UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

aline cleide batista

DEDC - CCAE - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Artigos (5)

  • 2023, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Aline Cleide Batista, DE ASSIS, FRANCYMARA ANTONINO NUNES, QUEIROZ, JOEL ARAÚJO, DA SILVA, RENATA MONTEIRO , Análise da proposição curricular expressa no PPC do curso de pedagogia campus IV/UFPB e as áreas de atuação profissional dos alunos egressos, ISSN: 19887833
  • 2022, Aline Cleide Batista, LIMA, ADRIANA SANTOS , Formação, saberes docente e identidade profissional:, ISSN: 15193322
  • 2022, ALINE CLEIDE BATISTA , Formação, saberes docente e identidade profissional: o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB, ISSN: 2317-0093
  • 2021, Aline Cleide Batista, Caroline Pereira Silva, Joel Araújo Queiroz , Especificidades na Educação de Jovens e Adultos: aspectos curriculares do curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB, ISSN: 22370315
  • 2021, Aline Cleide Batita , TECENDO OLHARES ACERCA DO DIÁLOGO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O PENSAMENTO FREIRIANO COMO LENTE FOCAL, ISSN: 2317-0824

Publicação em Eventos (49)

  • 2022, Aline Cleide Batista, Caroline Pereira Silva, MULTICULTURALISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POTENCIAIS MULTICULTURAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS, VII CONEDU - Conedu em Casa, Trabalho Completo
  • 2022, ALINE CLEIDE BATISTA EVELYN FAHEINA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIÁLOGO: ESCOLA E UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS FORMATIVOS., XX ENDIPE, Resumo
  • 2022, ALINE CLEIDE BATISTA CAROLINE PEREIRA SILVA, MULTICULTURALISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POTENCIAIS MULTICULTURAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS., VII CONEDU, Resumo
  • 2022, Aline Cleide Batista Caroline Pereira Francisca Terezinha Oliveira Alves, MULTICULTURALISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a hibridização dos potenciais multiculturais nos currículos dos cursos de Pedagogia da UFPB, X Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Resumo
  • 2022, Aline Cleide Batista Francisca Terezinha Oliveira Alves, A FORMAÇÃO DOCENTE NO VALE DO MAMANGUAPE: mapeamento da atuação dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB, X Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Resumo
  • 2021, , Doutoramento em educação e a construção da tese: relato de experiência, Seminário de Tese de Doutorado PPGE/UFRJ,
  • 2021, Aline Cleide Batista; Caroline Pereira Silva, Multiculturalismo e formação de professores: potenciais multiculturais presentes nos documentos oficiais orientadores dos currículos, VII CONEDU - Conedu em Casa, Resumo Expandido
  • 2021, Ana Paula Bezerril Celestino (discente); Celestino Albino da Silva Neto (discente); Maria Aparecida Marinho de Oliveira (discente); Mariele da Silva Ferreira (discente); Viviane Duarte Evangelista (discente); Eliane Martins da Silva (preceptora); Evelyn Fernandes Azevedo Faheina (orientadora); Aline Cleide Batista (orientadora), RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS VIVÊNCIAS DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA PREFEITO GERBASI., XXIII Encontro de Iniciação a Docência da UFPB, Resumo Expandido
  • 2021, Élida Cristina Nascimento Pereira (discente); Thaynara Karla (discente); Bruna Vieira (discente); Jaqueline Martins (discente); Eliane Martins da Silva (colaboradora); Aline Cleide Batista (orientadora); Evelyn Fernandes Azevedo Faheina (orientadora) , A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS, XXIII Encontro de Iniciação a Docência da UFPB, Resumo Expandido
  • 2020, Aline Cleide Batista, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIÁLOGO: ESCOLA E UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS FORMATIVOS, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2019, MARIA CAMILA DO NASCIMENTO, Aline Cleide Batista, A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: DESVELANDO CAMINHOS FORMATIVOS E PROFISSIONAIS, Congresso Nacional de Educação (CONEDU),, Trabalho Completo
  • 2019, AGNES CAMILA VIANA DA SILVA,, Aline Cleide Batista, Residência pedagógica e formação docente: atuação na Escola Municipal Padre Geraldo., IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2019, Fortaleza., Resumo Expandido
  • 2019, Vinicius Henrique dos Santos Gomes, Jéssica de Souza Pereira, Raphaella Ribeiro da Silva, Aline Cleide Batista, PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA SOBRE DIDÁTICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO NA PARAÍBA, Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Trabalho Completo
  • 2019, Aline Cleide Batista, ALVES, F. T. O., Francymara Antonino Nunes de Assis, . Narrativas docentes: como nos tornamos professores, XIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON, Trabalho Completo
  • 2019, ALIDIANI PAULA DO NASCIMENTO, Aline Cleide Batista, MARIA CAMILA DO NASCIMENTO, Formação docente: a diversidade e inclusão social na educação de jovens e adultos., IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Trabalho Completo
  • 2018, Aline Cleide Batista, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Francymara antonino, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, Formação de Professores em diferentes cenários: vozes discentes e docentes, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE,, Trabalho Completo
  • 2018, Aline Cleide Batista, MÉRCIA SILVA DE LIMA, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS,, Trabalho Completo
  • 2018, Aline Cleide Batista, Adriana do Carmo C. Gonçalves, Marcella da Silva Estevez P Guedes, Professor em ação: trilhando caminhos significativos na docência, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - XIX ENDIPE, 2018., Trabalho Completo
  • 2018, Jaynne Costa de Lima, Alzenir Souza da Silva, Aline Cleide Batista, CURRÍCULO, DIVERSIDADE E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS, VI Seminário Internacional de Práticas Educativas, Resumo Expandido
  • 2018, Janaina Aguiar da Silva, Juliana de Moraes Costa, Aline Cleide Batista, PROCESSOS PEDAGÓGICOS: ENTRE TEORIA E PRÁTICA, VI Seminário Internacional de Práticas Educativas, Resumo Expandido
  • 2017, Aline Cleide Batista, FORMAÇÃO DOCENTE E OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, na UERJ, Trabalho Completo
  • 2017, Aline Cleide Batista, FORMAÇÃO DOCENTE E OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, na UERJ, Trabalho Completo
  • 2017, Aline Cleide Batista, Francymara Antonino Nunes de Assis, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, FORMAÇÃO DOCENTE E OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, na UERJ, Trabalho Completo
  • 2016, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, Aline Cleide Batista, 'FORMAÇÃO DOCENTE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: PERCURSO HISTÓRICO, SEUS LIMITES E DESAFIOS, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Diângela Cardoso Maciel, A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS RELAÇÕES ENTRE O ENSÍNO E CURRÍCULO, V Seminário internacional de práticas educativas, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Diângela Cardoso Maciel, A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS RELAÇÕES ENTRE O ENSÍNO E CURRÍCULO, V Seminário internacional de práticas educativas, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, O Curso bilíngue de Pedagogia do Instituto nacional de Educação de Surdos: Propostas e indícios para a formação de professores/pedagogos surdos e ouvintes., II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação ? ENAPPE., Resumo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Adriana Santos Lima, Aline Santos Lima, 'O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, O Curso bilíngue de Pedagogia do Instituto nacional de Educação de Surdos: Propostas e indícios para a formação de professores/pedagogos surdos e ouvintes., II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação ? ENAPPE., Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, 'O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Resumo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Isaque da Silva Rodrigues, DIVERSIDADE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE NAS OBRAS CINEMATÓGRÁFICAS ( MINHA VIDA EM COR DE ROSA, E ESCRITORES DA LIBERDADE), V Seminário internacional de práticas educativas, Resumo Expandido
  • 2016, Aline Cleide Batista, O ENSINO DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE CAMPINA GRANDE: TECENDO OLHARES ACERCA DE UMA FORMAÇÃO MULTICULTURALMENTE ORIENTADA, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Resumo
  • 2016, Aline Cleide Batista, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA, CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Vandecleide Rodrigues de Lima, O ENSINO DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE CAMPINA GRANDE: TECENDO OLHARES ACERCA DE UMA FORMAÇÃO MULTICULTURALMENTE ORIENTADA, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Trabalho Completo
  • 2016, Ana Paula Santos da Paz, Aline Cleide Batista, Vivências no estágio na Educação de jovens e Adultos: algumas reflexões acerca das dificuldades na leitura e escrita, Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Trabalho Completo
  • 2016, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, Aline Cleide Batista, EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA, CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Resumo
  • 2016, Aline Cleide Batista, Ismênia Tácita Menezes de Lima, OLHARES SOBRE A PRÁTICA DA CULTURA POPULAR NA EJA: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO, V Seminário internacional de práticas educativas, Resumo Expandido
  • 2016, Aline Cleide Batista, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, FORMAÇÃO DOCENTE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: PERCURSO HISTÓRICO, SEUS LIMITES E DESAFIOS, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Resumo
  • 2016, Aline Cleide Batista, O ENSINO DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE CAMPINA GRANDE: TECENDO OLHARES ACERCA DE UMA FORMAÇÃO MULTICULTURALMENTE ORIENTADA, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide batista, O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista Maria Aldecy, FORMAÇÃO DOCENTE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: PERCURSO HISTÓRICO, SEUS LIMITES E DESAFIOS, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, O Curso bilíngue de Pedagogia do Instituto nacional de Educação de Surdos: Propostas e indícios para a formação de professores/pedagogos surdos e ouvintes., I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação ? ENAPPE., Trabalho Completo
  • 2016, Aline Cleide Batista, EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA, CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Trabalho Completo
  • 2015, Aline Cleide Batista, A surdez numa perspectiva multicultural: dialogando com os discursos circulantes no interior de um curso bilíngue de Pedagogia., VII Seminário internacional - As redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a educação, Trabalho Completo
  • 2015, Aline Cleide Batista, A surdez numa perspectiva multicultural: dialogando com os discursos circulantes no interior de um curso bilíngue de Pedagogia., VII Seminário internacional - As redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a educação, Resumo
  • 2015, Aline Cleide Batista, A surdez numa perspectiva multicultural: dialogando com os discursos circulantes no interior de um curso bilíngue de Pedagogia., VII Seminário internacional - As redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a educação, Trabalho Completo
  • 2014, , MULTICULTURALISMO, SURDEZ E FORMAÇÃO DE PROFESSORES MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, Congresso Brasileiro de Educação Especial,
  • 2014, , A coordenação Pedagógica e Formação Continuada na Escolar: O diálogo como estratégia pedagógica, I Congresso Nacional de Educação?I CONEDU.,
  • 2014, Aline Cleide Batista, Multiculturalismo e Surdez: Dialogando com os discursos circulares no interior do Curso Bilíngue de Pedagogia do INES, Congresso Internacional de Educação e Inclusão?I CINTEDI ? Prática Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidade, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (15)

  • 2023, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PEDAGOGIA/CCAE/UFPB, Construindo a história do curso de pedagogia do CCAE - UFPB [livro eletrônico] : por um olhar plural de modelos pedagógicos com ensino, pesquisa e extensão, Aline Cleide Batista, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
  • 2022, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFPB DESAFIOS E POSSIBLIDADES DE CURRÍCULOS MULTICULTURALMENTE ORIENTADOS, Escola em tempos de conexões, Aline Cleide Batista, Caroline Pereira Silva, Francisca Terezinha de Oliveira Alves
  • 2022, PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS SOBRE O ENSINO/ APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB, Escola em tempos de conexões, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Aline Cleide Batista
  • 2021, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DEPEDAGOGOS : O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV - UFPB, Educação: processo de ensino e aprendizagem, Aline Cleide Batista, Francisca Terezinha Oliveira Alves
  • 2021, CONEXÕES POLÍTICAS E FORMATIVAS DA PROFISSÃO PROFESSOR(A), POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS: diálogos Norte, Centro-Oeste e Nordeste Coleção Políticas Públicas Regionais, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, Aline Cleide Batista
  • 2021, Vivências formativas no Programa Residência Pedagógica: narrativas das estudantes do curso de Pedagogia/UFPB/Campus IV., RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NA UFPB: expressões de trajetórias., Aline Cleide Batista, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
  • 2020, Grupo de estudo em ensino de matemática: a colaboração vivenciada por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental., Avaliação: Processos e Políticas, Aline Cleide Batista, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis
  • 2020, BATISTA, Aline Cleide; FAHEINA, E. F. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIÁLOGO: ESCOLA E UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS FORMATIVOS, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente, Aline Cleide Batista, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA
  • 2020, Compreensões e tensões acerca da identidade e cultura surda: quando a diferença nos desafia., Avaliação: Processos e Políticas, Aline Cleide Batista, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis
  • 2018, Multi/interculturalismo e o campo da surdez: dialogando com os discursos circulantes acerca da/s identidade/s e cultura/s surda/s, Diálogos interculturais, Aline Cleide Batista
  • 2018, A disciplina de Libras no Ensino Superior: reflexões após a primeira década da obrigatoriedade legal, Estratégicas pedagógicas inclusivas na educação superior, lLiane Camati, Aline Cleide Batista
  • 2018, A aplicabilidade da Lei nº10.436/2002 nos cursos de licenciatura, Inclusão: dos discursos as práticas educacionais, Aline Cleide Batista, Maria Patrícia Lourenço Barros
  • 2017, O curso de Pedagogia do Campus IV e a formação docente, Formação e prática docente: uma pedagogia nascida na diversidade cultural, Aline Cleide Batista, Adriana Santos de Lima, Aline Santos de Lima
  • 2017, Seminário Temático em Educação e a sua Articulação com o Vale do Mamanguape: Contribuições, Desafios e possibilidades, Uma Década de Expansão Universitária: Estudos sobre o Vale do Mamanguape, Aline Cleide Batista, Célia Regina Teixeira, Francymara Antonino Nunes de Assis, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Joseval dos Reis Miranda
  • 2014, A mediação do diálogo e da reflexão na formação continuada na escola: dimensões do trabalho do coordenador pedagógico, Desafios da Formação Docente: 20 anos de Pedagogia em Cruzeiro do Sul, Aline Cleide Batista

Livros (4)

  • 2017, Formação e prática docente: uma pedagogia nascida na diversidade cultural, Aline Cleide Batista
  • 2017, Uma Década de Expansão Universitária: Estudos sobre o Vale do Mamanguape. V. 3, Aline Cleide Batista, Ayla Dantas Rebouças, Aline Gisele Azevedo Lima, Carla Alecssandra de Melo Bonifácio, et al
  • 2017, Uma década de Expansão Universitária: Estudos sobre o Vale do Mamanguape - vol 1, Aline Cleide Batista, Ayla Dantas Rebouças, Aline Gisele Azevedo Lima, Carla Alecssandra de Melo Bonifácio, et al
  • 2017, Uma Década de Expansão Universitária: Estudos sobre o Vale do Mamanguape V. 2, Aline Cleide Batista, Ayla Dantas Rebouças, Aline Gisele Azevedo Lima, Carla Alecssandra de Melo Bonifácio, et al

Participações em Bancas de Cursos (87)

  • 2020, Monografia de Graduação Práticas Pedagógicas Inclusivas: desafios e perspectivas da ação docente na escola pública, ASSIS, F. A. N.; QUEIROZ, J. A.; BATISTA, A. C.; SOARES, M. V. R
  • 2020, Monografia de Graduação Leitura de imagens na Educação Infantil: as narrativas visuais itinerantes na Escola Prefeito Gerbasi., FAHEINA, E. F. A.; SOARES, M. V. R.; BATISTA, A. C
  • 2020, Monografia de Graduação . Ensino de Ciências em espaços não formais de ensino no Vale do Mamanguape, QUEIROZ, J. A.; BATISTA, A. C.; SOARES, M. V. R
  • 2020, Monografia de Graduação O estado da arte e as pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental no curso de Pedagogia do Campus IV, QUEIROZ, J. A.; BATISTA, A. C.; SOARES, M. V. R..
  • 2020, Monografia de Graduação A contribuição do Programa Residência Pedagógica na formação de professores: teoria e prática em diálogo., BATISTA, A. C.; FAHEINA, E. F. A.; QUEIROZ, J. A..
  • 2020, Monografia de Graduação Atuação educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gerbasi: memórias e vivências da Residência Pedagógica, FAHENIA, E. F. A.; BATISTA, A. C.; QUEIROZ, J. A..
  • 2020, Monografia de Graduação A formação do pedagogo no Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência, BATISTA, A. C.; FAHEINA, E. F. A.; QUEIROZ, J. A..
  • 2020, Monografia de Graduação .O Ensino de Ciências e as percepções ambientais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, QUEIROZ, J. A.; FAHEINA, E. F. A.; BATISTA, A. C..
  • 2020, Monografia de Graduação A Matemática na EJA: A Infantilização do ensino Na Educação de Jovens e Adultos, ALVES, F. T. O.; BATISTA, A. C.; QUEIROZ, J. A.;.
  • 2020, Monografia de Graduação Os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação docente: desafios e percepções das residentes no Subprojeto/Pedagogia Residência Pedagógica., FAHEINA, E. F. A.; ALVES, F. T. O.; BATISTA, A. C.. Participação em banca de Isabela da Silva Rodrigues. Os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação docente: desafios e percepções das residentes no Subprojeto/Pedagogia Residência Pedagógica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.
  • 2020, Seleção de Especialização Gêneros textuais no cotidiano escolar da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, BATISTA, A. C. ; ALVES, F.T.O
  • 2017, Monografia de Graduação O papel do professor no processo ensino/aprendizagem do aluno surdo, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Joelma Remigio Araújo, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação A importância da Libras na Sala de Atendimento Educacional Especializado, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Marie Gorett D. A. E. M. Batista, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: estudo da formação de professores do Ensino Fundamental II, no município de Itaberaba/Bahia, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação Inclusão de Surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede privada: entre o dizer e o fazer, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Joelma Remigio Araújo, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação Acessibilidade das políticas públicas de inclusão social voltadas para educação de surdos no município de Bananeiras-PB, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação Evasão de educandos na Escola de Áudio Comunicação, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação O papel do profissional Tradutor Interprete de Libras em sala de aula, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Joelma Remigio Araújo, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação As contribuições do Ensino de Matemática para a docência dos egressos do curso de Pedagogia, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Aline Cleide Batista
  • 2017, Monografia de Graduação Os jogos matemáticos com alunos surdos no Ensino Fundamental, Francymara antonino, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Aline Cleide Batista
  • 2017, Dissertação de Mestrado Desvelando identidades: a identidade dos professores de Língua Portuguesa pertencentes ao Programa de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Pernanbuco, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Célia Regina Teixeira, Aline Cleide Batista
  • 2017, Dissertação de Mestrado A construção da produção textual dos educandos no Ensino Fundamental, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Célia Regina Teixeira, Aline Cleide Batista
  • 2017, Dissertação de Mestrado A construcao da producao textual dos educandos no Ensino Fundamental, JOELMA DOS SANTOS BARBOSA LINHARES GARCIA
  • 2017, Dissertação de Mestrado DESVELANDO IDENTIDADES: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA PERTENCENTES AO PROGRAMA DE EDUCACAO INTEGRAL DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO, AGENOR FACUNDES DE ALBUQUERQUE JÚNIOR
  • 2016, Monografia de Graduação As tecnologias assistivas e a inclusão, Francymara Antonino Nunes de Assis, Melânia Lopes Cornélio, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação O ensino e aprendizagem do aluno surdo: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Fabíola Nóbrega Silva, Aline Cleide Batista
  • 2016, Desvelando identidades: a identidade profissional dos professores de Língua Portuguesa pertencentes ao Programa de Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Pernambuco, Célia Regina Teixeira, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Resgatando os saberes Sobre Minha Cidade, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Professores de Libras no município de Salgueiro: uma reflexão acerca da formação e prática dos professores, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Marie Gorett D. A. E. M. Batista, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação O Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: aspectos sobre o letramento matemático, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Sheila Valéria Pereira da Silva, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização leitura e Escrita nas aulas de matemática a partir de textos, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Estudo das Ferramentas e Regras para produção de Material Didático áudio-visual para o ensino da língua de sinais, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Escolarização de Surdos: Algumas reflexões sobre a Formação de Professores, Yrla R. O. C. da Silva, Ricardo Souza Janoario, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Projeto de Intervenção Interdisciplinar Pedagógico Ensino de História nos Anos Iniciais, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação O ensino de Libras no Ensino Fundamental, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Hermano de França Rodrigues, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Gêneros textuais no cotidiano escolar da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Libras: Aspectos Linguísticos, Legislação e Educação do Surdo, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação O papel do coordenador pedagógico no programa 'Serviço de fortalecimento de vínculos em Mataraca - PB, Célia Regina Teixeira, Rossana Kess Brito de Souza Pinheiro, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação As práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras do 3º ano: reflexos da formação, Francymara Antonino Nunes de Assis, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Tecnologia Assistiva: para um ensino de Libras e Português mais inclusivo à pessoa surda, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação EJA: concepções e perspectivas dos educandos, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Gilmar Leite Ferreira, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Educação de Surdos no Ensino Regular: desafios e possibilidades, Francymara Antonino Nunes de Assis, Conceição de Maria Costa Saúde, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Intérprete da língua de sinais - LIBRAS: mediador ou educador, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Gustavo David Araújo Freire, Aline Cleide Batista
  • 2016, Dissertação de Mestrado O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: a nova proposta curricular do ensino da Prefeitura Municipal de Recife, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação A Lei 10.436 e sua aplicabilidade nas Instituições de Ensino Superior nos cursos de Licenciatura, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Rosilene Silva Marinho, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Formação continuada dos/as professores/as da Educação de Jovens e Adultos, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Joseval dos Reis Miranda, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: um desafio na prática docente, Célia Regina Teixeira, Joseval dos Reis Miranda, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Alimentação Saudável nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um viés para a Interdisciplinaridade, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Inclusão educacional: um olhar sobre as práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Francymara Antonino Nunes de Assis, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Um desafio para educadores e pais: a gestão da comunicação e aprendizagem na Educação, Francymara Antonino Nunes de Assis, Melânia Lopes Cornélio, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Gestão democrática: um olhar sobre o papel do gestor no cotidiano escolar, Francymara Antonino Nunes de Assis, Melânia Lopes Cornélio, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Leitura e escrita nas aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Evasão na Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir das vozes dos/as estudantes, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Joseval dos Reis Miranda, Aline Cleide Batista
  • 2016, Dissertação de Mestrado A mediação pedagógica de professores da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Leitura Literária, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação A educação de Surdos no ensino regular e a inclusão da disciplina de Libras na Educação Básica, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Gustavo David Araújo Freire, Aline Cleide Batista
  • 2016, Trabalho Final de Especialização Leitura e produção Textual: Atividades de compreensão de textos para o 5º ano do Ensino Fundamental, Aline Cleide Batista
  • 2016, Monografia de Graduação Os Benefícios da Tecnologia da Educação dos Surdos, Eduardo Beltrão de Llucena Córdula, Gustavo David Araújo Freire, Aline Cleide Batista
  • 2016, Qualificação de Mestrado Desvelando identidades: a identidade profissional dos professores de Lingua Portuguesa pertencentes ao Programa de Tempo Integral da Rede Publica Estadual de Pernambuco, AGENOR FACUNDES DE ALBUQUERQUE JÚNIOR
  • 2016, Qualificação de Mestrado ACAO PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUES NA CONSTRUCAO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DOS EDUCANDOS ENSINO FUNDAMENTAL, JOELMA DOS SANTOS BARBOSA LINHARES GARCIA
  • 2016, Dissertação de Mestrado O processo de aquisicao da escrita na educacao infantil: a nova proposta curricular do ensino da Prefeitura Municipal de Recife, ANGELA MARIA SOARES DA SILVA
  • 2016, Dissertação de Mestrado A mediacao pedagogica de professoras da Educacao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da Leitura Literaria, KELY DA SILVA BARBOSA
  • 2015, Monografia de Graduação A docência e os desafios no processo de inclusão de alunos surdos, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação O lúdico e o ensino de Libras na Educação Básica, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Ensino de Libras como L1 - a primeira língua, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação A concepção dos professores sobre o brincar na educação Infantil, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Sujeito Surdo: conceito, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Educação Inclusiva: um olhar sobre o município de Jacaraú-PB, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação A importância do ensino de libras para crianças surdas na educação fundamental: um relato de experiência do trabalho, Aline Cleide Batista
  • 2015, A mediação pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil a partir da Literatura Literária, Francisca Terezinha de Oliveira Alves, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação A importância do lúdico no ensino da Matemática dos Anos Iniciais, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Joseval dos Reis Miranda, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Inserção do surdo e do ensino da libras no mercado de trabalho, Aline Cleide Batista, Aline Cleide Batista
  • 2015, O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: a nova proposta curricular do ensino da Prefeitura Municipal de Recife, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação A organização curricular - O ensino de português para alunos Surdos do 6º ano: um desafio possível, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Jogos matemáticos na Educação Infantil: uma contribuição ao processo de aprendizagem, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação A importância da Literatura Visual na educação de crianças do Ensino Fundamental, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação O PIBID na formação de licenciandos de Pedagogia do Campus IV - UFPB, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Jogos matemáticos na Educação Infantil: brincando e aprendendo, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Contribuições das imagens na aprendizagem da criança surda, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação O ensino de matemática na Educação Infantil:, Francisca Terezinha Oliveira Alves, Francymara Antonino Nunes de Assis, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Uma proposta de ensino bilingue: a aquisição em libras L1 para surdos no Ensino Fundamental da Escola Estadual Augusto Severo, em Natal RN, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação O processo de alfabetização e letramento das crianças surdas na escola: para uma inclusão sóciopedagógica, Aline Cleide Batista
  • 2015, Monografia de Graduação Aquisição da Libras dentro da família do surdo - Letras/Libras pela família do surdo, Aline Cleide Batista
  • 2015, Qualificação de Mestrado O processo de aquisicao da escrita na educacao infantil: a nova proposta curricular do ensino da Prefeitura Municipal de Recife, ANGELA MARIA SOARES DA SILVA
  • 2015, Qualificação de Mestrado A mediacao pedagogica de professoras da Educacao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da Leitura Literaria, KELY DA SILVA BARBOSA
  • 2014, Monografia de Graduação Entre dois mundos possíveis: a educação de surdos e o bilinguismo, Aline Cleide Batista
  • 2014, Monografia de Graduação Ensino de libras como língua I: a importância dos procedimentos metodológicos utilizados para alunos surdos, Aline Cleide Batista
  • 2014, Monografia de Graduação A Língua de sinais como mediação pedagógica: uma proposta para uma Educação Inclusiva, Aline Cleide Batista

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2021,, Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Nacional,
  • 2020,, Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Nacional,
  • 2020,, Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Nacional,
  • 2019,, , Nacional,
  • 2018,, , Nacional,
  • 2016,, Campus IV da UFPB -, Nacional,

Participação em Colegiados e Comissões (5)

  • A comissão de Avaliação de Docentes em Estágio Probatório DED/CCAE/UFPB A comissão de Avaliação de Docentes em Estágio Probatório, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • colegiado do curso de Pedagogia /CCAE/UFPB, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • colegiado do curso de Pedagogia /CCAE/UFPB, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • colegiado do curso de Pedagogia, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • colegiado do curso de Pedagogia /CCAE/UFPB, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Trabalho de Fim de Curso(27)

  • O papel do professor no processo Ensino/Aprendizagem do aluno Surdo., KÁTIA QUELE FERREIRA DA SILVA ROCHA , 12/2017
  • Formação e Identidade Profissional Docente: o que dizem as professoras do Município de Mamanguape, ADRIANA SANTOS DE LIMA , 06/2017
  • O papel do intérprete de Libras na Educação de alunos Surdos, RONILSON DA SILVA MELO , 12/2016
  • Os Sujeitos da EJA: Perfil do processo educativo dos trabalhadores do corte de cana de açúcar do vale do Mamanguape., GIRLENY ALMEIDA DE SOUZA , 06/2017
  • O papel do professor na educação inclusiva no Ensino Regular: Desafios e possibilidades., ALINE DOS SANTOS BERNARDO LIMA , 06/2017
  • Educação de Surdos no Ensino Regular: desafios e possibilidades, JOSÂNIA GOMES DA SILVA , 12/2016
  • O ensino de Libras nos cursos de Licenciatura em Campina Grande, VANDECLEIDE RODRIGUES DE LIMA , 06/2016
  • Professores de Libras no município de salgueiro: Uma reflexão acerca da formação e prática dos professores, ALINE CÁSSIA SILVA ARAÚJO , 12/2016
  • O papel do profissional Tradutor Interprete de Libras em sala de aula, RAQUEL BARBOSA ROCHA , 12/2017
  • Formação de Professores para Educação de Surdos: desafios e possibilidades., ALINE SANTOS DE LIMA , 06/2017
  • A Lei 10.436 e sua aplicabilidade nas Instituições de Ensino Superior nos cursos de Licenciatura, MARIA PATRICIA LOURENÇO BARROS , 12/2016
  • ECOS DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 ANOS APÓS A OBRIGATORIEDADE LEGAL, LIANE CAMATTI , 12/2016
  • O curso de Pedagogia da UFPB, Campus IV e a Formação dos Professores da Educação Infantil, Janiely Maria da Silva , 12/2015
  • Inclusão de surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede privada: entre o dizer e o fazer, SEBASTIÃO DO NASCIMENTO SANTOS , 12/2017
  • A importância do ensino da língua de sinais para crianças surdas., FRANCISCO CELESTINO DE ANDRADE FIL , 12/2015
  • A Formação de Professores para o ensino de Alunos Surdos, GLAUCIARA PEREIRA BARBOSA , 12/2015
  • O ensino e aprendizagem do aluno surdo: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas. 2016, EDCARLOS PAZ DE LUCENA , 12/2016
  • A educação de Surdos no ensino regular e a inclusão da disciplina de Libras na Educação Básica, VALDEMÍ PEREIRA DE SOUZA , 12/2016
  • Gêneros textuais e leitura no processo de ensino e aprendizagem: um estudo no 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, NEUZA ANA DA SILVA SOARES , 12/2019
  • A importância das histórias em quadrinhos para o desenvolvimento de aprendizagens: proposta de uma sequência didática para o 4º ano do Ensino Fundamental, ELIZANGELA DOS SANTOS BALBINO , 12/2019
  • A contação de história nos anos iniciais como possibilidade de desenvolvimento da leitura e escrita, ANA CRISTINA DE PONTES FERNANDES , 12/2019
  • Resgatando os saberes sobre minha cidade, POLIANI SANTOS DA SILVA , 12/2016
  • A formação do pedagogo no Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência, DAIANA NUNES ROCHA , 03/2020
  • A contribuição do Programa Residência Pedagógica na formação de professores: teoria e prática em diálogo., DAYANE RIBEIRO DA SILVA , 03/2020
  • Educação de surdos, identidade e práticas pedagógicas: um estudo de caso em sala de aula do município de Mamanguape/PB, JAYNNE COSTA DE LIMA , 12/2020
  • A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, MÉRCIA SILVA DE LIMA SOUZA , 06/2018
  • A inclusão dos surdos no contexto educacional, NATALICE DA PAIXÃO FONSECA , 06/2018

Orientações de Pós-Graduação (2)

  • Especialização, Poliani Santos da Silva , 05/2016 - 12/2016 , Orientação em Andamento
  • Especialização, Luclèia Neves Pontes , 05/2016 - 12/2016 , Orientação em Andamento

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6