UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Abril de 2024


CCHSA - DA

CCHSA - DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

Notícias

Alguns caminhos para o trabalho remoto
22/06/2020 11:14


Os Profissionais do Departamento de Agricultra/CCHSA/UFPB estão há trÊs meses empenhados para o bom desempenho de suas atribuições. Com a situação de Isolamento Social em virtude da pandemia da COVID-19, houve várias adaptações para o desenvolvimento do trabalho remoto. Os profissionais têm participado de capacitações à distÂncia, ofertado cursos em plataformas virtuais, desenvolvido pesquisas e trabalhos de extensão usando as mídias sociais. A maior parte do trabalho de gestão, como processos, reuniões, planejamentos e relatórios também estão sendo executados dessa forma.

 

De acordo com o professor de economia comportamental e psicologia na Universidade de Duke (EUA), Dan Ariely, temos abaixo alguns dos desafios do trabalho remoto para mantermos as equipes coesas e animadas (Ministério da Economia):

 

  • Fortalecer a relação de confiança com a equipe de trabalho: Uma maneira de fazer isso é compartilhar abertamente informações com os colaboradores; a transparência mostra confiança e, por sua vez, cria confiança.

 

  • Despertar a criatividade: A criatividade não é necessariamente uma coisa de grupo. Estar sozinho também pode estimular novas ideias e soluções. E, quando em grupo, as ferramentas de brainstorming podem ser mais eficazes que encontros pessoais.

 

  • Manter a colaboração: Ferramentas online podem facilitar a troca intensa de ideias e informações, mas esta comunicação não precisa fluir o tempo todo. Ao contrário do que se imagina, intercalar fluxo de mensagens com períodos de silêncio e concentração faz aumentar a colaboração no trabalho remoto.

 

  • Criar conexão: Eventos sociais virtuais, como happy hours, promovem uma conexão interpessoal que tem o poder de alimentar a amizade e manter a cultura da equipe, mesmo a distância.

 

Assim, vamos "navegand" no trabalho com competência e eficiência naquilo que fazemos de melhor para sociedade brasileira: formação de profissionais capacitados para desempenhar suas funções na sociedade.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.6