A sociedade brasileira atual exige do graduado em Letras uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania. A multiplicidade de papéis que o graduando em Letras exerce ou pode vir a exercer solicita, além do compromisso ético, fundamentado em princípios humanísticos, um compromissocom a construção e a reconstrução do conhecimento, capaz de fomentar a própria reflexão acerca dessa sociedade. Para tanto, o/a graduando/a em Letras – Língua Portuguesa deverá demonstrar capacidade de perceberque a complexidade da sociedade se manifesta através de diferentes formas e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relação aos quais o cidadão deverá se posicionar. Além disso, ele deverá ser capaz não apenas de dominar os recursos da língua falada e da língua escrita, mas também de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando as pessoas para a mesma proficiência linguística.
Espera-se também que esse profissional seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para ser agente de letramento e incentivador do processo de leitura e de escrita, valorizando as culturas e aslinguagens locais e dando acesso a novas formas de culturas e de linguagens – inclusive de novas tecnologias -, tornando-se, portanto, agente de transformação social pelo processo de alfabetização e de letramento. Para atender a essas demandas, o perfil do/a graduando/a em Letras deverá incluir:
• conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático,semântico e discursivo da língua portuguesa, nas perspectivas sincrônica e diacrônica;
• domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes,bem como nos vários níveis e registros de linguagem;
• capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações linguísticas que possam seraplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de língua materna;
• conhecimento ativo e crítico de um repertório representativo das literaturas em língua portuguesa, valorizando, inclusive, as literaturas orais;
• domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições linguístico- discursivas, sob as quais a escrita se torna literatura;
• capacidade de lidar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações linguísticas possíveis, sendo usuário, enquanto profissional, da norma padrão;
• capacidade de analisar o texto literário, adotando uma postura crítica e reflexiva sobre a construção da linguagem e da arte;
• capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas, sendo, portanto, agente de letramento;
• atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área;
• habilidades na utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos processosde ensino-aprendizagem que incluam os usos da língua/linguagem;
• ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
• ser capaz de fazer uso das novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
• ter capacidade de articular-se no tripé acadêmico: pesquisa, ensino e extensão.
O/a profissional licenciado/a em Letras – Língua Portuguesa poderá atuar, formalmente, nos seguintessegmentos:
• Docência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em instituições de ensino públicas e/ouparticulares;
• Cursos livres, aulas particulares de reforço e de apoio educacional;
• Redator/a profissional, pela produção e/ou revisão de textos, copidesque, editoração;
• Pesquisa e produção de material didático;
• Produção de textos literários e de crítica literária;
• Assessoria pedagógica na área de língua portuguesa;
• Assessoria em assuntos educacionais;
• Assessoria cultural.
O aluno do Curso de Licenciatura em Letras deverá ultrapassar o significado intrínseco de individualismo que os conceitos de “competência e habilidade” carregam. Dessa forma, o Curso objetiva capacitar o futuro licenciado com as seguintes aptidões:
a) fazer a apreciação, a leitura e a produção de diversos tipos de textos em suas várias formas de apresentação;
b) articular as diferentes linguagens através da produção e da leitura competente de enunciados diversos, através da pesquisa de informações linguísticas, literárias e culturais;
c) relacionar e demonstrar as peculiaridades das modalidades não-padrão da língua com as peculiaridades da norma culta;
d) interpretar as obras literárias de forma crítica, tanto através de uma leitura imanente como apoiado por outras obras literárias, históricas, textos críticos e de teoria da literatura;
e) estabelecer e discutir as relações dos discursos literários com outros tipos de discurso e com os contextos nos quais foram produzidos, articulando o texto literário, as suas condições de produção e os discursos dominantes com as abordagens contemporâneas;
f) compreender e analisar as peculiaridades dos diferentes gêneros textuais e registros linguísticos, descrevendo os processos de elaboração que o levaram àquela interpretação;
g) ter preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
h) saber utilizar os recursos da informática educacional;
i) ter domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
j) ter domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
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