O Bacharel em Ciência da Computação procede à solução de problemas do mundo real, por meio da especificação de modelos computacionais e de sua implementação. Tem conhecimento e domínio do processo de projeto de software complexo para solucionar problemas com base científica; capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução de setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas de aplicação da computação; e formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade.
Dentre os problemas que o egresso do Curso deverá ser capaz de solucionar, com o uso dos computadores, destacam-se:
·Armazenamento de grandes volumes de informações, dos mais variados tipos e formas, e sua recuperação em tempo aceitável;
·Computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto;
·Comunicação segura, rápida e confiável;
·Automação, monitoração e controle de sistemas complexos;
·Processamento de imagens de diferentes origens;
·Aplicações diversas nas áreas empresariais, de saúde, de telecomunicações, no setor público, etc.
O Bacharel em Computação entende-se como sendo um profissional na área da computação, com visão crítica da sua profissão e da sociedade, que atua de forma ética, com formação básica duradoura, capaz de permitir a sua contínua atualização tecnológica, visando encontrar soluções aos problemas apresentados pela sociedade com eficácia técnica e viabilidade econômica.
Os profissionais formados pelo Curso de Ciência da Computação, Bacharelado, do Campus I da UFPB poderão atuar nos seguintes campos de atuação:
·Analistas de Sistemas em Empresas – analistas do setor de computação e informática da região e em empresas de grande porte de outros setores, particularmente no setor de telecomunicações, onde podem atuar em funções de gerência tecnológica;
·Empresários do Setor de Computação e Informática - montando empresas de prestação de serviços e desenvolvimento de produtos na área de computação e informática;
·Profissional Liberal - também podem atuar como profissionais liberais, prestando serviços de consultoria em tecnologia da computação.
Os egressos deste Curso são também candidatos potenciais a seguirem a carreira acadêmica, através de estudos pós-graduados.
O Curso de Computação, Bacharelado, deverá formar profissionais capazes de solucionar problemas demandados pela sociedade através da especificação de modelos computacionais e de sua implementação. Estarão aptos a interagir com a sociedade a fim de identificar suas necessidades e propor soluções empregando tecnologias atuais e até mesmo inovadoras, tecnicamente eficazes e viáveis economicamente, mas sem esquecer de lidar com as dimensões humanas e éticas do conhecimento, da tecnologia e das relações sociais. Os formandos deverão ter uma visão crítica, contributiva e cada vez mais consciente de seus papéis sociais e de seu trabalho no avanço científico e tecnológico do estado e da região.
Os egressos desse curso devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico.
Estes profissionais devem ter o potencial e suporte intelectual que os tornem capazes de incorporar com um mínimo de esforço os novos avanços tecnológicos, de saber o porquê das coisas, de ter visão em perspectiva da área de computação. É um profissional com uma boa e sólida formação básica, voltada à formação de profissionais bem preparados, em condições de se ajustarem eficazmente a equipes que utilizem metodologias nas diversas áreas, acompanhando com facilidade as inovações tecnológicas, propondo soluções inovadoras.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2023 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v23.6.0