UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

ENFERMAGEM/CCS - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - CCS

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

         Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício da Enfermagem e da docência na educação básica e na educação profissional em enfermagem, com base em conhecimentos científicos e habilidades técnicas e em princípios éticos. Capaz de conhecer, fazer julgamento e intervir sobre as respostas dos indivíduos, família e comunidade aos problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região nordeste, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Área de Atuação:

O Profissional egresso do Curso de Graduação em Enfermagem poderá atuar nas áreas:

     I -  Assistência Clínica: em que as atividades são dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente, e que é prestada no âmbito ambulatorial e hospitalar, bem como em outros espaços, incluindo o domiciliar.

  1. .Hospitais e Clínicas
  2. Ambulatórios
  3. Consultórios
  4. Bancos de Leite Humano
  5.  Bancos de sangue
  6. Lactários
  7. Cuidado domiciliar

   II  - Saúde Coletiva: em que as atividades são dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente e que é prestada mediante políticas do setor saúde, que interferem nos determinantes sociais do processo saúde-doença das coletividades; e intervenções ambientais, no seu sentido mais amplo, incluindo as relações e as condições sanitárias nos ambientes de vida e de trabalho.

  1.  Unidades Primárias de Saúde e Unidades de Saúde da Família
  2.  Programas de atenção à saúde para grupos comunitários
  3.   Instituições ligadas à saúde do trabalhador
  4.   Creches e Escolas
  5.   Associações e Organizações Não Governamentais
  6.   Vigilância Sanitária.

        III -  Ensino

  1.   Docência em Instituições de formação e de capacitação de força de trabalho de enfermagem/saúde

        IV - Outros

  1.  Consultoria em assuntos de enfermagem / saúde
  2.  Órgãos de classe
Competências e Habilidades do Profissional:

          O Curso de Graduação em Enfermagem da UFPB deve garantir ao Egresso/Profissional, o conhecimento requerido para o exercício das seguintes competências e habilidades técnico-científicas, ético-políticas, sócio-educativas:

  • Atuar como enfermeiro generalista, humanista e crítico-reflexivo, incorporando a ciência e arte do cuidar como instrumentos de interpretação profissional;
  • Utilizar conhecimentos científicos e habilidades técnicas que confiram qualidade no cuidado à pessoa e aos grupos humanos, considerando modelos clínicos e epidemiológicos.
  • Aprimorar sua formação técnico-científica no exercício profissional, estabelecendo novas relações com o contexto social, organização e as possíveis transformações;
  • Utilizar os instrumentos básicos do cuidado, incluindo o processo de enfermagem, com o propósito de contribuir para a qualidade da assistência à saúde;
  • Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo a saúde e condições de vida como direito e atuar de modo a contribuir para a integralidade da assistência através de ações de serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos;
  • Fazer julgamentos e intervir sobre as respostas dos indivíduos e grupos humanos, aos problemas/situações de saúde/doença na sua área de atuação visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • Intervir no processo saúde e doença, implementando ações de enfermagem na promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde visando a integralidade da assistência de enfermagem;
  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, reconhecendo as especificidades dos grupos humanos nos seus processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Coordenar o processo do cuidar em enfermagem compatibilizando as características profissionais dos agentes de equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
  • Gerenciar o processo de trabalho de enfermagem, com princípios de ética e de bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo, em todos os âmbitos de atuação profissional;
  • Reconhecer a relação de trabalho em equipe, de modo a diagnosticar, comunicar-se, tomar decisões e solucionar problemas de saúde, considerando a influência das relações de trabalho na saúde, enfrentando situações em constante mudança;
  • Interferir na dinâmica do trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
  • Atuar como agente transformador no contexto social, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas promovendo estilos de vida saudáveis de clientes e comunidades;
  •  Atuar em equipes multiprofissionais de saúde integrando as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
  • Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e outras formas do conhecimento, visando à qualificação da prática profissional, considerando os princípios ético-legais;
  • Respeitar o código de ética, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
  • Cuidar da própria saúde e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro;
  • Planejar, implementar e avaliar programas de educação, visando a formação e qualificação continuada dos trabalhadores e profissionais de enfermagem e saúde;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
  • Participar do processo de formação/capacitação de trabalhadores de enfermagem ou de outros profissionais de enfermagem.
Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.6