UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 23 de Abril de 2024

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)/CCAE - Mamanguape(Mamanguape)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Corpo Docente da Área de Contabilidade

Profa Ms. Daniela Cíntia de Carvalho Leite (Afastada para doutorado na Uninove/SP)

Possui mestrado em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFPE/UFRN - 2004); Graduação em Ciências Contábeis (UFPB - 2002). Possui experiência na docência desde 2003, tendo atuado em instituições de ensino superior particulares e públicas. Atualmente é professora T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte no curso de Ciências Contábeis. Orientadora de graduação e pós graduação. Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa GELDECICS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem do Direito, da Contabilidade e do Secretariado. Participa como coordenadora do Projeto de Extensão - Observatório do Litoral Norte: Controle Social e Acompanhamento da Gestão Pública. Autora de vários artigos e capítulos de livros com foco na área de contabilidade e gestão empresarial. Atua em temas como Contabilidade Gerencial e Controladoria; Medição de desempenho Hoteleiro; Educação Contábil e Metodologia da Pesquisa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9135218125345359

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: danielaccleite0808@gmail.com

 

Prof. Ms. Dimmitre Morant Viera Gonçalves Pereira (Doutorando pela UnB)

Doutorando em Contabilidade na Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação (UnB/UFPE/UFPB/?UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Experiência em Contabilidade, Custos, Controle Interno e Auditoria aplicados ao Setor Público. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFPB/CCAE desde 2009, atualmente é coordenador da Graduação e atua no projeto de extensão cidadão no controle e Líder do GHEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Controles. Áreas de interesse e pesquisa: Convergência contábil de empresas públicas e sociedades de economia mista, contabilidade e custos aplicados ao setor público, controle interno, controle social e transparência no setor público, gerenciamento matricial das despesas (GMD), compliance e gerenciamento de riscos na Administração Pública. Ciência de dados aplicada à contabilidade.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0839108971519782

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: dimmitre.morant@academico.ufpb.br

 

Prof. Ms. Fábio José Lira dos Santos (Doutorando pela FUCAPE Business School)

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School (2022), graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ (2000). Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ (2002). Atualmente é auditor independente registrado no CNAI (cadastro nacional de auditores independentes) do CFC sob o nº 4121, contador registrado no CFC sob o nº 5989. Professor assistente I da Universidade Federal da Paraíba, regime T40, lecionando as disciplinas Estágio Supervisionado II, Contabilidade IV e Auditoria Contábil.. Tem experiência na área de Auditoria, Contabilidade e Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, consultoria e perícia. Associado ao IBRACON, na Câmera de Auditores Independentes da 2ª Seção Regional, sob número nacional 5193. Aprovado no Exame de Qualificação Técnica junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Membro na Comissão de Valores Mobiliários - CVM - Registro nº 12769. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1924778255345532

Regime de Trabalho: 40 horas.

Email: fabioliraauditor@hotmail.com

 

Profa Dra. Fernanda Marques de Almeida Holanda

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN (2007), Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2020) na linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade com ênfase em Inovação e Conhecimento. Professora do Departamento de Ciências Socias Aplicadas - DCSA da Universidade Federal da Paraíba -Campus IV- Litoral Norte.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7878109465968138

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: fernanda.mah@gmail.com / fernanda.marques@ccae.ufpb.br / fernanda.marques@academico.ufpb.br 

 

Profa Ms. Isabelle Carlos Campos Rezende (Afastada para doutorado na Uninove/SP)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Muitiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis - UnB / UFPB / UFRN (2009) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2006). Professora Adjunta dos Cursos de Contabilidade e Administração, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Litoral Norte. Foi tutora e orientadora do Curso de Especialização em Gestão Pública da UFPB (CEGESP-EAD). Trabalhou em escritório de contabilidade e empresa pública. Possui experiência na docência desde 2009, com várias orientações em cursos de graduação e especialização (presencial e EAD). Participa de Projetos de Extensão, Pesquisa (PIBIC) e Monitoria da UFPB/Campus IV. É avaliadora de periódicos, pesquisadora na área de contabilidade com ênfase na Contabilidade para Usuários Externos e outros temas relevantes na área contábil, possuindo estudos publicados nos principais congressos e periódicos de contabilidade do país e áreas afins. Integrante do GESFIN (Grupo de Pesquisa em Finanças). É Conselheira Suplente, sendo membro das Câmara Técnica e de Controle Interno, atuando, também, como Ouvidora do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC/PB).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3322747942295506

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email:  isabelle.rezende@academico.ufpb.br / isabelle_1236@hotmail.com

 

Prof. Dr. João Marcelo Alves Macêdo

Possui Doutorado em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN - 2017 - Conceito CAPES 5), Mestrado em Ciências Contábeis (UFPE - 2010 - Conceito CAPES 4), Especialização em Gestão e Auditoria Pública (IESP - 2009), Graduação em Ciências Contábeis (UFPB - 2006). Com formação no Programa de Alta Performance para o Conselho de Administração realizado pela Fundação Dom Cabral (2021).Atualmente é Professor Associado I - T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte, onde é Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Mandato até Abril/2024) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação e Gestão Pública e Cooperação Internacional. Tem experiência na área de Administração e Educação Superior, com ênfase em Ciências Contábeis e Gestão Pública. Profissionalmente tem experiência em cargos de gestão pública tendo atuado na EMATER-PB/Gov. do Estado da Paraíba, no IDEP/UFPB, na Prefeitura Universitária e na assessoria do gabinete da reitoria da UFPB. Participa dos Grupos de Pesquisa como Vice-Líder: GESFIN-Grupo de Estudos em Finanças e como Pesquisador: Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade - GEPEC. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0370488498421792

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: joao.marcelo@academico.ufpb.br

 

Prof. Dr. José Jassuípe da Silva Morais

Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, UC (2016), Bolsista CAPES, sob a supervisão do Professor António Gomes Ferreira (2016). Professor Universitário há 29 anos. Tem Doutorado em Educação pela UFPB (2011), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2004), Especialização em Pedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (1992). Coordenador do Projeto Universal CNPq, Proc. 406454/2021-3 (2022 a 2025). Membro Pesquisador da FREI, Fundación Red para la Educación em Iberoamérica e da Rede Internacional para Investigação em Educação, Portugal. Possui Formação Interdisciplinar atuando na interlocução entre Educação, Estudos Históricos e Culturais, Educação Profissionalizante, Finanças e Contabilidade. Pesquisador, Palestrante e Gestor Educacional. Atualmente é Professor do quadro permanente do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB, Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE). Atuou como Coordenador de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB, Mamanguape, Litoral Norte entre 2006 e 2019, professor do referido curso e Avaliador de Cursos de Graduação e de Instituições Superiores do MEC. Pesquisador na área de Avaliação e Financiamento da Educação Superior, História da Educação Contábil e Líder do GHEC - Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil. Tem experiência em Educação, Ciências Contábeis, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação e Financiamento da Educação Superior, História da Educação Profissional, Educação e Cultura Escolar, Ensino Comercial, História da Educação Contábil, História Geral e Doutrinas da Contabilidade, Legislação do Ensino, Motivação Profissional, Pesquisa e Ensino da Contabilidade.

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2672484041042437

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: jassuipe@hotmail.com

 

Profa Dra. Josicarla Soares Santiago

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2016) em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN. Atualmente é Professora Adjunto 2 - T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte. Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente no seguinte eixo temático: Contabilidade para Usuários Externos (Teoria da Contabilidade-qualidade da Informação Contábil e Contabilidade Societária). Atualmente participa da coordenação de projetos de Extensão e PIBIC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1437631384588692

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: josicarla.santiago@academico.ufpb.br

 

Prof. Dr. Luiz Marcelo Martins do Amaral Carneiro Cabral

Doutor em Ciências Contabeis pela UERN/UNISINOS (2023), Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPE (2011), Especialista em Controladoria (2005) e possui graduação em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e tradição em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2004). Atualmente é professor da UFPB. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade financeira, teoria da Contabilidade, introdução ao Direito, Direito tributário e Direito Empresarial. Faz parte do grupo de pesquisa GELDICS e extensão Observatório Social Litoral Norte pela UFPB CAMPUS IV.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5738049418794379

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: luizmarcelocb@hotmail.com

 

Prof. Dr. Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa 

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília; Graduação em Ciências Jurídicas e Ciências Contábeis. Atuação na Administração Pública, com ênfase em Gestão, Contabilidade e Finanças. Atuação na área contábil e jurídica com ênfase na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/33978745023294083

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: gustavobrandao@bol.com.br

 

Profa. Ms. Suellen Ferreira Campos  Fabres - Em Exercício no DFC/CCSA

Mestre em Administração /Finanças pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela Faculdade Unyleya (2018). Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2010). Atualmente é docente, com e educação exclusiva, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB e membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração - APCA, ocupando a cadeira n° 23. Áreas de pesquisa: Finanças corporativas, Governança Corporativa, Finanças comportamentais e Educação Financeira.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/66641498079119021

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: suellencamp@gmail.com

 

Profa. Dra. Yara Magaly Albano Soares

Doutora em Ciências Contábeis pela UFPB (2022), Mestre em Ciências Contábeis pela UnB (2007), graduada em Ciências Contábeis pela UNI-RN (2004) e Tecnóloga em Cooperativismo pela UFRN (1992). Atualmente é Professora da UFPB. Sua área de interesse e linha de pesquisa é voltada para usuário interno com foco nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Analise de Custos, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/55973597229251136

Regime de Trabalho: 40 horas/Dedicação Exclusiva

Email: profayaramagaly@gmail.com / yara.magaly@academico.ufpb.br 

 
 
 

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.5