UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 15 de Setembro de 2019

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL (BACHARELADO)/CI - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE INFORMÁTICA (CI) - CI

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

 Perfil do Bacharel em Matemática Computacional

           O Curso de Matemática Computacional, através de uma estrutura flexível, qualificará seus graduados para utilização da matemática na solução de problemas práticos, além de desenvolver suas aptidões para a pesquisa científica e para o magistério superior.

          Neste contexto, o Curso garantirá a seus egressos um perfil diferenciado daquele de qualquer outro profissional de áreas afins. Este perfil oferecerá ao aluno uma sólida formação teórico-conceitual crítica, bem como de uma sólida formação prática de modelagem matemática e computacional.

        Estas duas vertentes são alinhadas por meio de uma práxis científico-pedagógica, privilegiando uma abordagem integrada e interdisciplinar, de modo que ao final do Curso o aluno egresso do Curso tenha: sólidos conhecimentos em Matemática, dominando tanto seus aspectos conceituais como histórico e epistemológico fundamentais; uma formação interdisciplinar, de modo a facilitar o diálogo e o trabalho em equipes com formação multidisciplinar nas diversas áreas do conhecimento; compreensão das diversas acepções da palavra modelo; conhecimento dos vários tipos possíveis de modelos matemáticos e computacionais, capacidade de escolher as estruturas matemáticas e computacionais pertinentes a cada trabalho de modelagem e, dentre estas, a mais adequada ao objetivo procurado; conhecimento das fases usuais dos trabalhos de modelagem e das principais técnicas existentes e que saiba escolher as mais adequadas a uma determinada situação; grande habilidade para construir e explorar modelos e domínio de técnicas de desenvolvimento matemático, técnicas de implementação computacional, técnicas de validação, técnicas de simulação e técnicas de exploração de modelos; desenvolvido uma sólida formação técnico-científica que o qualifique para a realização de pesquisa científica e/ou tecnológica na área de Modelagem Matemática e Computacional.


3. 

Área de Atuação:

Campo de Atuação

         

          Os egressos do Curso de Matemática Computacional poderão atuar como profissionais dos setores de serviços e produtivo; e como pesquisadores, nas áreas de Matemática Aplicada, Pesquisa Operacional ou Modelagem Computacional. 

Competências e Habilidades do Profissional:

Competências e Habilidades do Bacharel em Matemática Computacional

Para formar profissionais com o perfil desejado, o Curso de Matemática computacional, deverá desenvolver em seus alunos as seguintes habilidades ou competências:

a. Competências Gerais

expressão escrita e oral;

• trabalho em equipes multidisciplinares;

• compreensão critica e utilização novas idéias e tecnologias para solução de problemas;

• capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

• identificação, formulação e solução de problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

• estabelecimento de relações entre a Matemática Computacional e outras áreas do conhecimento;

• conhecimento de questões contemporâneas;

• educação abrangente necessária ao conhecimento de impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

• participação de programas de formação continuada;

• incentivo para ingresso em Programas de Pós-Graduação;

• trabalho na interface de Matemática Computacional com outros saberes.

b. Competências tecnológicas

• utilização de ferramental teórico-prático na modelagem de fenômenos, no desenvolvimento, na validação e na implementação de soluções computacionais de equações diferenciais;

• aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar na tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações otimizadas de recursos escassos; • auxiliar os profissionais de outras áreas a compreenderem a forma com que os modelos computacionais podem contribuir para a solução de problemas científicos e tecnológicos;

c. Competências gerenciais

• utilização da Matemática Computacional, de forma efetiva e eficaz, na racionalização operacional das atividades da organização, abrangendo planejamento, implementação e avaliação;

• visualização ampla e atualizada da gerência de projetos de pesquisa, desenvolvimento e aplicações dos métodos e técnicas da Matemática Computacional;

• capacidade empreendedora, de forma a atuar como um verdadeiro agente de mudanças, nas instituições e projetos em que participar;

• diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em Matemática Computacional.

d. Competências humanas

• utilização dos conhecimentos obtidos para um desempenho profissional bem sucedido, com base nos valores éticos que norteiam a vida em sociedade;

• flexibilidade suficiente para se adaptar e absorver as rápidas mudanças do mercado de trabalho e das tecnologias;

• habilidade de relacionamento interpessoal, favorável ao trabalho em equipe;

• desenvolvimento de uma visão contextualizada da área de Matemática Computacional em termos políticos, sociais e econômicos;

• expressão idéias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação;

 


Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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