UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

FONOAUDIOLOGIA (BACHARELADO)/CCS - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - CCS

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

          O fonoaudiólogo, é o profissional com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua empesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da Comunicação Oral e Escrita,Motricidade Orofacial, Voz e Audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz” (Lei6965 de 09 de Dezembro de 1981 no artigo 1o).

          O profissional egresso do Curso poderá atuar nos campos pertinentes à motricidade orofacial,voz, linguagem oral e escrita, e audição, em todas as suas amplitudes e complexidades, sendo capazde avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sócio-cultural, visando o bem-estar social.

Assim, o fonoaudiólogo (a) egresso do curso de graduação da Universidade Federal da Paraíba será um profissional:

  • Com visão crítica, generalista, humanista e reflexiva da realidade científica e social;
  • Com formação ético-filosófica, de natureza epistemológica e ético-política emconsonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional;
  • Com conhecimento dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos daFonoaudiologia e seus diferentes modelos de intervenção e atuação com base no rigorcientífico e intelectual;
  • Com foco na aprendizagem contínua, tanto na formação, quanto na prática. Conscienteda necessidade constante de aperfeiçoamento e atualização, com vistas a promover,preservar e recuperar as relações humanas e a saúde das populações nele inseridas.
  • Contribuinte para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas,famílias e comunidade, considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais,econômicas, ambientais e biológicas;
  • Preparado para responder às exigências da atuação equilibrada em equipes multi einterdisciplinares, as quais são fundamentais para uma visão holística e integrada da açãoe da relação paciente-família e profissional;
  • Aptos a desenvolver ações de prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia(habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento sobre os distúrbios fonoaudiológicos dafunção auditiva (periférica e central, vestibular), da linguagem (oral e escrita), da voz, dafluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e dedeglutição, promoção e proteção da saúde, utilizando-se de técnicas, instrumentos emétodos técnico-científicos para atuar nas diferentes áreas da Fonoaudiologia; tanto emnível individual quanto coletivo;
  • Seguro com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidadeintegrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade dasações do cuidar em Fonoaudiologia (MEC/CNE, 2002).

 

 

 

 

 

 

 

Área de Atuação:

        É extenso o campo de atuação do Fonoaudiólogo: clínico-terapêutico, clínico, educacional,hospitalar, assessoria, docência, entre outros. Atua em hospitais, casas de saúde, ambulatórios,consultórios, clínicas, centros de reabilitação, escolas, creches, indústrias, empresas, teatros,emissoras de televisão e rádio, entidades de pesquisa, comissões de perícia técnica, consultorias eoutros locais em que a comunicação humana é objeto de trabalho e investigação.

           Nas instituições de ensino, públicas ou privadas, o profissional da Fonoaudiologia atuaprimordialmente no ensino, pesquisa, extensão, em atividades inerentes dos cursos de graduação epós-graduação.

           Na área de saúde, este profissional tem um campo amplo, atuando em conjunto comprofissionais da área de Medicina (neurologia de adultos e crianças, otorrinolaringologia, dapsiquiatria, obstetrícia, ortopedia, pediatria, geneticista, entre outros), da área de Odontologia, e dedisciplinas de áreas afins (fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional).

Nesse campo de atuação, o fonoaudiólogo poderá elaborar ações de programas deorientação quanto ao desenvolvimento da linguagem e audição, sendo importante a maturaçãoadequada das funções neurovegetativas na produção dos sons da fala, no uso adequado da voz e namanutenção auditiva ao intervir na prevenção, na terapia e na reabilitação das possíveis patologiasligadas à Fonoaudiologia (Almeida, 2008).

De acordo com a realidade paraibana e nordestina, os campos de atuação também sãoabrangentes e incluem:

  • Nas instituições de ensino, em hospitais, laboratórios e núcleos de atendimento acomunidade;
  • Em hospitais e clinicas do Serviço Único de Saúde – SUS: Unidades Básicas de Saúde(UBS), Ambulatórios de especialidades, Hospitais Maternidades e Berçários, na prevenção, diagnóstico e (re)habilitação nas áreas de motricidade orofacial, voz eaudição, atuando em recém-nascidos, crianças, adultos, idosos com patologias queabrangem problemas fonoaudiológicos;
  • No Programa Saúde da Família - PSF e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF);
  • Em Casas de Saúde, Casa de Repouso, Asilos, Creches e Organizações governamentais(OGs), Organizações não-governamentais (ONgs), Associações, Sindicatos, Empresas eIndústrias;
  • Nos Hospitais e Clínicas particulares (otorrinolaringologia, audiologia, psicologia, etc.);
  • Home care, a domicílio, atendendo pacientes acamados ou que não podem se deslocaraté um consultório ou clínica fonoaudiológica para realizar tratamento.

Os serviços de fonoaudiologia na área de educação são direcionados para a promoção e afacilitação da aprendizagem dos educandos nas creches, escolas, escolas especiais e universidades,por meio de:

Avaliação geral (screening) do processo de aquisição da linguagem oral e escrita dosestudantes de unidades escolares;

Identificação de possíveis problemas da linguagem, da fala, voz ou audição;


  • Elaboração de estratégias de assessoria, orientação e consultoria a pais e docentes;
  • Planejamento de atividades de prevenção dos problemas de aprendizagem;
  • Participação em reuniões de planejamento e elaboração de planos de aula;
  • Encaminhamento, acompanhamento e, quando viável, sem ferir a ética profissional1,atendimento in loco.

O Fonoaudiólogo também poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Organizações do terceiro setor conveniadas com as instituições de ensino;
  • Indústrias e empresas, realizando programas de prevenção auditiva, examesaudiométricos e triagens fonoaudiológicas, emissão de laudos de testes de equipamentosdestinados ao auxílio e/ou correção de deficiências da voz, da fala e da audição;
  • Estética;
  • Perícia;Sistema de comunicação e mídia, como emissoras de rádio e televisão, além deteatro, orientando profissionais quanto ao uso correto da fala e à aplicação de técnicasapropriadas ao uso profissional da voz.
Competências e Habilidades do Profissional:

            A formação do fonoaudiólogo contempla competências e habilidades nas áreas de atenção àsaúde individual e coletiva; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração egerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais e atividades relacionadas ao ensino epesquisa (Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2007).

            Assim, os profissionais egressos do curso de Fonoaudiologia deverão ser capazes de:

  • Elaborar, planejar, implantar e implementar programas, projetos e ações de atenção àsaúde e educação, com vistas na prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento eintervenções em geral individuais ou coletivas relacionadas à comunicação humana, bemcomo promover a saúde ou educação;
  • Compreender as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais do ser humano,abrangendo sua linguagem e aprendizagem, como condição para o conhecimento dagênese e evolução das alterações da comunicação;
  • Ser comprometido com a diversidade de conhecimento em áreas afins, promovendo evalorizando a ação em equipe multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar e aresolução de problemas da saúde.

 

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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