativo continuado;

e) utilização de diferentes instrumentos e estratégias variadas de avaliação;

f) identificação de dificuldades e lacunas de aprendizagem;

g) disponibilidade de orientação acadêmica para os discentes paralelamente ao processo de ensino; e

h) valorização da interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento.

Ressalta-se que o Curso dispõe de espaços que viabilizam e dão suporte ao desenvolvimento das atividades avaliativas de ensino com foco em aplicação prática, como por exemplo, o Laboratório de Secretariado (LABSEC). O Labsec se destina ao aperfeiçoamento dos conhecimentos ligados às Técnicas Secretariais, bem como à execução de práticas destinadas ao fortalecimento da pesquisa e extensão. Além disso, os estudantes possuem acesso aos Laboratórios de Informática e ao Laboratório de Estudos Linguísticos (LAEL), que estão disponíveis para dar suporte às disciplinas voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades linguísticas relacionados às áreas de Letras (Português, Inglês e Espanhol) de Informática, e outras. Todos esses laboratórios são equipados com computadores, tablets, Datashow, além de dispor de acesso à Internet, que favorecem as atividades propostas nestes espaços, tais como:

1. Método de Ensino
A adoção de um método de ensino como norteador da atuação docente em um componente curricular deve seguir algumas diretrizes básicas:

I) Uma vez definido o método de ensino, considera-se compartilhada entre docente e discentes a responsabilidade em relação ao alcance de resultados positivos almejados.

II) Assume-se ser papel do docente afastar-se da escolha e do emprego do método de ensino, visando à mera transmissão de conteúdo, devendo este desafiar, estimular e colaborar para que os discentes construam relação profícua com os objetos de aprendizagem.

III) A escolha do método de ensino deve favorecer a postura ativa do discente no processo de aprendizagem, encorajando, assim, seu pensamento crítico e estimulando o exercício de sua autonomia, a fim de que se perceba capaz de aprender e se torne intrinsecamente motivado.

IV) Na escolha do método de ensino, devem ser consideradas as características socioculturais e econômicas dos estudantes.

V) Os métodos de ensino adotados devem estar subordinados ao compromisso com o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e competências estabelecidos no perfil profissiográfico do curso.

VI) Devem ser adotados métodos de ensino que possibilitem o uso de diferentes técnicas, estratégias e procedimentos de ensino para a promoção da aprendizagem, observando-se os diferentes conteúdos de cada componente curricular cursado pelos discentes.

VII) Os recursos materiais de infraestrutura e tecnológicos disponíveis devem ser considerados quando da escolha das técnicas, estratégias e procedimentos de ensino, valorizando-se o contato e o domínio das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

VIII) A escolha das técnicas, estratégias e procedimentos de ensino deve contribuir também para o fortalecimento da consciência dos discentes acerca das problemáticas sociais e econômicas que compõem a realidade histórica do país e para o desenvolvimento de uma cultura de inclusão social e cultural.

2. Interdisciplinaridade
O propósito da promoção de interdisciplinaridade dentro do curso é contribuir para que o discente consolide e amplie seus conhecimentos de natureza mais específica, circunscritos a eixos delimitados por áreas de conhecimento.

Alguns dos objetivos das atividades interdisciplinares de cunho teórico e prático que podem ser adotados são:

I) familiarizar o discente com conceitos como “interdisciplinaridade”, “transdisciplinaridade” e “transversalidade”;

II) promover a inter-relação dos conteúdos de diferentes disciplinas;

III) favorecer a aproximação entre áreas complementares do conhecimento;

IV) fomentar a cultura da pesquisa acadêmica;

V) estimular o pensamento crítico;

VI) favorecer o desenvolvimento das capacidades de contextualização e descontextualização;

VII) fomentar o emprego de uma perspectiva “globalizante”;

VIII) oportunizar o debate acerca dos chamados temas transversais.

Quanto à avaliação da aprendizagem para as atividades de extensão, não haverá registro de rendimento acadêmico sob forma numérica para essas atividades, apenas a aprovação ou não da atividade pelo professor de cada componente curricular, considerando a participação e a assiduidade de cada discente.

Course Management System :

A Coordenação de Curso de Graduação é um agente facilitador e integralizador para o funcionamento e articulação dos órgãos colegiados, bem como na atuação do corpo docentes, discente e demais colaboradores. Suas atividades envolvem funções gerenciais, acadêmicas e institucionais que coordenam o funcionamento de comissões estabelecidas para acompanhar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do curso.

Para assegurar a coordenação das ações institucionais e integração das diferentes unidades acadêmicas, faz-se necessária uma política permanente de modernização e qualificação da gestão que seja acompanhada da disseminação das práticas de planejamento, com a definição de metas e a avaliação de resultados em todos os níveis administrativos e acadêmicos.

Estão ligados à Coordenação do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue: Vice Coordenação do Curso que será responsável por gerir as atividades de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso; Núcleo Docente Estruturante (NDE); Colegiado do Curso; Comissão Científica de TCC; Comissão Interna de Avaliação de Curso (CIAC); Laboratório de Secretariado (Labsec); Centro Acadêmico de Secretariado (CASEC) e Empresa Júnior.

No âmbito dos componentes curriculares obrigatórios, o estágio supervisionado é a atividade prática que o aluno realiza com fins de aplicação de conhecimentos técnicos e científicos em organizações públicas e privadas, objetivando o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas para a formação do Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue.

São objetivos do estágio supervisionado do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue:

I – proporcionar experiências práticas ao aluno, utilizando os conhecimentos obtidos durante o curso e em outras situações, a fim de aprimorá-los, após testá-los;

II – desenvolver as habilidades e competências para o exercício da profissão;

III – refletir sobre o fazer profissional do bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue Bilíngue, bem como estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional;

IV – proporcionar ao aluno contato com a sistemática das organizações públicas e privadas, para familiarizar o acadêmico com a realidade das instituições, possibilitando sua atuação neste contexto;

V – permitir que o aluno auxilie as organizações em busca de soluções para os problemas que elas apresentam, ao mesmo tempo em que identifique novas áreas de atuação profissional;

VI – promover a integração da Universidade com as organizações e com a sociedade, a partir da inserção no espaço sócio-institucional, constituindo a fase de experimentação profissional;

VII – permitir ao discente, através da vivência prática, complementar sua formação acadêmica nos aspectos técnicos, culturais, científicos e comportamentais.

O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório tendo a seguinte distinção, conforme legislação em vigor: §1º Estágio obrigatório é aquele definido como Estágio Supervisionado no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. §2º Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescido à carga horária regular e obrigatória. No curso de Secretariado Executivo Bilíngue, o componente de estágio supervisionado é atividade de orientação coletiva.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se constitui como componente curricular obrigatório e, ainda, um mecanismo de avaliação da aprendizagem dos estudantes no decorrer do Curso. No curso de Secretariado Executivo Bilíngue, TCC é uma atividade de orientação coletiva. O TCC consiste na elaboração de um trabalho desenvolvido por um discente, sob a orientação de um professor orientador. A produção do TCC deverá, preferencialmente, abordar temas ligados à área do Secretariado, no âmbito das linhas de pesquisa do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Este será normatizado por resolução interna e executado por uma Coordenação, composta por dois professores ligados ao Curso, a qual terá como responsabilidade fazer cumprir as exigências da resolução no âmbito do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo de coordenação didática integrante da Administração Superior, responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, e tem por finalidade elaborar, implantar, implementar, atualizar e complementar a política de ensino, pesquisa e extensão e acompanhar a sua execução, ressalvada a competência dos Conselhos Superiores, possuindo caráter deliberativo e normativo em sua esfera de decisão. No NDE, discute-se a organização curricular, as metodologias de ensino-aprendizagem, questões estruturais do Enade, pautas para reuniões pedagógicas, inclusão de disciplinas optativas, entre outras atribuições.

O colegiado, por sua vez, é o órgão de natureza e função deliberativa que normatiza, acompanha e coordena a organização didático-pedagógica do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, discutidas no âmbito do NDE, CIAC, Estágio, TCC, LABSEC, entre outros.

O funcionamento da Comissão Interna de Avaliação do curso (CIAC), do Secretariado Executivo Bilíngue do Campus IV da UFPB (CCAE/DCSA), tem o objetivo de executar procedimentos de avaliação interna, incluindo os docentes, os discentes e a própria gestão do curso, além do que é estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e segundo as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Os instrumentos de autoavaliação do curso devem ser de caráter diagnóstico e formativo para permitir a (re)análise das prioridades estabelecidas no projeto institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas. Inclui-se nas atividades da CIAC, a avaliação das disciplinas presenciais e a distância.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE), o Colegiado do curso e a Comissão Interna de Avaliação (CIAC) são formados por professores que representam as áreas do conhecimento que ofertam componentes curriculares e presididos pelos coordenadores do curso. O Colegiado é designado pela Direção do Centro, a qual designa os membros do NDE e CIAC. Tais órgãos, incluindo o Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso, são regidos por resolução própria homologadas pelo Colegiado.

A gestão acadêmica, no âmbito da Coordenação de Curso, também visa oferecer suporte aos docentes e discentes para a elaboração e execução de projetos pedagógicos extraclasses, bem como a realização de eventos, cursos de qualificação e capacitação, visitas técnicas, entre outros.

Course Evaluation:

A avaliação do curso de Secretariado Executivo Bilíngue será realizada por meio de um trabalho realizado juntamente ao Colegiado do Curso, Núcleo Docente Estruturante – NDE e pela Comissão de Avaliação Interna do Curso – CIAC, os quais devem atuar de forma integrada como as estruturas responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação sistematizada do Curso e das práticas de extensão.

Sobre isso, cabe dizer que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) continuará sendo formado por docentes que lecionam disciplinas no curso, lotados em diferentes Departamentos da instituição, e terá a função de acompanhar a implementação do PPC, bem como propor alterações ao Colegiado de Curso. O NDE é regulamentado por resolução interna do Colegiado, na forma da legislação em vigor.

Já a Comissão Interna de Avaliação, composta por docentes dos Departamentos envolvidos e representantes do corpo discente, tem a responsabilidade de acompanhar e avaliar o curso, utilizando instrumentos elaborados pela própria CIAC ou pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), da UFPB. A CIAC também é regulamentada por resolução interna do Colegiado, e deverá produzir relatórios de avaliação, anualmente. Esses relatórios deverão ser encaminhados para os Departamentos que ofertam disciplinas no curso, para os órgãos internos do curso e para a Pró-Reitoria de Graduação, para conhecimento da Coordenação de Regulação e Avaliação (CRA) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que contribuem para o processo de avaliação dos Cursos de Graduação e da Instituição.

A avaliação do curso e das atividades de extensão terão como princípios:

• A coerência das atividades quanto à concepção e aos objetivos do projeto pedagógico e quanto ao perfil do profissional formado;

• A participação de docentes e discentes em todo o processo avaliativo;

• A validação das atividades acadêmicas;

• A orientação acadêmica;

• A adoção de instrumentos variados de avaliação interna;

• A disposição permanente de participar da avaliação institucional e de avaliação externa.

No que se refere à autoavaliação do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, objetiva-se contribuir nas atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para tomada de decisões, redirecionamento das ações e otimização dos processos, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.

São objetivos específicos da autoavaliação do curso e das ações de extensão:

I. Criar ações compromissadas com o tripé de atuação da UFPB, a pesquisa, o ensino e a extensão, estimulando a implementação de projetos de melhorias envolvendo representantes dos três segmentos da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos-administrativos);

II. Favorecer o gerenciamento da infraestrutura do curso, através do monitoramento das salas de aulas, laboratórios, auditórios, bibliotecas, ambientes de professores, acessibilidade dos edifícios e de inclusão pedagógica;

III. Elaborar ações de melhorias em consonância com os resultados obtidos no relatório de autoavaliação.

A autoavaliação do curso de Secretariado Executivo Bilíngue terá periodicidade anual e será realizada pelo Núcleo Docente estruturante (NDE), em parceria com a gestão do Centro, a Comissão Própria de Avaliação da UFPB (CPA/UFPB), a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Planejamento através de instrumentos aplicados via SIGAA a todos os segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos-administrativos.

A avaliação do curso de Secretariado Executivo Bilíngue será com a metodologia de avaliação em 360º, dentre outras, já que é uma ferramenta capaz de coletar a opinião de forma horizontal e vertical. A intenção de usar essa metodologia na gestão universitária tem o propósito de melhorar o desempenho de trabalho de todos os envolvidos, a fim de alcançar melhores resultados de forma estratégica tanto para os servidores quanto para os estudantes e a sociedade local.

O mecanismo utilizado para acompanhar os egressos do curso será por meio de questionário enviado, anualmente, para eles por e-mail, além de alimentar o banco de dados atualizado com informações dos egressos. Então, contactar os egressos deverá ser um trabalho da CIAC em conjunto com a coordenação do curso.

Nessa avaliação 360° do curso, os estudantes e professores avaliarão todos os agentes que compõem a gestão institucional para o funcionamento do curso: Professores; Coordenação; Chefias de Departamento; Direção do Centro; Técnicosadministrativos ligados ao curso. Além disso, os estudantes também farão uma autoavaliação do seu desempenho no curso por meio de questionário online disponibilizado por e-mail.

A partir do momento que a comunidade acadêmica (professor, técnicoadministrativo e estudantes) apresenta um desempenho satisfatório de suas atividades no dia a dia, melhor será o alcance dos objetivos que o curso possui. Dessa forma, será possível construir um processo de melhoria contínua que permita com que a gestão do curso de Secretariado Executivo Bilíngue potencialize seus resultados.

No que se refere ao instrumento e ao acompanhamento da autoavaliação do estudante e professor nas atividades de extensão realizadas no decorrer do curso, a Comissão Interna de Avaliação do Curso auxiliará os docentes na elaboração de instrumentos avaliativos para serem aplicados aos estudantes, aos professores e demais públicos que sejam alcançados pela extensão. O instrumento de autoavaliação de curso deverá ser construído com base nas dimensões avaliadas pelo MEC em seu instrumento de avaliação externa, quais sejam: projeto político pedagógico; corpo docente e infraestrutura-física, podendo acrescentar outros indicadores que sejam pertinentes.

Sempre que possível, a CIAC também poderá aplicar instrumentos de avaliação à comunidade participante das atividades de extensão, visando compreender e receber um feedback sobre o processo pedagógico das atividades, principalmente. Tais procedimentos deverão ser regulamentados por resolução própria interna do curso, a ser aprovada pelo Colegiado do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Além da avaliação interna promovida supervisionada pelo NDE e implementada pela CIAC que ocorrerá de forma sistêmica e contínua a cada semestre, também poderão acontecer avaliações institucionais promovidas pela Universidade Federal da Paraíba e pelo Ministério da Educação.

Political-Pedagogic Project:
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