DHPE - CE - DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Professora na área de pesquisa e planejamento educacional no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), do Centro de Educação (CE), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Transdisciplinares em Educação e Saúde (GETES), certificado pela UFPB e credenciado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista em Educação Infantil, mestre em Educação (PUC-Rio), doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Realizou seu estágio de pós-doutorado na University of California Los Angeles (UCLA), Graduate School of Education and Information Studies (GSE&IS), em 2012-2014, com o projeto de estudos sobre Políticas de sexualidade na relação escola-família com núcleos familiares gays e lésbicos: um estudo de educação comparada Brasil/EUA. Teve como orientadores, durante seus estudos de pós-graduação, as professoras Sonia Kramer, Maria Andréa Rios Loyola, e como supervisores do estágio pós-doutoral a professora Megan Franke e o professor Rob Rhoads. Publicou o livro Trânsito de Fronteiras entre Educação e Saúde na Educação Infantil pela Editora UFPB, em 2012, organizado com Ricardo Castro. Ministrou o curso Política e Educação, na University of California Los Angeles/GSE&IS, Departamento de Educação, durante o Quadrimestre de Inverno (Winter Quarter) nos meses de Janeiro a Março de 2014. Ministrou aulas no Summer School da Universidade de Trento, na Itália, em 2013, e no Summer Course do Paulo Freire Institute da UCLA, em 2012, 2013 e 2014. Ministrou palestra sobre a Metodologia Temas Geradores na Pesquisa Qualitativa, na ECA/USP, em São Paulo, no ano de 2013. Apresentou trabalhos sobre suas temáticas de pesquisa em eventos no Chile, Índia, Malta, Taiwan, África do Sul, Argentina, Estados Unidos, entre outros países, incluindo o Brasil. Na administração acadêmica, tanto na experiência privada quanto na pública, já exerceu o cargo de coordenadora de curso, assessora de graduação, e vice-chefe de departamento. O seu campo de estudos enfoca as relações entre sexualidade, pensamento e linguagem na educação infantil, na família e na escola. Outro tema de suas investigações é a gravidez na adolescência. No ensino e na extensão dedica-se, também, à formação transdisciplinar de educadores em educação e saúde, através da autoria coletiva do componente curricular Educação e Saúde no curso de Pedagogia a Distância do CE/UFPB e do projeto para curso de extensão Formação em Educação e Saúde. É associada da ANPEd Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, da AERA American Educational Research Association, e da SBEC Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Atualmente leciona no curso de pedagogia os componentes curriculares Educação e Diversidade Cultural e Relações Étnicorraciais. Escreve regularmente no portal de notícias www.WSCOM.com.br.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Ph.D in Human Science and Health/Ciências Humanas e Saúde - IMS/UERJ, 2004 Posdoctoral Scholar in University of California Los Angeles/GSE&IS
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Educação e Saúde Educação Infantil Pesquisa e Planejamento Educacional