A sociedade brasileira atual exige do graduado em Letras uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania. A multiplicidade de papéis que o graduando em Letras exerce ou pode vir a exercer solicita, além do compromisso ético, fundamentado em princípios humanísticos, um compromisso com a construção e a reconstrução do conhecimento, capaz de fomentar a própria reflexão acerca dessa sociedade. Para tanto, o graduando em Letras deverá demonstrar capacidade de perceber que a complexidade da sociedade manifesta-se através de diferentes formas e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relação aos quais o cidadão deverá se posicionar. Além disso, ele deverá ser capaz não apenas de dominar os recursos da língua falada e da língua escrita, mas também de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando as pessoas para a mesma proficiência linguística.
Para atender a essas demandas, o perfil do graduado em Letras deverá incluir:
a) conhecimento dos gêneros discursivos em suas diversas modalidades com vistas à perspectiva do letramento linguístico e literário enquanto leitor e produtor de textos no domínio acadêmico e profissional;
b) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo da Língua Portuguesa nas perspectivas sincrônica e diacrônica; c) capacidade de compreender os fatos da língua, conduzindo reflexões de língua(gem) relacionadas aos propósitos comunicativos diversos, bem como ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; d) domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
e) conhecimento crítico e reflexivo de diferentes abordagens linguísticas que contribuam para o processo de formação de leitores e produtores de textos, possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos epilinguísticos a serem trabalhados em aulas de língua e literatura;
f) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de língua materna;
g) (re)conhecimento da diversidade linguística existente no Brasil como forma de desconstrução de crenças e atitudes preconceituosas em relação às línguas e variedades, promovendo, assim, uma compreensão das diferentes normas como marcas culturais, sociais, simbólicas, identitárias de uma comunidade de fala;
h) ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
i) capacidade de lidar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações linguísticas possíveis, sendo usuário, enquanto profissional, da norma padrão;
j) conhecimento ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em Língua Portuguesa; k) domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
l) capacidade de analisar o texto literário, adotando uma postura crítica e reflexiva sobre a construção da linguagem e da arte;
m) capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, e de fomentar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas;
n) capacidade de fazer uso de novas tecnologias como instrumentos didáticopedagógicos nas aulas de Língua e Literatura;
o) compreensão da sua formação profissional como exercício contínuo, autônomo e permanente;
p) (re)conhecimento de seu papel enquanto agente de política e educação linguística;
q) capacidade de articular-se no eixo pesquisa, ensino e extensão.
a) Magistério do Ensino Fundamental e Médio, cursos livres, aulas particulares e de reforço, magistério superior (como auxiliar de ensino), ensino instrumental;
b) redação, pela produção e/ou revisão de textos, copidesque, editoração;
c) terminologia;
d) pesquisa;
e) turismo;
f) área da saúde, particularmente em interface com a Fonoaudiologia.
O Curso de Letras também poderá oferecer formação complementar para outros domínios do conhecimento, através de áreas de aprofundamento.
O aluno do Curso de Licenciatura em Letras deverá ultrapassar o significado intrínseco de individualismo que os conceitos de "competência e habilidade" carregam. Dessa forma, o Curso objetiva capacitar o futuro Licenciado com as seguintes aptidões:
a) fazer a apreciação, a leitura e a produção de diversos tipos de textos em suas várias formas de apresentação;
b) articular as diferentes linguagens através da leitura e da produção competente de enunciados diversos, através da pesquisa de informações linguísticas, literárias e culturais;
c) relacionar e demonstrar as peculiaridades das modalidades não-padrão da língua com as peculiaridades da norma padrão;
d) interpretar as obras literárias de forma crítica, tanto através de uma leitura imanente como apoiado por outras obras literárias, históricas, críticas e de teoria da literatura;
e) estabelecer e discutir as relações dos discursos literários com outros tipos de discurso e com os contextos nos quais foram produzidos, articulando o texto literário, as suas condições de produção e os discursos dominantes com as abordagens contemporâneas;
f) compreender e analisar as peculiaridades dos diferentes gêneros literários e registros linguísticos, descrevendo os processos de elaboração que o levaram àquela interpretação;
g) ter preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
h) saber utilizar os recursos da informática;
i) ter domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio;
j) ter domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
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