UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

CCHSA - DA

CCHSA - DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

PRÊMIO ELO CIDADÃO 2019
10/12/2019 12:10

O Projeto PROBEX "Boas práticas alimentares na Educação Infantil" foi agraciado durante o ENEX UFPB 2019 com o Prêmio Elo Cidadão. Para Professora Maria José Araujo Wanderley, coordenadora do Projeto, "a Horta é um espaço que possibilita realizar várias atividades didáticas. Uma das vantagens que essas atividades permitem para a comunidade é a disponibilidade de alimentos a baixo custo, nas refeições das crianças, por exemplo, auxiliando na promoção da saúde".

Foi implementada uma horta orgânica na “Escola de Educação Infantil Donzinha Bezerra”, em Bananeiras-PB, para produção de hortaliças, incentivando as crianças a consumirem desde cedo esses alimentos de forma adequada, saudável e segura.

Esse trabalho constou de sete etapas, a saber:

1. Investigação prévia com professores, funcionários e pais quanto à importância do consumo das hortaliças na alimentação.

2. Conscientização dos pais, professores e funcionários sobre a importância do uso de hortaliças na alimentação.

3. Despertar nas crianças curiosidades sobre o universo das hortaliças.

4. Instalação da horta.

5. Construção de uma composteira doméstica.

6. Reinvestigação quanto à utilização das hortaliças na alimentaçã.

7. Avaliação do trabalho através de questionários semiestruturados junto aos professores, funcionários e pais das crianças.

Esse trabalho é interdisciplinar e abrange as áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Agroecologia, Pedagogia e Nutrição Humana. As atividades envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Com esse trabalho, consolidou-se uma horta orgânica, proporcionando às crianças o despertar do interesse em apreciar desde a primeira infância o consumo de hortaliças.

Finalmente, contribuiu com a oferta de alimentos produzidos ecologicamente de forma correta, que puderam ser utilizados na merenda escolar desses alunos, como em sopas, sucos, bolos e sanduíches, entre outros, além de levar às crianças desde cedo o interesse pelo consumo de hortaliças.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.6