UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 21 de Novembro de 2019

SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE - CCAE (BACHARELADO)/CCAE - Mamanguape(Mamanguape)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

PERFIL DO PROFISSIONAL

 

O curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe se propõe formar bacharéis com sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, interpretação e articulação de conceitos e realidades inerentes à administração pública e privada, aptos para o domínio em outros ramos do saber, desenvolvendo postura reflexiva e crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas, com observância dos níveis graduais de tomada de decisão e de atuação nos níveis de comportamento micro-organizacional, meso-organizacional e macro-organizacional.

O Curso deve ensejar a formação com sólidos domínios acadêmicos, científicos e tecnológicos de seu campo de atuação, competente para assessorar a instituições em suas relações nacionais e internacionais, apto ao eficaz desempenho de múltiplas relações de acordo com as especificidades da organização, gerenciando informações e comunicações internas e externas.

 

 

 

 

 

Área de Atuação:

 CAMPO DE ATUAÇÃO

 

Diante das profundas alterações pelas quais vem passando o mercado de trabalho, imprimindo uma nova face aos postos de trabalho, da complexidade do mundo dos negócios e do novo paradigma da internacionalização dos mercados, o campo de trabalho de atuação do secretario executivo tem aumentado consideravelmente.

Observa-se, assim, uma crescente ampliação do mercado de trabalho para o Secretário Executivo Bilíngüe devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de trabalho, à expansão e diversificação das empresas e corporações e ao crescimento da procura por profissionais altamente qualificados, tanto do ponto de vista técnico quanto humanístico.

Os egressos são profissionais aptos a atuar junto aos dirigentes de organizações publicas e privadas, podendo também trabalhar de forma autônoma e polivalente, em um cenário de grandes e rápidas mudanças. 

Competências e Habilidades do Profissional:

 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo e com base nos princípios de interdisciplinaridade, a formação do profissional Bacharel em Secretaria do Executivo Bilíngüe deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão, preparando Secretários para exercer o seu novo papel dentro das organizações, assessorando, gerenciando, gerindo fluxo de informação, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentando mudanças culturais, econômicas, políticas, sociais e profissionais, com sensibilidade e lucidez para diagnosticar conflitos e resistência a mudanças, com visão empreendedora, capaz de promover novos conhecimentos e provocar mudanças, trabalhando com competência e discrição.

O sucesso profissional do Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngüe, está na formação acadêmica e científica, desenvolvendo uma percepção da realidade a fim de oferecer-lhe condição e competência para participar de mudanças estruturais, mantendo o equilíbrio e o crescimento da profissão no meio profissional e acadêmico.

O curso de graduação em Secretariado Executivo Bilingue deve possibilitar a formação profissional que revele, as seguintes competências e habilidades:

 

           capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;

        visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e inter-setoriais;

     exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;

        utilização do raciocínio lógico, critico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;

         habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;

          domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;

         receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;

       adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;

        gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;

           gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;

          capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

   eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações; e

         iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.

 

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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