UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 23 de Setembro de 2021

BIBLIOTECONOMIA (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

              O Bibliotecário é um profissional da informação qualificado para interagir com o processo de transferência da informação (da geração ao uso) e dos registros do conhecimento,   interpretando criticamente a realidade social, com uma visão contributiva e consciente de seu papel social e de sua atuação no avanço científico e tecnológico do seu Estado e da região, sem desconsiderar as dimensões humanas e éticas do conhecimento, da tecnologia e das relações sociais.

           Nesse sentido, o perfil do Bacharel em Biblioteconomia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimento e de práticas, que se articulam ao longo do Curso, a fim de compreender que o Curso de Biblioteconomia trata do campo teórico-investigativo das unidades de informação, e do trabalho informacional que se realiza na práxis

Área de Atuação:

            O Bibliotecário pode atuar como profissional liberal, prestando serviços de consultoria em unidades de informação, também, pode seguir a docência, continuando seus estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) com vistas a ingressar no magistério superior. Muitos dos nossos ex-alunos são professores em universidades, faculdades e centros de ensino técnico, públicos e privados, em nossa região. 

       O mundo de trabalho exigi um profissional que faça uso de novas técnicas de informação, que seja capaz de manusear as novas ferramentas disponíveis para o processamento (tecnologias de informação), que exerça uma liderança pró-ativa, entre outros   existentes. Nesse aspecto, o trabalho do bibliotecário estará voltado para: "auxiliar os processos de geração e uso de informações que, por sua vez podem levar o cidadão a um maior conhecimento de si mesmo e de sua realidade e, consequentemente, a uma maior participação em seu contexto social." (ARAÚJO, 1998, p.12). 

   Diante dessa nova configuração do mundo do trabalho, originam-se "comunidades eletrônicas”, que necessitam de “especialistas na gestão de multi-sistemas operacionais";  "responsáveis pela identificação de novos bens e serviços negociáveis eletronicamente"; "responsáveis pela estratégia de programação de gerenciamento de eventos e informações de interesse"; "os archivists, para a organização e manutenção dos conteúdos gerados eletronicamente"; os usage analists, que interpretarão os dados sobre o uso e o comportamento da comunidade";  "responsáveis pela manutenção e ampliação de mercados, consumidores e usuários." Percebemos, com isso, que o mercado é amplo, e que a informação é primordial para que os profissionais na atualidade possam atuar em diferentes ramos.

Competências e Habilidades do Profissional:

            As competências e habilidades inerentes ao profissional bibliotecário devem qualificá-lo para o exercício profissional em suas habilitações, de forma a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.

 3.1 Competências

Técnico-Científicas:

  •   aptidão para criar, desenvolver e utilizar técnicas de coleta, tratamento, recuperação e disseminação da informação;
  •   capacidade para formar e desenvolver acervos (impressos/eletrônicos/digitais);
  •   domínio de técnicas de preservação e conservação do patrimônio documental de pessoas e instituições;
  •   versatilidade para desenvolver atividades autônomas (orientar, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e assinar laudos técnicos e pareceres);
  •   domínio das atividades de cooperação, compartilhamento e consórcio como fatores relevantes para o acesso à informação e ao conhecimento;
  •   domínio no desenvolvimento e utilização de tecnologias, a fim de responder as demandas sociais de informação produzidas pelas transformações tecnológicas que caracterizam o mundo contemporâneo;
  •   domínio no uso das fontes de informação (de qualquer natureza) para suprir as necessidades e demandas de informação dos usuários;
  •   capacidade para realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.

 

  • Comunicacionais e Expressivas:
  •   segurança e desenvoltura  para desenvolver a comunicação oral e não verbal, escrita (textual e imagética) dentro  de padrões científicos e tecnológicos.

 Gerenciais:

  •     qualidade para gerenciar unidades de informação, utilizando racionalmente os recursos disponíveis;
  •   desenvoltura para promover o desenvolvimento de habilidades informacionais dos usuários dos sistemas de informação;
  •   criticidade sobre ética e prática profissional;
  •   aptidão para gerenciar unidades, recursos, serviços e sistemas de documentação e informação;
  •   atuação integrada, estabelecendo relações interpessoais com o público interno e externo das organizações sociais e empresariais; conhecer e utilizar os recursos de marketing para a promoção dos produtos e serviços de informação;
  •   capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares;
  •   adaptabilidade às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas;
  •    visão holística para atuar em organizações sociais e empresariais;
  •    inteligibilidade para planejar administrativa e financeiramente as atividades inerentes  a sua prática profissional.
  •   desenvoltura para interpretar as necessidades as demandas informacionais de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;

 

Sociais e Políticas:

  •   compreensão das raízes, formas e manifestações da sociedade;
  •   capacidade de formular e executar políticas institucionais de informação governamentais (locais/nacionais), elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
  • facilidade para identificar e criar novas demandas sociais de informação e conhecimento;
  •   interesse pelas políticas, social, econômica e cultural da informação;
  •   integração a diferentes grupos profissionais;
  •   capacidade para desenvolver atitudes pró-ativas;
  •   entendimento de ações pedagógicas e de pesquisa.

 

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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