UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 22 de Julho de 2024

FONOAUDIOLOGIA (BACHARELADO)/CCS - João Pessoa(João Pessoa)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - CCS

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

        A atuação do Fonoaudiólogo(a) se circunscreve nas áreas de saúde e educação. O profissional egresso do Curso de Fonoaudiologia da UFPB será formado tendo como base as necessidades da saúde e da educação nos níveis local, regional e nacional, para atuar com a comunicação humana em suas múltiplas dimensões: históricas, sociais, políticas, afetivoemocionais, cognitivas, motoras e sensoriais.

Com base na Resolução CNS 610/2018, o profissional egresso do Curso de Fonoaudiologia deve ter uma formação que o permita ser capaz de prevenir, promover, avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sociocultural, visando a promoção do bem-estar individual e social bem como a integralidade da assistência, no que diz respeito à saúde da comunicação humana. Será capaz de agir de forma preventiva com o intuito de evitar agravos de saúde, como também, de avaliar, de planejar, de gerenciar e de intervir nas patologias que estejam em seu domínio de conhecimento, a fim de proporcionar a melhor condição para que se processe a comunicação humana.

O fonoaudiólogo deve alcançar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva da realidade científica e social. Com formação ético-filosófica, de natureza epistemológica em consonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional, pautada em princípios éticos e bioéticos, tem o dever de atuar no processo de saúde-doença-cuidado; com ações voltadas à promoção da saúde, à prevenção de agravos, à recuperação, à habilitação e à reabilitação, considerando a integralidade, a equidade e a universalidade em todo o processo assistencial (BRASIL, 2018).

Deve ser um profissional com competência técnica e política, sensibilidade, proatividade e criatividade, voltado para a responsabilidade coletiva, assumindo sua função social a fim de contribuir para a saúde, educação, cultura, lazer, trabalho, entre outros, tendo como referência os princípios e diretrizes do SUS, abrangendo o Sistema de Educação, Assistência Social, Trabalho e Justiça vigentes. Precisa atuar tanto em caráter individual quanto coletivo, contribuindo com a melhoria da assistência, respeitando a diversidade sociocultural, histórica e regional do país (BRASIL, 2018).

Além disso, deve ser um profissional qualificado para intervir, sempre que necessário, nas patologias promovendo a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas; preparado para atuar de maneira interprofissional e colaborativa com diferentes equipes de profissionais; capacitado para ter uma visão holística e integrada da ação e da relação paciente-família-ambiente social e profissional; apto a desenvolver ações de avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento com relação aos distúrbios fonoaudiológicos da função auditiva (periférica e central, vestibular), da linguagem (oral e escrita), da voz, da fluência, da articulação da fala, dos sistemas miofuncional orofacial e cervical e de deglutição e suas alterações, promoção e proteção da saúde em uma coletividade, intervindo nos casos das dificuldades da aprendizagem até o processo de envelhecimento do ser humano, utilizando-se de técnicas, instrumentos e métodos técnico-científicos para atuar nas diferentes áreas da Fonoaudiologia; seguro com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Fonoaudiologia (BRASIL, 2018).

Practice Area:

      A Fonoaudiologia marca a sua consolidação enquanto profissão devidamente reconhecida em face do próprio movimento de desenvolvimento social que cria dinâmicas novas, transformações e perspectivas sociais. Essa expansão da profissão passa a contribuir de forma significativa no atendimento das demandas derivadas dessas novas dinâmicas. A ampliação do mercado de trabalho, novos formatos de assistência à saúde e educação, ferramentas de trabalho cada vez mais inovadoras são fatores que, associados ao avanço científico, têm exigido do profissional uma maior atenção para as tendências do mercado, como estar inserido nesse contexto e como conquistar novos espaços de maneira ética, responsável e competente (ALMEIDA, 2008).

O reconhecimento oficial da Fonoaudiologia como curso de nível superior no ano de 1981, marcou o processo de crescimento da profissão e consequentemente a ampliação do campo de atuação do fonoaudiólogo para além dos domínios da fonoaudiologia educacional e clínico–terapêutica. Expande-se a atuação em comunicação, audição e voz humana (CFFa, 2021). Face ao crescimento das áreas de atuação, consequentemente, fortaleceu-se o processo de ensino e da pesquisa. Atualmente, o empreendedorismo e ações no campo da saúde coletiva tem crescente destaque. Dessa forma, a formação do profissional fonoaudiólogo da atualidade é bastante desafiadora, pois, para além do conhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e competências é essencial (GARCIA, 2020).

O fonoaudiólogo desenvolve suas ações em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais, maternidades, consultórios, clínicas, home care, instituições de longa permanência para idosos e casas de saúde, creches, berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas dos mais diversos ramos, meios de comunicação, associações compostas pela sociedade civil organizada e em todos os espaços que o homem necessite de usar da comunicação. O profissional também encontra um grande espaço na gerência de serviços fonoaudiológicos em diversos setores fora dos consultórios, tanto no serviço público quanto em empresas privadas, além da prestação de serviços de forma autônoma em assessoria e consultorias especializadas (CFFa, 2007).

Com esse cenário de expansão da Fonoaudiologia, tornou-se primordial o avanço cultural, científico e tecnológico de seus profissionais, sendo indispensável o intercâmbio entre teoria e prática vivenciadas e o conhecimento das novas descobertas da área (e áreas 22 afins) e das mais recentes experiências de sucesso. Fato que define, posteriormente, a competência e a qualidade de atuação do profissional (ALMEIDA, 2008).

Assim, o fonoaudiólogo conta com um amplo mercado de trabalho que atinge diversos âmbitos.

Atuação na Universidade
No âmbito da Universidade, o profissional da Fonoaudiologia exerce primordialmente funções nas áreas do ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação e pós-graduação. Pode vir a atuar em atividades de caráter técnico-administrativo acadêmico, tais com: cargos de direção, de chefia de departamento, coordenação de curso, núcleos de ensino, pesquisa e extensão, ligas acadêmicas, conselhos de curso, assim como participar de comissões tanto no espaço acadêmico como administrativo, bancas examinadoras, dentre outras atividades que digam respeito a Universidade. Com o passar dos anos, as instituições de ensino superior que oferecem o Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia, formaram inúmeros fonoaudiólogos, que por sua vez tornaram-se docentes seja em instituições onde realizaram sua formação ou em outras instituições tanto ligadas à iniciativa privada como as públicas, não somente no âmbito do Nordeste, como nas demais regiões do país.

Atuação na área de saúde
A ação deste profissional é particularmente ampla, abrangendo a atuação conjunta com profissionais das áreas da Medicina e demais profissionais da saúde. No que diz respeito à saúde da comunicação humana pode desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, apresentando prática integrada com as instâncias do sistema de saúde, assim respeitando padrões de qualidade, segurança do usuário no sistema de saúde, autocuidado e princípios da ética/bioética, com resolutividade em saúde nos níveis individual e coletivo.

É de competência do profissional fonoaudiólogo a realização de avaliações e intervenções fonoaudiológicas apropriadas, levando em consideração as recomendações que são apresentadas de maneira organizada, desempenhando funções profissionais em face de múltiplas demandas. Como também, é seu papel estabelecer metas de atendimento em colaboração com os usuários, profissionais de áreas afins e suas famílias, que podem incluir retardar a progressão da doença, tratar os sintomas, melhorar funções ou alcançar a cura. Na atual realidade paraibana, os campos de atuação também são abrangentes e incluem:

● Na UFPB (ensino, pesquisa, extensão e serviços existentes: HULW, Laboratório de Fisioterapia, Núcleo de Fissura, SUVAG – atendimento aos surdos; Núcleo de Educação Especial),

● Em hospitais e clínicas do SUS: unidades de saúde da família (USFs), ambulatórios de especialidades, hospitais, maternidades e berçários, na prevenção, diagnóstico e (re)habilitação nas áreas de motricidade orofacial, voz, linguagem e audição, atuando junto a recém-nascidos, crianças, adultos, idosos com patologias que abrangem problemas fonoaudiológicos;

● Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB);

● Em Casas de Saúde, Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPis), creches, Organizações governamentais (OGs), Organizações não-governamentais (ONgs), Associações, Sindicatos, Empresas e Indústrias;

● Nos Hospitais e clínicas particulares, junto a profissionais de otorrinolaringologia, neurologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outros;

● Home Care (atendimento domiciliar) tanto pelas clínicas privadas quanto pelo SUS, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vinculado ao Programa Melhor em Casa dos municípios, atendendo pacientes acamados ou que não podem se deslocar até os serviços de saúde, consultórios ou clínicas fonoaudiológicas para realizar tratamento.

Atuação na área de Educação
No âmbito da educação, o fonoaudiólogo deve continuamente manter-se atualizado com os avanços científicos para área, assumir a responsabilidade e o compromisso com a sua educação e reconhecer a Educação Permanente como dispositivo para a pactuação de processos de trabalho em saúde, assim como, estabelecer diálogo e parceria de trabalho com os profissionais da área da educação. Deve demonstrar compreensão dos princípios científicos da pesquisa e da investigação acadêmica e a prática baseada em evidências, garantir que a segurança do usuário seja mantida quando em situação de aprendizagem da prática fonoaudiológica e promover uma cultura que reconheça, apoie e responda de forma eficaz aos colegas na resolução de necessidades/problemas de saúde e primar por um ambiente de aprendizagem seguro.

Outras áreas de atuação
O fonoaudiólogo atua em organizações governamentais, não governamentais e de iniciativa privada, exercendo atividades em ambientes tais como: hospitais, clínicas, empresas, indústrias, instituições de longa permanência, empresas de comunicação (televisão, rádio, mídias), call centers, escolas públicas ou privadas, berçários. Em todos os espaços interage com profissionais de áreas afins. Nas diferentes áreas de sua atuação, em conformidade com sua formação acadêmica, deve manter a comunicação eficaz com os profissionais, com os usuários e suas famílias, assim como, participar de estudos de casos, discussões de casos clínicos e reuniões administrativas. Nos estudos ampliados e compartilhados deve identificar e acessar propostas terapêuticas e pedagógicas, além do uso de novas tecnologias de informação para apoiar o processo de intervenção em relação à comunicação humana, ajudando o usuário a tomar decisões sobre sua saúde.

Professional Skills :

      O Fonoaudiólogo deve ser um profissional com competência técnica e política, sensibilidade, proatividade e criatividade, voltado para a responsabilidade coletiva, assumindo sua função social a fim de contribuir para a saúde, educação, cultura, lazer, trabalho, entre outros, tendo como referência os princípios e diretrizes do SUS, abrangendo o Sistema de Educação, Assistência Social, Trabalho e Justiça vigentes. Precisa atuar tanto em caráter individual quanto coletivo, contribuindo com a melhoria da assistência, respeitando a diversidade sociocultural, histórica e regional do país (BRASIL, 2018).

Além disso, deve ser um profissional qualificado para intervir, sempre que necessário, nas patologias promovendo a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas; preparado para atuar de maneira interprofissional e colaborativa com diferentes equipes de profissionais; capacitado para 20 ter uma visão holística e integrada da ação e da relação paciente-família-ambiente social e profissional; apto a desenvolver ações de avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento com relação aos distúrbios fonoaudiológicos da função auditiva (periférica e central, vestibular), da linguagem (oral e escrita), da voz, da fluência, da articulação da fala, dos sistemas miofuncional orofacial e cervical e de deglutição e suas alterações, promoção e proteção da saúde em uma coletividade, intervindo nos casos das dificuldades da aprendizagem até o processo de envelhecimento do ser humano, utilizando-se de técnicas, instrumentos e métodos técnicocientíficos para atuar nas diferentes áreas da Fonoaudiologia; seguro com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Fonoaudiologia (BRASIL, 2018).

Methodology:
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Course Management System :
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Course Evaluation:
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Political-Pedagogic Project:
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