O egresso do Curso de Cinema e Audiovisual deve ser um profissional capaz de produzir, analisar e disseminar processos comunicacionais nos diversos campos midiáticos, numa perspectiva multidisciplinar, considerando a complexidade do contexto em que tais processos estão inseridos.
O egresso do curso de Cinema e Audiovisual deve estar capacitado nas seguintes áreas:
a) Técnica e formação profissional - voltada para a formação prática, habilita o aluno a atuar profissionalmente nas áreas de Direção, Fotografia, Roteiro, Produção, Som, Edição\Montagem, Cenografia e Figurino, Animação e Infografia.
b) Realização em cinema e audiovisual - voltada para o desenvolvimento de projetos de produção de obras de diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas.
c) Teoria, análise e crítica do cinema e do audiovisual - voltada para a pesquisa acadêmica nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.
d) Economia e política do cinema e do audiovisual - voltada para a gestão e a produção, a distribuição e a exibição, as políticas públicas para o setor, a legislação, a organização de mostras, cineclubes e acervos e as questões oriundas do campo ético e político.
.
A área de atuação do egresso do curso de Cinema e Audiovisual é cada vez mais ampla e sua ação se conecta a muitas as áreas do conhecimento.
Assim, o egresso do curso de Cinema e Audiovisual terá um papel importante como agente de invenção e transformação das ferramentas tecnológicas, mas, sobretudo, de produzir a inversão das lógicas dominantes, que operam não apenas, mas, sobretudo, com fins sociais, onde as relações humanas devam se dar em práticas de inserção solidárias.
O curso de Cinema e Audiovisual vai criar as condições necessárias para que os que nele ingressem possam:
1. Ter domínio das técnicas e formação prática, que habilita o aluno para atuar profissionalmente como Realizador de Cinema e Audiovisual, com atuação nas áreas de Direção, Roteiro e Edição-Montagem e tenham noções básicas em outras áreas, tais como a Produção, o Som, Fotografia, Infografia, Cenografia e Figurino.
2. Ter domínio em Realização em Cinema e Audiovisual, voltado para o desenvolvimento de projetos de produção de obras de diferentes gêneros e formatos, destinadas à veiculação nas mídias contemporâneas.
3. Ser capaz de analisar, realizar a critica e formular conceitos no campo teórico, podendo realizar a pesquisa acadêmica nos campos das teorias do cinema, das artes e da estética.
As competências e as habilidades desejadas, integrantes do perfil profissional citado acima, são as seguintes:
1. assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão e a formulação de teorias;
2. empregar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade, posicionando-se segundo pontos de vista ético-políticos;
3. deter um conjunto significativo de conhecimentos e de informações na área, importantes para a realização de produtos audiovisuais;
4. dominar as linguagens audiovisuais, experimentar e inovar no seu uso;
5. dominar os processos de produção, gestão e interpretação audiovisuais, em sua perspectiva de atualização tecnológica.
6. refletir criticamente sobre sua prática profissional;
7. resolver problemas profissionais de sua área de atuação, formulando alternativas factuais e conceituais diante de questões concretas surgidas na área.
8. saber trabalhar em equipe, desenvolvendo relações que facilitem a realização coletiva de um produto.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.10.5