UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 05 de Dezembro de 2024

TERAPIA OCUPACIONAL (BACHARELADO)/CCS - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - CCS

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

        O profissional do Curso de Terapia Ocupacional será formado tendo como base as necessidadessociais da saúde locais, regionais e brasileiras. A ênfase no Sistema Único de Saúde-SUS assegura aconstrução do conhecimento voltado à integralidade da atenção, a qualidade e humanização doatendimento clinico-terapêutico,

          O Terapeuta Ocupacional é o profissional que terá a competência e habilidade para habilitar e/oureabilitar, a partir das próprias atividades do cotidiano, os indivíduos com necessidades particulares eespeciais. É o profissional que terá a capacidade de estudar, discutir e propor condições para umaqualidade de vida digna dos indivíduos, dentro de preceitos éticos, morais e sociais justos.

        Entre as atribuições profissionais do terapeuta ocupacional incluem: elaboração de diagnóstico eavaliação terapêutica ocupacional, desenvolvimento dos objetivos e planos de tratamento a partir demetodologias e técnicas próprias, execução de atos privativos: análise da atividade, realização dasatividades da vida diária, profissional, de lazer, órteses, próteses, adaptações e dispositivos de auxílio,intervenção sobre o ambiente.

Área de Atuação:

     O campo de atuação do Terapeuta Ocupacional abrange hospitais gerais e especializados,clínicas, consultórios, centros de reabilitação, empresas, centros de saúde, instituições geriátricas, centrosde convivência, instituições penais, creches, escolas e clínicas especializadas, institutos de pesquisas,consultoria e assessoria

Competências e Habilidades do Profissional:

           A formação do Terapeuta Ocupacional contempla as seguintes competências e habilidades gerais nas áreas de (a) atenção à saúde individual e coletiva; (b) tomada de decisões; (c) comunicação; (d)liderança; (e) Administração e gerenciamento e (f) educação permanente. Assim, os egressos do curso de Terapia Ocupacional deverão ser competentes para:

  •  Elaborar, planejar e implementar programas, projetos e ações de atenção à saúde e educação, com vistas a promover prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da saúde ou educação individual ou coletiva;
  • Compreender as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais do ser humano, abrangendo sua linguagem e aprendizagem, como condição para o conhecimento da gênese e evolução das alterações da comunicação humana;
  • Ser comprometido com a diversidade de conhecimento em áreas afins, promovendo e valorizando a ação em equipe multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar e a resolução de problemas da saúde;
  • Ser ético e responsável no exercício da profissão, comprometido com as demandas sociais emergentes e primando pela competência na atuação profissional;
  • Ser acessível e manter a confidencialidade das informações obtidas acerca de seus pacientes/clientes, na interação com outros profissionais e o público em geral;
  • Possuir conhecimentos necessários para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas a cada situação ou paciente/cliente, baseada preferencialmente em evidencias científicas ou empíricas;
  • Desenvolver sua atividade profissional segundo o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia ocupacional aprovado pela Resolução COFFITO nº 10 de 3 de julho de1978.
  •  Possuir conhecimentos que lhes permita gerenciar de forma eficaz recursos humanos, físicos, materiais e de informação nas equipes de saúde;
  •  Ser capaz de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, dos materiais e equipamentos necessários ao tratamento e dos procedimentos e técnicas;
  •  Dirigir e assessorar órgãos e serviços de terapia ocupacional em estabelecimentos públicos, privados, autárquicos e mistos;
  •  Organizar, dirigir e conduzir pesquisas no campo da terapia ocupacional promovidas por entidades públicas, privadas, autárquicas e mistas;
  •  Assumir posições de liderança em equipes multi e inter-disciplinar, com compromisso, responsabilidade, empatia com o desenvolvimento do bem estar comunitário e que possua habilidades gerenciais para a promoção de tomadas de decisão relevantes socialmente.
  •  Adquirir conhecimentos relevantes no campo das ciências da saúde, assim como capacidade para contribuir na produção científica e desenvolvimento do campo da ciência da terapia ocupacional;
  •  Participar e contribuir com a análise e interpretação de resultados de pesquisas experimentais, epidemiológicas, clínico-terapêutica e educacional na área da terapia ocupacional e áreas afins quando suas competências o permitirem;
  •  Atualizar-se sistematicamente (educação continuada) acerca de novos métodos, técnicas e procedimentos que aperfeiçoem o desempenho no exercício da profissão e assegurem o melhorem termos de tratamento aos seus clientes/pacientes;
  • Incorporar e acompanhar inovações tecnológicas e teóricas, favorecendo o exercício profissional e a integração ensino-pesquisa-extensão e assistência.

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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