UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 12 de Novembro de 2019

ARQUITETURA E URBANISMO/CT - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA (CT) - CT

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

PERFIL PROFFISIONAL

 

           O arquiteto e urbanista, como um profissional de formação generalista em seu campo de atuação, deve estar comprometido com posturas éticas relacionadas ao desempenho profissional, à cidadania e à questão ambiental.

       Esse profissional deve estar apto a propor soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade, a responder aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhe possibilite adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e ser afeito à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.

Área de Atuação:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Competências e Habilidades do Profissional:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

 

          O exercício profissional do arquiteto e urbanista no Brasil é regulado por lei. A habilitação é única, ou seja, não existem modalidades na profissão. A responsabilidade técnica e a responsabilidade social (código de ética) constam da lei 5.194/66, que regulamenta a profissão nacionalmente. Assim, os arquitetos e urbanistas formados em qualquer unidade da Federação podem exercer sua profissão em todo o território nacional.

 

As competências

         Do ponto de vista legal (Lei 5194/66, Resolução 218/73 e Decisão Normativa 47/92 do CONFEA), compete ao arquiteto e urbanista o exercício das seguintes atividades: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, elaboração de projetos e de especificações, direção e execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação, todas referentes a construções, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trânsito.

 

Os conhecimentos

         A educação do arquiteto e urbanista deve ser assegurada por um ensino de nível universitário que mantenha o equilíbrio entre os aspectos teóricos-conceituais e éticos da profissão, que constituem os campos de conhecimento de fundamentação e a pesquisa científica, e a prática profissional, entendida como estágios curriculares e atividades de extensão e de pesquisa aplicada.

 

As habilidades

           O arquiteto e urbanista deve ser apto a aplicar os conhecimento da história, cultura e artes - com ênfase nas manifestações ocorridas no Brasil - ecologia, ciência e tecnologia, na concepção do projeto de arquitetura e urbanismo.

  O arquiteto e urbanista deve ser apto a compreender as questões ambientais, as relações entre as pessoas, as construções e seu entorno, de modo que sua atividade profissional vise a preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural.

 O arquiteto e urbanista deve ser apto a desenvolver práticas de pesquisa e de articulação com a sociedade.

 O arquiteto e urbanista deve ser apto a elaborar e gerenciar projetos de arquitetura, e a absorver as mudanças tecnológicas ocorrentes no âmbito do seu exercício profissional.

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2019 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v20191111170030-master