UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 18 de Abril de 2024

ENGENHARIA ELÉTRICA (BACHARELADO)/CEAR - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE ENERGIAS E ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS (CEAR) - CEAR

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

       O Engenheiro Elétrico é um profissional com uma formação geral sólida, com capacidade para responder às mudanças circunstanciais do mercado de trabalho e apto para projetar e implementar sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos.

         O curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba deverá optar por um curso com ênfase na formação generalista, sistemas de energia, eletrônica e controle e automação. 

         

Área de Atuação:

           O Engenheiro Eletricista, de um modo geral, lida com projeto, instalação e manutenção de aparelhagem elétrica e/ou eletrônica. Mais especificamente, este profissional tem suas atividades relacionadas à materiais elétricos e eletrônicos, controles automáticos, computadores, eletrônica industrial, sistemas de telecomunicações, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, eficiência energética e circuitos elétricos e eletrônicos. 

          O avanço tecnológico que o país tem atingido proporciona um mercado de trabalho favorável ao Engenheiro Eletricista. Este fato está relacionado à diversos programas que vem sendo desenvolvidos por parte do Governo e da iniciativa privada, tais como: modernização e ampliação dos sistemas de telecomunicações; modernização das industrias (automação); ampliação, modernização e construção de hidrelétricas; aperfeiçoamento da forma de transmissão e distribuição de energia elétrica. Pode-se, também, citar um campo crescente de absorção desse profissional que é o ensino e a pesquisa.

Competências e Habilidades do Profissional:

 O Engenheiro Eletricista deverá ter competências e habilidades para:

1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais aos problemas de engenharia elétrica;

2. Projetar e conduzir experimentos em engenharia elétrica e interpretar seus resultados;

3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos na área de Engenharia Elétrica;

4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Elétrica;

5. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia de Elétrica;

6. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

7. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos;

8. Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;

9. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

10. Atuar em equipes multidisciplinares;

11. Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional;

12. Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental. Facilidade de trabalho em controle de processos que permita analisar e avaliar as características desses sistemas de controle utilizados em indústrias, selecionar os sistemas de controle adequados das variáveis de processo, inferir o mecanismo de atuação de um sistema de controle utilizado em uma indústria e formular sistemas de controle para sistemas industriais;

13. Conhecimento sólido em características que permitam compreender e antecipar as necessidades do mercado, planejando adequadamente a produção em termos de quantidade e qualidade dos produtos;

14. Conhecimento em proteção ambiental que permita compreender e antecipar os impactos ambientais em implantação de sistemas de geração de energia.

15. Potencial de trabalho nas áreas humanas: relações interpessoais, liderança, iniciativa, comunicabilidade e habilidade para resolver problemas.

 

 

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.4