Atraída pela graduação em Ciências Econômicas após acumular experiência de 14 anos na área de comércio exterior no setor privado, Márcia Cristina Silva Paixão é Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2011. Suas atividades tem refletido o interesse pelas dimensões socioeconômica e ambiental da produção industrial e do comércio exterior da Região Nordeste, incentivada por sua atuação na indústria e pela premiação obtida com sua tese de doutorado na edição 2014 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional. Na pesquisa, é líder criadora (2016-) do GEMA/UFPB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia do Meio Ambiente. Na extensão, é fundadora coordenadora (2017-) do Probex COMEX UFPB - Comércio Exterior e oportunidades de trabalho na Paraíba, o primeiro projeto de extensão acadêmica em comércio exterior no Estado.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
É mestre (2009) em Economia de Empresas pela UFPB e doutora (2014) em Economia Agrícola e do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2015, é associada ativa (voluntária) da SOBER Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, foi coordenadora de GT em Meio Ambiente (2015-2019) do Congresso Nacional da instituição e tem cargo em seu Conselho Fiscal (2020-2022 e 2023-2025). É registrada do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) desde 2008, foi sua Conselheira Titular no triênio 2019-2021 e Vice-presidente em 2020-2021. É sócia fundadora (2018-) do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e do Núcleo Multidisciplinar Celso Furtado UFPB. Desde 2020, tem apoiado tecnicamente a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB) na captação e execução da segunda edição no estado do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da ApexBrasil.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
No ensino, pesquisa e extensão, atua nas áreas de Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente com ênfase nos seguintes temas: comércio exterior, investimento estrangeiro direto, política comercial, integração regional; energias renováveis, resíduos sólidos, política ambiental, desenvolvimento sustentável. Também tem experiência no ensino da disciplina Finanças Corporativas.