O Curso de Ciências Econômicas visa formar um profissional competente e consciente socialmente, economista cidadão, ciente de sua realidade local, de seus problemas econômicos e de sua dimensão social, com capacidade de manusear métodos quantitativos com sensibilidade social e disposto a intervir com responsabilidade e ética, propondo soluções, a um só tempo, técnicas e humanas.
Devido às peculiaridades de sua formação, o economista pode assumir diversas funções na sociedade contemporânea, caracterizando-se por ser um profissional multifacetado. Dentre as principais funções, pode-se destacar as seguintes: técnico em planejamento, técnico em projetos, analista de projetos, analista de mercados, analista de mercados financeiros, técnico em orçamento, perito econômico, consultor de empresas, consultor financeiro de empresas, técnico em comércio exterior, docente em economia, assessor de entidades de classe e assessor de organizações não governamentais.
No setor público, destacam-se as seguintes instituições como ambiente natural de atuação dos economistas: órgãos de planejamento econômico, órgãos de pesquisa econômica, instituições de ensino e instituições bancárias. No setor privado, o economista pode atuar de uma forma geral: no setor agropecuário, no setor industrial e no setor terciário. O economista também pode atuar nas mais distintas organizações não governamentais, contribuindo, por exemplo, com a elaboração de projetos e estudos de impacto sócio-econômico e ambiental.
O curso de Ciências Econômicas opta por formar um profissional que, além de ser um bom pesquisador e analista (conforme as diretrizes nacionais), também é um bom técnico e projetista, que domina a realidade e que aprofunda estudos em uma área de atuação profissional.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.9.2