UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 20 de Abril de 2024

LETRAS - LIBRAS (LICENCIATURA)/CCHLA. - João Pessoa - EAD(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA.

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

A sociedade brasileira atual exige do graduado em Letras/LIBRAS uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania.

O graduando em Letras/LIBRAS deverá entender que a complexidade da sociedade que manifesta-se através de diferentes formas e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relação aos quais o cidadão deverá se posicionar

Diante disso, o perfil do graduando em Letras/LIBRAS deverá incluir:

a) conhecimentos teórico e descritivo básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da língua portuguesa e da LIBRAS;

b) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de LIBRAS;

c) capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos.

Área de Atuação:

O Licenciado com domínio de Libras, forma leitores críticos podendo atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio, intérprete e produtor de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos, fomentando dessa forma o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, culturais e estéticas.

Competências e Habilidades do Profissional:

O Curso objetiva capacitar o futuro Licenciado com as seguintes competências e habilidades:

  • dominar a estrutura da LIBRAS;
  • interpretar LIBRAS em diferentes situações de contexto;
  • ensinar LIBRAS como L1 ou L2 
  • orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
  • responsabilizar-se, tanto pelo sucesso, quanto pelo fracasso da aprendizagem dos alunos;
  • assumir e saber lidar com a diversidade existente entre alunos e realidades escolares;
  • perceber a sala de aula como objeto de pesquisa educacional;
  • utilizar metodologias, estratégias e materiais de apoio que privilegiem o aluno como sujeito da aprendizagem.
Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:

i

Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.4