UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 22 de Fevereiro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA (LICENCIATURA)/CCS - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - CCS

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O Curso de Graduação em Educação Física na modalidade de Licenciatura em Educação Física deverá assegurar uma formação acadêmico-profissional, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. O Licenciado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano no contexto da Educação Básica, dando ênfase à formação para a cidadania e a inclusão social

Área de Atuação:

          O profissional com Licenciatura em Educação Física atua em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de Educação Básica exercendo a docência na área de Educação Física, bem como pesquisar, coordenar programas de atividade física, esporte e lazer no contexto da educação básica

Competências e Habilidades do Profissional:
  1. Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da área de conhecimento da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  2. acompanhar as transformações tecnológicas e acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  3. participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola atuando em diferentes contextos da prática profissional;
  4. conhecer e vivenciar procedimentos didático-metodológicos voltados para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física na Educação Básica;
  5. promover a educação física na Educação Básica, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, e da dança;
  6. Dominar conceitos biodinâmicos essenciais para desenvolver práticas promotoras de saúde enquanto projeto pedagógico em associação com outras disciplinas que visem o mesmo objetivo;
  7. pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente.12
  8. criar, planejar, realizar, gerir, e avaliar diferentes procedimentos metodológicos de ensino, objetivando a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
  9. dominar os conhecimentos dos princípios básicos do movimento humano, devidamente embasado em termos anátomo-fisiológicos, pedagógicos, filosóficos, psicossociais e histórico-sociais;
  10. compreender o papel social da escola, assumindo um compromisso com a formação do educando tendo como princípios o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade e a tolerância, valores inspiradores da sociedade democrática;
  11. reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos e seus aspectos sociais, culturais e físicos detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
  12. compartilhar saberes com profissionais de diversas áreas/disciplinas de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas;
  13. utilizar o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sob a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.
Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2020 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v20200221103700-master