Sofia Porto Bauchwitz é artista-pesquisadora e professora. Seu trabalho passa pelo texto escrito e lido, pela construção de espaços e acontecimentos efêmeros (ações, publicações, conversas, passeios, etc.) e pela proposição de exercícios com os quais busca vivenciar modos de co-presença. Com uma prática baseada em experimentações em contextos limitados, com uso de materiais de fácil acesso ou precários, o corpo aparece como ferramenta e material primeiro. Seu trabalho se mostra como ensaios visuais que articulam materiais artísticos e não-artísticos, memórias oficiais e inventadas, e são carregados de um caráter polifônico.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
É mestra em Pesquisa em Arte e Criação pela Universidade Complutense de Madri (2013) e Doutora em Belas Artes pela mesma instituição (2017) com a tese "El Artista Errante y el Discurso como Cartografia em un contexto hispano-brasileño". Se interessa por modos de (in)formalizar e (des)disciplinar as pesquisas, mantendo um processo marcadamente errante que é movido pelos encontros imprevistos cotidianos, na rua ou na mesa de trabalho.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Arte Contemporânea; Teoria da Arte; Processos de criação; Espacialidades; Práticas em contexto; Cultura Visual; animais e não-humanidades; Errâncias e relações.