O perfil do egresso definido a partir das diretrizes curriculares nacionais ressalta o compromisso de articular o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando a sólida formação teórica, o trabalho coletivo interdisciplinar, a unidade entre teoria/prática, o compromisso social e ético do profissional, na superação das injustiças sociais, da exclusão e da descriminação.
Nesse sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública propõe um perfil profissional voltado para o desenvolvimento, de forma plena e inovadora, de atividades na área profissional e uma formação específica que o habilite para à:
a) compreensão do cenário econômico, político e legal no contexto da gestão pública;
b) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica nos processos de gestão pública;
c) difusão de tecnologias de gestão que atendam as necessidades da sociedade e a melhoria da gestão pública;
d) formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional;
e) difusão de práticas de gestão inovadoras, balizadas pelos princípios da administração pública e pela ética profissional.
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública poderá atuar em organizações públicas, como servidores públicos ou prestadores de serviços nas esferas federal, estadual ou municipal. O profissional também poderá vincular-se a instituições privadas prestadoras de serviços de órgãos públicos ou em instituições sem fins lucrativos que desenvolvem atividades ligadas a promoção do bem estar social, desenvolvimento regional, pesquisa aplicada e inovação tecnológica.
O Tecnólogo em Gestão Pública é um profissional, com formação em nível de graduação, que deve ser capaz de articular teoria e prática, mobilizando competências com eficiência, eficácia e efetividade e atender as demandas da sociedade. O perfil profissional do acadêmico contempla as seguintes competências:
a) Identificar os princípios que regulamentam a gestão pública.
b) Conhecer os fundamentos das práticas de gestão que podem ser difundidos nas organizações públicas;
c) Conhecer os principais modelos de gestão públicas difundidos no Brasil e no mundo.
d) Planejar e implementar processos de mudança na gestão pública.
e) Difundir um comportamento ético e socialmente responsável;
f) Compreender os cenários econômicos e suas implicações na Gestão Pública;
g) Analisar e interpretar a situação atual da economia brasileira;
h) Compreender a influência do comportamento humano no gerenciamento de grupos e da organização;
i) Utilizar ferramentas de comunicação e marketing na gestão pública;
j) Conhecer os princípios e processos da contabilidade e das finanças no planejamento, gestão e controle de recursos públicos;
k) Elaborar orçamentos públicos nas várias esferas da gestão pública.
l) Identificar e aplicar os princípios constitucionais e administrativos que regulamentam a gestão pública;
m) Utilizar os princípios e ferramentas da qualidade na gestão pública;
n) Reconhecer as características e potencialidades do empreendedorismo na gestão pública;
o) Analisar as principais políticas de gestão do estado brasileiro;
p) Conhecer a legislação previdenciária e avaliar a sua aplicabilidade na gestão pública;
q) Utilizar sistemas de informação na tomada de decisão governamental;
r) Conhecer as etapas e os processos de licitação e gestão de contratos no setor público;
s) Conhecer, identificar e caracterizar sistemas de controles sobre registros contábeis e gerenciais, de publicações contábeis ou gerenciais, de métodos de estornos, ajustes ou reclassificações, de acordo com as normas e princípios de contabilidade a serem aplicados;
t) Conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e sua aplicabilidade nas várias esferas da gestão pública.
u) Elaborar e implementar projetos voltados para o setor público.
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