UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (BACHARELADO)/CT - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA (CT) - CT

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

       Vislumbra-se a necessidade de formação de técnicos de nível superior com visão que alie o conhecimento da realidade industrial a uma base técnica, que lhe permita propor criticamente soluções, através da criação e/ou desenvolvimento de novas técnicas ou sistemas organizacionais, compatíveis com o atual estágio de inserção do País na dinâmica da economia contemporânea.

         Além dos pré-requisitos acima citados, atualmente interessa às empresas o profissional que globalize conhecimentos, ou seja, que pense na estratégia e no planejamento do negócio; que saiba negociar com clientes, fornecedores e empregados; e que seja capaz de adaptar modelos e sistemas.

 

Área de Atuação:

       O Engenheiro de Produção é um profissional qualificado para empreender, conceber, implementar, executar, gerenciar e avaliar um grande leque de planos, programas, projetos e processos voltados às questões ambientais da atualidade.

       A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para as dimensões do produto e do sistema produtivo, veicula-se fortemente com as idéias de projetar produtosviabilizar produtosprojetar sistemas produtivosviabilizar sistemas produtivosplanejar a produçãoproduzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela Engenharia de Produção, são fundamentais para a elevação da competitividade do país.

         Identifica-se uma base científica e tecnológica própria da Engenharia de Produção que a caracteriza como grande área. Esse conjunto de conhecimentos, que está parcialmente listado a seguir, é fundamental para que qualquer tipo de sistema produtivo tenha um funcionamento coordenado e eficaz:

  • Engenharia do Produto;

·         Projeto da Fábrica;

·         Processos Produtivos;

·         Engenharia de Métodos e Processos;

·         Planejamento e Controle da Produção;

·         Custos da Produção;

·         Qualidade;

·         Organização e Planejamento da Manutenção;

·         Engenharia de Confiabilidade;

·         Ergonomia;

·         Higiene e Segurança do Trabalho;

·         Logística e Distribuição;

·         Pesquisa Operacional

Competências e Habilidades do Profissional:

          De acordo com o CNE/CES n. 11, de 11 de março de 2002, o profissional que o Curso pretende formar deve possuir as seguintes competências, atitudes e habilidades, que poderão ser atribuídas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, para o exercício pleno da profissão:

·         Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas.

·         Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões.

·         Ser capaz de projetar, implantar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas.

·         Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade.

·         Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria.

·         Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade.

·         Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade.

·         Ser capaz de compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade.

·         Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.

·         Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

E, segundo o Art. 5° da Resolução n. 1010, de 22 de agosto de 2005, para o desempenho de atividades para o exercício específico da profissão, o profissional deve possuir as seguintes competências, atitudes e habilidades, que poderão ser atribuídas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente:

·         Compromisso com a ética profissional;

  • Iniciativa empreendedora;

  • Disposição para auto-aprendizado e educação continuada;

  • Comunicação oral e escrita;

  • Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;

  • Visão crítica de ordens de grandeza;

  • Domínio de técnicas computacionais;

  • Domínio de língua estrangeira;

  • Conhecimento da legislação pertinente;

  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas;

  • Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente;

  • Responsabilidade social e ambiental;

  •  “Pensar globalmente, agir localmente”.

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.4.6