UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 18 de Abril de 2024


CCHSA - DA

CCHSA - DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

Notícias

Clínica Fitossanitária
06/03/2020 11:39


Sob a coordenação do Professor Marcos Barros e da Bióloga Thatiana Borges, a Clínica Fitossamitária é um Laboratório vinculado ao Departamento de Agricultura do CCHSA/UFPB. Tem como campo de atuação a realização de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos nas áreas de Entomologia e Fitopatologia. 


Com foco na Agroecologia e no desenvolvimento de fitoterápicos pautado no cultivo e processamento de plantas medicinais e aromáticas e o uso de suas propriedades como defensivos naturais e aplicações  na Medicina popular e médica-veterinaria.


Atua com os princípios da teoria da trofobiose,  e as interações das iências da Nutrição vegetal animal e humana, bem como os conhecimentos acumulados entre as gerações no âmbito da Etnomedicina e etnofarmacologia, das Terapias ortomolecularestá, biofuncionais e holística, alternativas,  as aplicações da física quântica na saude.


A equipe é formada por dois grupos de pesquisa e extensão em Fitossanidade,  etnomedicina e agroecologia abrangendo professores da UFPB, alunos de graduação e de pós graduaçao,  em nível de mestrado e doutorado, estagiarios, bolsistas de iniciação científica e por pesquisadores visitantes e colaboradores.


Atualmente são desenvolvidos travalhos em métodos de produção e processamento de defensivos naturais vegetais,  fitoterápicos a base de tinturas, Hidrolatos, óleos essenciais; estudos com méis r própolis de abelhas, produção de extratos orgânicos e de farinhas e pós cegetais para uso da agricultura; produção e formulações de fungos bioinseticidas, criação de populações de insetos testes como organismos alvo e não alvo.


A novidade é a prospecção para produção de farinha de insetos como fonte alternativa de proteínas de baixo custo para indústria de rações, biscoitos e outras aplicações agroindustriais. Busca-de o estabelecimento de parentes e a viabilidade e aplicabilidade  econômica e social dos métodos e processos estudados.


Venha nos conhecer aqui em Bananeiras-PB!

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.4.4