UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Abril de 2024

EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA

CE - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Ir ao Menu Principal

eduardo jorge lopes da silva

DFED - CE - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Artigos (31)

  • 2023, ANDRADE, SAULO JOSÉ VELOSO DE, Eduardo Jorge Lopes da Silva, SCORTEGAGNA, PAOLA ANDRESSA , O Desafio do Ensino Remoto com Idosos durante a Pandemia de Covid-19, ISSN: 21756236
  • 2022, Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlo, Eduardo Jorge Lopes da Silva , ALGUNS ACHADOS SOBRE ÉTICA EM FREIRE NA OBRA ?EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE, ISSN: 1981416X
  • 2022, Adriana Bastos Oliveira, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Maria Fernanda dos Santos Alencar , Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos e Práxis Pedagógica: uma reflexão na perspectiva humanizadora e libertadora da educação, ISSN: 19846444
  • 2022, Eduardo Jorge Lopes da Silva, ALENCAR, MARIA FERNANDA DOS SANTOS, CARVALHO, WALDÊNIA LEÃO DE , La Educación superior durante la pandemia de COVID-19 en Brasil: factores que influyeron en la participación de los estudiantes, ISSN: 26599031
  • 2022, SILVA, MARIA ALDA TRANQUELINO DA, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Práticas Pedagógicas Na Educação De Jovens E Adultos Potiguara Da Paraíba, ISSN: 23580194
  • 2021, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Timothy Denis Ireland , OS TEMPOS DE VIDA E OS TEMPOS DA ESCOLA: TENSÕES ALIVIADAS PELA FLEXIBILIDADE DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ISSN: 23584319
  • 2021, Eduardo Jorge Lopes da Silva , POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: século XX à pandemia da COVID-19, ISSN: 19831579
  • 2021, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura, Nádia Farias dos Santos , As interfaces Freireanas com as relações étnicos-raciais e EJA, ISSN: 25257668
  • 2021, Francy Laura Correia Gomes dos Passos, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Uma análise do perfil aluno cotista e sua permanência em cursos de engenharia na UACSA- UFRPE, ISSN: 22370315
  • 2021, Adriana Bastos Oliveira, Eduardo Jorge Lopes da Silva , UM NOVO POSSÍVEL PELA VIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ISSN: 25952803
  • 2021, Saulo José Veloso de Andrade, Theóffillo Silva Lopes, Eduardo Jorge Lopes da Silva , IDOSOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: UMA REALIDADE VISÍVEL, ISSN: 2238121X
  • 2021, Rayssa Maria Alselmo de Brito, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A interseccionalidade dos estudos da EJA, Educação Inclusiva e Formação Docente: um estado do conhecimento, ISSN: 1984686X
  • 2021, Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlos, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano, ISSN: 18094309
  • 2021, Lívia Sonalle do Nascimento Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva , O pensamento de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos: ainda aprendemos com a experiência de Angicos/RN, ISSN: 25271083
  • 2020, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Taízze Nascimento Melchiades, Gabriel Oliveira Herculano dos Santos , Os Discursos de Educandas sobre a Inclusão de Estudantes Lgbti+ na Educação de Jovens e Adultos, ISSN: 22370315
  • 2020, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura , Aprendendo Biologia no ensino semipresencial da Educação de Jovens e Adultos com a ajuda de mapas conceituais, ISSN: 21777691
  • 2019, SILVA, JAQUELINE BARBOSA DA, SILVA, EVERALDO FERNANDES DA, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Educação e diferença: diálogos e perspectivas, ISSN: 21776059
  • 2019, Maria Alda Tranquelino da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva , SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENA, ISSN: 21776059
  • 2019, Eduardo Jorge Lopes da Silva, José Batista Neto , A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO, ISSN: 19831579
  • 2018, Humberto Vieira Farias, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva , DOS CENTROS DE ESTUDOS SUPLETIVOS AOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: TRAJETÓRIA DE UMA PROPOSTA DE ESCOLARIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, ISSN: 25271083
  • 2018, Humberto Vieira Farias, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva , SABERES DOCENTES E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA EJA, ISSN: 23597003
  • 2018, Ivanilson Batista da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Os aprendizados de mulheres camponesas na luta pela terra, ISSN: 22370315
  • 2018, Ivanilson Batista da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva , OS APRENDIZADOS DE MULHERES CAMPONESAS NA LUTA PELA TERRA, ISSN: 22370315
  • 2018, Eduardo Jorge Lopes da Silva, LILIANE OLIVEIRA LIRA, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA , O Perfil do Educador Popular da EJA no Discurso de Jovens Operários - Educandos do Projeto Escola Zé Peão, ISSN: 23176571
  • 2015, Ivanilson Batista da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A pedagogia da luta pela terra no assentamento Amarela I, São Miguel de Taipu-PB, ISSN: 19819269
  • 2014, José Batista Neto, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A SISTEMATIZAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA EJA: INSTRUMENTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, ISSN: 18095208
  • 2014, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Contradições Presentes no Livro Didático de Biologia em um Curso Semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, ISSN: 19819269
  • 2014, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ISSN: 01042777
  • 2013, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultos, ISSN: 19818106
  • 2012, Eduardo Jorge Lopes da Silva , A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EJA NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO, ISSN: 22371451
  • 2012, Eduardo Jorge Lopes da Silva , Las conferencias y los encuentros internacionales promovidos por la UNESCO y su relación con la educación de adultos y los derechos humanos (1990-2000), ISSN: 16657446

Publicação em Eventos (50)

  • 2023, , O pensamento de Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos, Seminário Temático do NUPEPES e do PPGE/UEPG,
  • 2022, , Metodologias Científicas: as possibilidades no campo da pesquisa social, I Fórum Internacional da Ivy Enber Christian University,
  • 2022, , A Educação Popular e o Inédito Viável no Currículo da EJA, 10ª Jornada de Formação de Educadores Municipais - (JOFEM),
  • 2021, DAMASCENO, JALMIRA LINHARES, ANDRADE, SAULO JOSÉ VELOSO DE, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A relação da memória com a expressão estética na EJA, IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações, Trabalho Completo
  • 2021, , A temática LGBTnas pesquisas em educação nos gt's da ANPED de 2008 a 2012, Mostra CE 2021,
  • 2020, , Os desafios e as possibilidades da construção de um projeto de pesquisa em Educação, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES INDÍGENAS E DO CAMPO EM ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA,
  • 2018, Taízze Nascimento Melchiades, Eduardo Jorge Lopes da Silva, AS PERCEPÇÕES DA EJA SOBRE A TEMÁTICA LGBT A PARTIR DO OLHAR DAS EDUCANDAS, VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, Trabalho Completo
  • 2018, Eduardo Jorge Lopes da Silva, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA, Taízze Nascimento Melchiades, AS FORMAS DE PRECONCEITOS COM PESSOAS LGBT?s NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Trabalho Completo
  • 2018, Anna Beatriz Ramos Dias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Roseane Maria de Amorin, Túlio Cesar Medeiros dos Santos, CONSTRUIR, POTENCIALIZAR E TRANSFORMAR: Educação Popular e Teatro do Oprimido como caminhos para repensar a educação na contemporaneidade, V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - V CONEDU, Trabalho Completo
  • 2018, Rayssa Maria Alselmo de Brito, Eduardo Jorge Lopes da Silva, DESAFIOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATOS DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA, Congresso Internacional de Educação Inclusiva; II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, Trabalho Completo
  • 2018, , INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DA REALIDADE EDUCACIONAL, Seminário sobre Políticas de Educação e Aprendizagem de Jovens e Adultos na contemporaneidade,
  • 2018, , As Formas De Preconceitos Com Pessoas Lgbt?s Na Modalidade Educação De Jovens E Adultos, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd,
  • 2017, Maria do Livramento Bezerra da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, UTILIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINS (GIBIS) PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, II Seminário Internacional do NEMDR II Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, Trabalho Completo
  • 2017, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA, LILIANE OLIVEIRA LIRA, Eduardo Jorge Lopes da Silva, O operário-educando e o perfil do educador da EJA, IV Congresso Nacional de Educação - IV CONEDU, Trabalho Completo
  • 2017, , O OPERÁRIO-EDUCANDO E O PERFIL DO EDUCADOR DA EJA, IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU,
  • 2016, Adriege Matias Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva, PROFESSORES INICIANTES E OS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (III CONEDU), Trabalho Completo
  • 2016, , EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DOS POVOS POTIGUARA: cultura e afirmação da identidade na Educação de Jovens e Adultos do Município de Baía da Traição-PB, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ? SECAMPO,
  • 2016, , Educação popular na escola pública: uma prática educativa para transformação social, II Congresso Internacional de Educação Inclusiva; II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva,
  • 2015, , O PERFIL DE EDUCADOR PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONCEPÇÃO DOS EDUCANDOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE BANANEIRAS E SOLÂNEA, I Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas: !Educação: Desenvolvimento Rural e Inclusão Social?,
  • 2015, Maria do Livramento Bezerra da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, REFLEXÕES A PARTIR DE CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.E.F. ?XAVIER JÚNIOR?, I Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural - NEMDR, Trabalho Completo
  • 2015, Marivânia Gomes Sales, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A CONCEPÇÃO DOS EDUCANDOS ACERCA DO PERFIL DE EDUCADOR PARA ATUAR NA EJA, I Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural - NEMDR, Trabalho Completo
  • 2015, Lívia Sonalle do Nascimento Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A formação dos educadores do projeto Mova-Brasil: limites e desafios para a prática pedagógica, VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, Trabalho Completo
  • 2015, Ivanilson Batista da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A educação de jovens e adultos e o problema da evasão: dilemas e desafios, VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculare, Trabalho Completo
  • 2015, , REFLEXÕES A PARTIR DE CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.E.F. ?XAVIER JÚNIOR?, I Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas: !Educação: Desenvolvimento Rural e Inclusão Social?,
  • 2014, Evelin Carolyne de França Lins, Kalídia Costa da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Identificando ações de formação continuada para professores da educação de jovens e adultos (EJA) no agreste paraibano, XII EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
  • 2014, Marivânia Gomes Sales, Eduardo Jorge Lopes da Silva, O PERFIL DE EDUCADOR PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONCEPÇÃO DOS EDUCANDOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS E SOLÂNEA- PB, I SEMINÁRIO NACIONAL DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL (NEMDR), Trabalho Completo
  • 2014, Dayana Ferreira Martins, Eduardo Jorge Lopes da Silva, RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PIBID PEDAGOGIA: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO CAMPO DE ATUAÇÃO DA EJA, V Encontro Nacional das Licenciaturas/ IV Seminário Nacional do Pibid., Trabalho Completo
  • 2014, Everaldo Paulino dos Santos, Eduardo Jorge Lopes da Silva, O GÊNERO TEXTUAL JORNAL NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM EDUCANDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, V Encontro Nacional das Licenciaturas/ IV Seminário Nacional do Pibid., Trabalho Completo
  • 2014, , Identificando ações de formação continuada para professores da educação de jovens e adultos (EJA) no agreste paraibano, XII EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE (EPENN),
  • 2014, , A formação continuada de professores das séries iniciais da EJA na cidade de Bananeiras-PB, IV Seminário Internacional de Práticas Educativas (IV SECAMPO),
  • 2014, , Educação de Jovens e Adultos: breves reflexões de um graduando de Pedagogia, IV Seminário Internacional de Práticas Educativas (IV SECAMPO),
  • 2014, , SER DISCENTE DO NÚCLEO DE EXTENSÃO NEMDR : VIVÊNCIAS PARA ATUAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, IV Seminário Internacional de Práticas Educativas (IV SECAMPO),
  • 2014, , A arte na argila: um trabalho desenvolvido com usuários do CAPS (Centro de atenção psicossocial) em Solânea-PB, V Encontro de Pedagogia: Docência - práticas educativas escolares,
  • 2013, , Curso de Extensão Educação Popular Hoje: desafios e alternativas, Curso de Extensão Educação Popular Hoje: desafios e alternativas,
  • 2013, , AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM UM CURSO SEMIPRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares,
  • 2013, , A formação de professores para a educação de jovens e adultos no semiárido paraibano, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares,
  • 2013, , Refundamentação e vigênciada Educação Popular na América Latina, Curso de Extensão Educação Popular Hoje: desfios e alternativas,
  • 2013, , MOTIVOS DA MIGRAÇÃO DE JOVENS PARA A EJA: A REALIDADE DA ESCOLA ANTÔNIO GOMES DE SOUSA DE CACIMBA DE DENTRO/PB, III SECAMPO (Seminário de Práticas de Educação do Vale do Paraíba),
  • 2013, , A LEITURA E A ESCRITA COMO FATOR MOTIVADOR PARA O RETORNO DE JOVENS A ADULTOS À SALA DE AULA, III SECAMPO (Seminário de Práticas de Educação do Vale do Paraíba),
  • 2013, , Inclusão e aprendizagem da leitura e escrita de jovens e adultos com deficiência mental na EJA, III SECAMPO (Seminário de Práticas de Educação do Vale do Paraíba),
  • 2013, , O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, III SECAMPO (Seminário de Práticas de Educação do Vale do Paraíba),
  • 2013, , Metodologia para educação de jovens e adultos, SEMANA PEDAGÓGICA 2013 DO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS (CAVN),
  • 2013, Evelin Carolyne de França Lins, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A formação de professores para a EJA no semiárido paraibano: espaços e práticas, XXI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Resumo
  • 2013, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, Trabalho Completo
  • 2013, Evelin Carolyne de França Lins, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A formação de professores para a educação de jovens e adultos no semiárido paraibano, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, Trabalho Completo
  • 2013, Adna Daiane de Lima Dias, Maria José de Oliveira Ferreira, Geane Alves de Lima, Rayana Vanessa Alves Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Educação do campo: valorizando a identidade dos sujeitos do campo através de oficinas pedagógicas, I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB; III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO RECÔNCAVO E VALE DO JERIQUIÇÁ; IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE AMARGOSA, Resumo
  • 2013, Jefferson Silva de Barros Santos, Eduardo Jorge Lopes da Silva, OS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEMAS, DISCUSSÕES E PROPOSTAS, 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [65 SBPC], Resumo
  • 2012, , A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EJA NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO, IV Seminário Nacional de Formação de Educadores (SNF) de Jovens e Adultos,
  • 2012, Evelin Carolyne de França Lins, Eduardo Jorge Lopes da Silva, A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mesorregião do agreste paraibano, I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação: Diversidade e Qualidade em Educação, Trabalho Completo
  • 2012, Jefferson Silva de Barros Santos, Eduardo Jorge Lopes da Silva, OS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEMAS, DISCUSSÕES E PROPOSTAS, XX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba, Resumo

Capítulos de Livros (31)

  • 2023, PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, Lições sobre filosofia da educação: da modernidade à contemporaneidade, Mádson Francisco da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2022, CONTEXTO SOCIOHISTÓRICO DA EJA NO BRASIL: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A CONTRIBUIÇÃO PARA A CONQUISTA DO DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO PARA AS CLASSES POPULARES, Educação de Jovens e Adultos: despertando sonhos adormecidos, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2022, As pesquisas em educação sobre a população LGBT: uma análise crítica do discurso nos grupos de trabalho da ANPED (2008-2019), Caleidoscópio educacional : novos olhares para as políticas, práticas e diversidades na contemporaneidade, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Joana Karoline da Silva Elias
  • 2022, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS ORDENS DISCURSIVAS ATUAIS, Educação de Jovens e Adultos: despertando sonhos adormecidos, Rayssa Maria Alselmo de Brito, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2022, A OFERTA DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DA PARAÍBA: GARANTINDO ACESSO E PERMANÊNCIA, Educação de Jovens e Adultos: despertando sonhos adormecidos, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2021, Carta aberta à esperança, Cartas a Paulo Freire 2: escritas por quem ousa esperançar, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Paola Andressa Scortegagna, Patrícia Cristina de Aragão, Saulo José Veloso de Andrade
  • 2020, Projeto Escola Zé Peão: 27 anos aprendendo com o trabalho, Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2020, Fóruns de EJA do Nordeste: espaço de luta, resistência e afirmação dos direitos dos sujeitos por educação, PAULO FREIRE: 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, Maria Erivalda dos Santos Torres, Marlene Souza Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Edite Maria da Silva de Faria, Abdzia Maria Alves Barros
  • 2020, Os preconceitos contra a população LGBT na Educação de Jovens e Adultos, Minorias no Brasil e na Espanha: atores, desafios e políticas, Eduardo Jorge Lopes da Silva, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA, Taízze Nascimento Melchiades
  • 2019, Sobre a pesquisa qualitativa em educação: breves apontamentos, Pesquisa em Educação: discussões teórico-metodológicas de produções do PPGE/UFPB (2013-2017), Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Sobre a Pesquisa em Educação: breves apontamentos, Pesquisa em Educação: discussões teórico-metodol?logicas de produções do PPGE/UFPB (2013-2017), Ana Cláudia da Silva Rodrigues Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, LETRAMENTO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, Educação do Campo: atuações pedagógicas e Agroecológicas, Maria do Patrocínio de Sousa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB, Educação Do Campo: Atuações Pedagógicas e Agroecológicas, Márcio Alison Santos da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, A OFERTA DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS À LUZ UNESCO, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE, Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DA REALIDADE EDUCACIONAL, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE, Rayssa Maria Alselmo de Brito, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Educação escolar indígena: a prática pedagógica do professorda educação de jovens e adultos idígena e os conteúdos escolares na realidade indígena, Educação do Campo e Inclusão Social, Maria Alda Tranquelino da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Jeane Tranquelino da Silva
  • 2018, O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AINDA APRENDEMOS COM A EXPERIÊNCIA DE ANGICOS/RN, PAULO FREIRE: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender, Lívia Sonalle do Nascimento Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR LIBERTADORA DOS HOMENS/MULHERES, PAULO FREIRE: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Saberes construídos na prática dos educadores da EJA potiguara da Paraíba, Histórias da Educação Popular do Tempo Presente, Maria Alda Tranquelino da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, O letramento na formação de professores do programa escola Zé Peão, Aprendendo com o trabalho: 25 anos da escola Zé Peão, Antonaide Rodrigues Buhne, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Os princípios nortadores da prática político-pedagógica do projeto escola Zé Peão, Aprendendo com o trabalho: 25 anos da escola Zé Peão, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Ações de formação continuada para professores da EJA no agreste paraibano, Educação do campo e interconexões, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Evelin Carolyne de França Lins, Kalídia Costa da Silva
  • 2016, Indagações histórico-pedagógicas acercca do conceito de professor reflexivo na complexidade da educação brasileira, Concepções e práticas na Educação Brasileira: temáticas, contexto e temporalidades, Adriana Bastos Oliveira, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Projeto Escola Zé Peão: formando o educador popular de jovens e adultos, Projeto Escola Zé Peão: relato de experiências, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, A análise arqueológica do discurso na pesquisa em educação no campo da EJA e formação de professores, Pesquisa em educação: história, formação e gestão educacional, Eduardo Jorge Lopes da Silva, José Batista Neto
  • 2014, A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A EJA, Diálogos interdisciplinares: linguística, literatura e ensino, José Batista Neto, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, A escola: locus da formação continuada para os professores?, Discussões sobre a Organização do Trabalho na Escola: noções preliminares, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, !A leitura do mundo precede a leitura da palavra": a prática educativa na escola do campo a partir de uma dinâmica agrossocial, As dimensões da atuação profissional do pedagogo: reflexões teórico-práticas sobre processos educativos a partir dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia, Heriberto Xavier, Maria José Brandão Ferreira, Ezequias Junior Borges Lopes de Oliveira, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO, Educação do campo: relatos de experiências, Adna Daiane de Lima Dias, Dalvilene Macena da Silva, Geane Alves de Lima, Maria José de Oliveira Ferreira, Rayana Vanessa Alves Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NAS SUPERFÍCIES DE EMERGÊNCIA DOS DISCURSOS ACADÊMICO E GOVERNAMENTAL, Educação: temas e olhares, José Batista Neto, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Os Enunciados da Formação Continuada do Professor da Educação de Jovens e Adultos, Pesquisas em Políticas e Práticas Educativas: Questões e Desafios, José Batista Neto, Eduardo Jorge Lopes da Silva

Livros (13)

  • 2020, Minorias no Brasil e na Espanha: atores, desafios e políticas, Enrique Pastor Seller, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Pesquisa em Educação: discussões teórico-metodológicas de produções do PPGE/UFPB (2013-2017), Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
  • 2019, Pesquisa em Educação: discussões teórico-metodológicas de produções do PPGE/UFPB (2013-2017), Eduardo Jorge Lopes da Silva Ana Cláudia da Silva Rodrigues
  • 2018, Educação do Campo e Inclusão Social, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, PAULO FREIRE: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Roseane Maria de Amorin
  • 2017, Aprendendo com o trabalho: 25 anos da escola Zé Peão, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Lindemberg Medeiros de Araújo
  • 2016, Educação do campo e interconexões, Nilvânia dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Jalmira Linhares Damasceno, Gabriel de Medeiros Lima
  • 2016, Projeto Escola Zé Peão: relato de experiências, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Lindemberg Medeiros de Araújo, Maria José Nascimento Moura
  • 2016, Educação Popular: Refundamentação e Vigência no Discurso Latino-Americano, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, I Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), Nilvânia dos Santos Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Alexandre Eduardo de Araújo, Gabriel de Medeiros Lima, Jalmira Linhares Damasceno, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Educação do campo: relatos de experiências, Nilvânia dos Santos Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Gabriel de Medeiros Lima, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Educação: temas e olhares, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Assis Souza de Moura, Eduardo Jorge Lopes da Silva

Participações em Bancas de Concursos (10)

  • 2018, Comissão Avaliadora referente a revalidação de diploma estrangeiro, Fabiana Sena da Silva, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Banca Examinadora para Avaliação Especial para Dispensa de Estudos ? AEDE., Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Roseane Maria de Amorin, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Comissão responsável pela Consulta para escolha de Coordenador e Vice do PPGE, Timothy Denis Ireland, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Cleomar da Cruz Barbosa, Francisco Alex Pereira Gomes, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Comissão de Avaliação Docente - CAD, Roseane Maria de Amorin, Alba Calado Wanderley, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Comitê Externo de Avaliação de Projetos de Organizações Não-Governamentais e Outras Organizações da Sociedade Civil, Mailza Gomes Oliveira, Vitor Albuquerque Buriti, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, XXIV Encontro de Iniciação Científica, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, XXIII Encontro de Iniciação Científica 2015, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Professor, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Nilvânia dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Processo de Avaliação dos Projetos de Extensão Edital PROBEX-2013 da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, XXI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Eduardo Jorge Lopes da Silva

Participações em Bancas de Cursos (176)

  • 2023, Monografia de Graduação O SIGNIFICADO DA LEITURA PARA OS EDUCANDOS DOS CICLOS III E IV DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, ROSEANE MICHELLE DIONIZIO DE OLIVEIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado SENTIDO DE VIDA PARA PESSOAS IDOSAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZACAO NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS , MONICA DA MOTA FONSECA
  • 2022, Tese de Doutorado CURSOS SEMIPRESENCIAIS NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANALISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADEMICAS (2000-2020), HUMBERTO VIEIRA FARIAS
  • 2022, Monografia de Graduação O PROGRAMA SER EJA CIDADA E AS POSSIBILIDADES DE EDUCACAO INTEGRAL PARA OS SUJEITOS DA EJA NO ESTADO DA PARAIBA , JOANA KAROLINE DA SILVA ELIAS
  • 2022, Tese de Doutorado PRATICA PEDAGOGICA DISCURSIVA DE PROFESSORES INDIGENAS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS E O FORTALECIMENTO DA CULTURA POTIGUARA-PB, MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
  • 2021, Tese de Doutorado FORMACAO CONTINUADA CRITICO-COLABORATIVA NA EJA: UMA EXPERIENCIA COM ENFOQUE NA INCLUSAO DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIAS, RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A ATUACAO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA NO MUNICIPIO DE CUITEGI/PB: SIGNIFICACOES PARA A EDUCACAO DO CAMPO , LARISSA AMARO DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COTISTAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO: um estudo de caso na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho-PE, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Emanuela Sousa Ribeiro
  • 2020, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O DISCURSO, A PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Timothy Denis Ireland, Eleta de Carvalho Freire, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Munique Massaro, Eduardo José Manzini
  • 2020, Tese de Doutorado O Discurso sobre o Uso do Desenho de Humor na Educação Popular, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Erenildo João Carlos, Edjane Gomes de Assis, Dorgival Gonçalves Fernandes, Aníbal de Menezes Maciel
  • 2020, Dissertação de Mestrado Serviço Social nas Escolas em Tempo Integral: a atuação de Assistentes Sociais no município de João Pessoa, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Aline Maria Batista Machado, Maria de Fátima Leite Gomes
  • 2020, Dissertação de Mestrado A BNCC e a Formação Inicial de Professores: análise do curso de Pedagogia do CCHSA/UFPB a partir do ciclo de políticas de Stephen Ball, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Zuleide da Costa Pereira, Janssen Felipe dos Santos
  • 2020, Dissertação de Mestrado Processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade: um estudo com educandos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em São José de Solonópole/CE, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Nilvânia dos Santos Silva, Márcia Regina Barbosa
  • 2020, Tese de Doutorado A POPULACAO NEGRA NOS LIVROS DIDATICOS DE BIOLOGIA: UMA ANALISE AFROCENTRADA POR UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA, KARINA MARIA DE SOUZA SOARES
  • 2020, Qualificação de Doutorado Pratica pedagogica discursiva de professores Indigenas da EJA e o fortalecimento da Cultura Potiguara no litoral norte da Paraiba, MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
  • 2020, Monografia de Graduação DOCENCIA E MENOPAUSA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, MARIA DA CONCEICAO DA ROCHA CAVALCANTE
  • 2020, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA FORMACAO DOCENTE PARA ALFABETIZAR CRIANCAS ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE, JANAINA DELMIRO VIDAL DE NEGREIROS
  • 2020, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA DIDACTICA MAGNA DE COMENIUS PARA A FORMACAO DOCENTE NA ATUALIDADE, LILIANE OLIVEIRA LIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado SERVICO SOCIAL NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: A ATUACAO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO MUNICIPIO DE JOAO PESSOA-PB, THAÍS SOUZA BEZERRA
  • 2019, Escola em tempo Integral: a situação de Assistentes Sociais no município de João Pessoa-PB, Aline Maria Batista Machado, Maria de Fátima Leite Gomes, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Por uma educação antirracista: análise afrocentrada na estrutura curricular do componente Ciências Naturais, Maria das Graças de Almeida Baptista, Teresa Cristina Furtado Matos, Maria da Conceição dos Reis, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Pedagogia jurídica: a atuação de pedagogas nas equipes multidisciplinares do Fórum da Infância e Juventude de João Pessoa-PB, Eduardo Jorge Lopes da Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Dinorá Tereza Zucchetti
  • 2019, A permanência do aluno cotista na UACSA, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Maria Fernanda dos Santos Alencar
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Educação de Jovens e Adultos e o debate acerca da política educacional: discussão curricular e tempo pedagógico, Waldênia Leão de Carvalho, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, BNCC PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPROMETIMENTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Do direito à educação à educação jurídica no ensino regular: efetividade ou perspectiva?, Maria Lígia Malta de Farias, Luciélio Marinho da Costa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos: causas e consequências, Isolda Ayres Viana Ramos, Maria da Conceição Gomes de Miranda, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Educação em Direitos Humanos: a construção do sujeito de direito na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Roseane Maria de Amorin, Maria Elizete Guimarães Carvalho, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Processo de Produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade, Nilvânia dos Santos Silva, Márcia Regina Barbosa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Tese de Doutorado O Direito de (não) frequentar a escola: uma análise a partir das narrativas de vidas de pessoas adultas e idosas não alfabetizadas ou com pouca escolarização, Timothy Denis Ireland, Luiz Gonzaga Gonçalves, Maria Eliete Santiago, Maria Margarida Machado, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2019, Qualificação de Doutorado , KARINA MARIA DE SOUZA SOARES
  • 2019, Tese de Doutorado O direito de nao querer estudar: uma analise a partir dos discursos de pessoas adultas e idosas que nao estao na escola, PATRICIA FERNANDA DA COSTA SANTOS
  • 2019, Qualificação de Doutorado “POR UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA: ANALISE AFROCENTRADA NA ESTRUTURA CURRICULAR DO COMPONENTE CIENCIAS NATURAIS”, CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA
  • 2019, Tese de Doutorado ETICA EM PAULO FREIRE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO, DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
  • 2019, Monografia de Graduação EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: CAUSAS E CONSEQUENCIAS, ANA PAULA DOS SANTOS
  • 2019, Monografia de Graduação EDUCACAO EM DIREITOS HUMANOS: A CONSTRUCAO DO SUJEITO DE DIREITO NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), MAYARA JALES DOS SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação Material Dourado: o jogo digital como recurso educacional para o ensino da matemática, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Nilvânia dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado Motivações e expectativas de estudantes adultos que ingressaram na Universidade Federal da Paraíba, Emília Maria da Trindade Prestes, Klaus Dietmar Pfeiffer, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Ensino Superior Privado: as estratégias de permanência de grupos sociais desfavorecidos economicamente, Edineide Jezine Mesquista Araújo, Adréia da Silva Quintanilha Sousa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, O discurso do uso pedagógico da imagem virtual na escola, Erenildo João Carlos, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Por uma educação do campo popular: diálogo, epistemologia e autonomia no curso de licenciatura em Educação do Campo da UFERSA, Severino Bezerra da Silva, Maria do Socorro Xavier Batista, Mariano Castro Neto, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, A educação do campo e o atendimento as turmas multisseriadas no muicípio de Buenos Aires/PE, Waldênia Leão de Carvalho, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Evasão na EJA Ensino Fundamental - anos finais: uma discussão da problemática, Waldênia Leão de Carvalho, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação O ensino da matemática no ensino fundamental e a Prova Brasil: um estudo de caso no município de Araruna, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado As marcas do higienismo de Arthur Ramos na Escola Nova e no currículo nos anos 1920-1940 em Alagoas, Roseane Maria de Amorin, Laura Cristina Vieira Pizzi, Marcos Ribeiro Mesquista, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA FORMATIVA DE PROFESSOR DA EJA CAMPO-PE, Edineide Jezine Mesquista Araújo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado Educação do campo na educação superior: as repercussões do PRONERA na atuação social, profissional e política de egressos do cursos ofertados na UFPB (Campus I), Maria do Socorro Xavier Batista, Ana Paula Romão de Souza Ferreira, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Tese de Doutorado EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO POTIGUAR: SEMEANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE PRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFERSA, Maria do Socorro Xavier Batista, Edineide Jezine Mesquista Araújo, Maria Zelma de Araújo Madeira, José Jonas Duarte da Costa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação AÇÕES EDUCACIONAIS DO NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UFPB (2007-2015): CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ, Maria Elizete Guimarães Carvalho, Alba Cleide Calado, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Tese de Doutorado O CAPITAL SOCIAL E CULTURAL NA TRAJETÓRIA DE ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO SUPERIOR, Edineide Jezine Mesquista Araújo, Janine Marta Coelho Rodrigues, Maria Aparecida Ramos Menezes, Ana Cristina Daxemberg, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2018, Tese de Doutorado CRIANCAS, INFANCIAS E CULTURAS INFANTIS: EPISTEMOLOGIAS E SUBJETIVIDADES EM NARRATIVAS FOTOETNOGRAFICAS, FERNANDA MENDES CABRAL ALBUQUERQUE COELHO
  • 2018, Dissertação de Mestrado MOTIVACOES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES ADULTOS QUE INGRESSARAM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA, SHIRLEIDE KARLA DE OLIVEIRA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação AS ACOES EDUCACIONAIS DO NUCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UFPB (2007-2015): CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ , ROSSANA FARIAS QUEIROZ FERRER
  • 2018, Dissertação de Mestrado O lugar da educacao popular na formacao continuada de professores da EJA: a construcao de novos possiveis no chao da escola publica, ADRIANA BASTOS OLIVEIRA
  • 2018, Tese de Doutorado EDUCACAO DO CAMPO PARA CONVIVENCIA COM O SEMIARIDO POTIGUAR: SEMEANDO POSSIBILIDADES ATRAVES DE PRATICAS CONTRAHEGEMONICAS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCACAO DO CAMPO NA UFERSA, LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado EDUCACAO DO CAMPO NA EDUCACAO SUPERIOR: AS REPERCUSSOES DO PRONERA NA ATUACAO SOCIAL, PROFISSIONAL E POLITICA DE EGRESSOS DOS CURSOS OFERTADOS NA UFPB (CAMPUS I), SUELLEN CRISTINA RODRIGUES FERREIRA
  • 2018, Tese de Doutorado EDUCACAO DO CAMPO PARA CONVIVENCIA COM O SEMIARIDO POTIGUAR: SEMEANDO POSSIBILIDADES ATRAVES DE PRATICAS CONTRAHEGEMONICAS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCACAO DO CAMPO NA UFERSA, LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA
  • 2018, Monografia de Graduação O PERFIL DO EDUCADOR DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO DISCURSO DOS EDUCANDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL UBIRAJARA TARGINO BOTTO, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA
  • 2018, Tese de Doutorado O CAPITAL SOCIAL E CULTURAL NA TRAJETORIA DE ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA A EDUCACAO SUPERIOR, KEZIA CORTEZ DA SILVA
  • 2017, A Ordem do Discurso da Imagem Visual no Currículo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Erenildo João Carlos, Glória das Neves Dutra Escarião, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Monografia de Graduação Humanização e cidadania: análise de uma escola cidadã integral, Fabrícia Sousa Montenegro, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Monografia de Graduação Saberes docentes e organização do trabalho pedagógico na educação infantil, Jalmira Linhares Damasceno, Saimonton Tinôco da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Tese de Doutorado Elementos para uma teoria enunciativa da educação popular, Erenildo João Carlos, Timothy Denis Ireland, José Francisco de Melo Neto, Karine Dias Coutinho, Maria Emília de Rodat Barreto Barros, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado A PRÁTICA EDUCATIVA DA EXTENSÃO RURAL NO CAMPO DA REFORMA AGRÁRIA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR, Maria do Socorro Xavier Batista, Eduardo Alexandre de Araújo, Maria da Conceição M.C. Oousterhout, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado O discurso dacriação fílmica como mediação da aprendizagem do saber escolar, Erenildo João Carlos, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado Educação popular e educação do campo: relação entre teorias e práticas na formação de educadores no cursp de Pedagogia - Educação do campo/UFPB, Maria do Socorro Xavier Batista, Maria do Socorro Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado A cartografia escolar como metodologia na formação de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba, Christianne Maria Moura Reis, Camila Cunico, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, EDUCAÇÃO DO CAMPO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS REPERCUSSÕES DO PRONERA NA ATUAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E PROFISSIONAL DE EGRESSOS DOS CURSOS OFERTADOS NA UFPB (CAMPUS I), Maria do Socorro Xavier Batista, José Jonas Duarte, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, O direito de não querer estudar: uma análise a partir dos discursos de pessoas adultas e idosas que não estão na escola, Timothy Denis Ireland, Maria Margarida Machado, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Éitca em Paulo Freire: uma alternativa para o esnino religioso brasileiro, Timothy Denis Ireland, Pedro Farias Francelino, Edson Carvalho Guedes, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, O Lugar da Educação Popular na Formação Continuada de Professores da EJA: a construção de novos possíveis no chão da escola pública, José Batista Neto, Nilvânia dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, O currículo proposto pela Escola Nova em Alagoas e as colaborações do higienista Arthur Ramos nos anos 1920-1940, Roseane Maria de Amorin, Laura Cristina Vieira Pizzi, Marcos Ribeiro Mesquista, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2017, Qualificação de Doutorado O direito de nao querer estudar: uma analise a partir dos discursos de pessoas adultas e idosas que nao estao na escola, PATRICIA FERNANDA DA COSTA SANTOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado Educacao do Campo na Educacao Superior: as repercussoes do PRONERA na atuacao social, profissional e politica dos egressos dos cursos ofertados na UFPB (Campus II), SUELLEN CRISTINA RODRIGUES FERREIRA
  • 2017, Qualificação de Doutorado Etica em Paulo Freire: uma alternativa ao ensino religioso brasileiro, DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado O lugar da educacao popular na formacao continuada de professores da EJA: a construcao de novos possiveis no chao da escola publica, ADRIANA BASTOS OLIVEIRA
  • 2017, Tese de Doutorado Elementos para uma teoria enunciativa da Educacao Popular, MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
  • 2017, Qualificação de Doutorado A Ordem do Discurso da Imagem Visual no Curriculo da Educacao de Jovens e Adultos no Brasil, MARIA LUCIA GOMES DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado Saberes Docentes Construidos na Pratica Pedagogica de Professores da EJA Indigena Potiguara na Baia da Traicao – PB, MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado EDUCACAO POPULAR E EDUCACAO DO CAMPO: RELACAO ENTRE TEORIAS E PRATICAS NA FORMACAO DE EDUCADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA – EDUCACAO DO CAMPO/UFPB, SILVIA KARLA BATISTA DE MACENA MARTINS DOS SANTOS
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ESCOLA E A VALORIZACAO DA CULTURA LOCAL E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INDIGENA POTIGUARA: olhares dos educandos indigenas da Educacao de Jovens e Adultos do Municipio de Baia da Traicao – PB, ANDREA BEZERRA FALCAO
  • 2017, Dissertação de Mestrado A PRATICA EDUCATIVA DA EXTENSAO RURAL NO CAMPO DA REFORMA AGRARIA: APROXIMACOES COM A EDUCACAO POPULAR, CONCEIÇÃO CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS
  • 2016, Educação popular e educação do campo: relação entre teorias e práticas na formação de educadores no curso de Pedagogia - Educação do Campo/UFPB, Maria do Socorro Xavier Batista, Maria do Socorro Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, As práticas educativas da extensão rural no campo da reforma agrária: aproximações com a educação popular, Maria do Socorro Xavier Batista, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van Oosterhout, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Dissertação de Mestrado Posicionamento do educando no discurso do PROEJA no IFPE-Barreiros, Erenildo João Carlos, ROSÂNGELA TENÓRIO CARVALHO, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Monografia de Graduação O Processo de Reinserção Educativa do Jovem Infrator no Centro Socioeducativo Edson Mota, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Tese de Doutorado Diversidade Sexual na Educação de Jovens e Adultos(EJA): limites e possibilidades da efetivação do direito à educação, Leôncio José Gomes Soares, Cláudia Pereira Vianna, Fernanda A. O. Rodrigues Silva, Shirley Aparecida de Miranda, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, A cartografia escolar na formação de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba: campi Campina Grande e Guarabira, Christianne Maria Moura Reis, Antonio Carlos Pinheiro, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, A cultura local e o fortalecimento da Identidade Indígena Potiguara: os olhares dos educandos indígenas da Educação de Jovens e Adultos no município da Baía da Traição - PB, Luiz Gonzaga Gonçalves, José Mateus do Nascimento, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Educação de Jovens e Adultos: saberes docentes construídos na Prática Pedagógica em Terras Indígenas Potiguaras na Baía da Traição-PB, Timothy Denis Ireland, José Mateus do Nascimento, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Educação popular e amorosidade: trajetórias de educadores populares, Elisa Pereira Gonsalves, Fabrício Posseobon, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2016, Qualificação de Mestrado A cultura local e o fortalecimento da identidade indigena potiguara: os olhares dos alunos da Educacao de Jovens e Adultos do municipio de Baia da Traicao/PB, ANDREA BEZERRA FALCAO
  • 2016, Qualificação de Mestrado Educacao de Jovens e Adultos: saberes docentes construidos na pratica pedagogica em terras potiguaras na Baia da Traicao-PB, MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
  • 2016, Qualificação de Mestrado Educacao Popular e Educacao do Campo: relacao entre teorias e praticas na formacao de educadores no curso de Pedagogia- Educacao do Campo/ UFPB, SILVIA KARLA BATISTA DE MACENA MARTINS DOS SANTOS
  • 2016, Qualificação de Mestrado Educacao Popular e amorosidade: trajetoria de educadoras populares, ISLANY COSTA ALENCAR
  • 2016, Qualificação de Mestrado As praticas educativas da extensao rural no campo da reforma agraria: aproximacoes com a Educacao Popular, CONCEIÇÃO CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS
  • 2016, Dissertação de Mestrado O PROTAGONIMSO DAS MULHERES CAMPONESAS NA LUTA PELA TERRA, IVANILSON BATISTA DA SILVA
  • 2016, Dissertação de Mestrado Posicionamento do Educando no Discurso do PROEJA do IFPE Barreiros, FRANCISCA ADRIANA CORREIA CELESTINO
  • 2016, Dissertação de Mestrado PROGRAMA ESCOLA ZE PEAO: uso social da leitura e da escrita dos operarios-educandos da Construcao Civil , ANTONAIDE RODRIGUES BUHNE
  • 2016, Dissertação de Mestrado A PRATICA PEDAGOGICA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MOVA- BRASIL: A EXPERIENCIA DO RIO GRANDE DO NORTE, LÍVIA SONALLE DO NASCIMENTO SILVA
  • 2015, Tese de Doutorado O Discurso sobre o nexo Pedagógico entre o Cinema e a Educação, Erenildo João Carlos, Maria da Conceição Francisca Pires, Karyne Dias Coutinho, Maria do Socorro Nóbrega Queiroga, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação O planejamento docente nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na escola municipal Leonor Ramalho-Borborema-PB, Lucicléa Teixeira Lins, Aiene Rebouças Fernandes, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Dissertação de Mestrado Os Cursos Semipresenciais e o Reencontro de Jovens e Adultos com a Educação Básica, Timothy Denis Ireland, Alessandro Augusto de Azevedo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Dissertação de Mestrado Universidade, Escola e Comunidade: construindo caminhos para uma educação do campo, Maria do Socorro Xavier Batista, Patrícia Cristina de Aragão Araújo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Dissertação de Mestrado Núcleo de Educação Permanente como Ferramenta de Gestão Organizacional no Hospital Universitário Ana Bezerra: um plano de projeto técnico aplicado, Adriana Valéria Santos Diniz, Rita de Cássia de Farias Pereira, Luiz Alves Morais Filho, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, A prática pedagógica na alfabetização de jovens e adultos no contexto do MOVA-Brasil, José Batista Neto, Timothy Denis Ireland, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, O PROTAGONISMO DAS MULHERES CAMPONESAS NA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO AMARELA I E II-SÃO MIGUEL DE TAIPU-PB, Maria do Socorro Xavier Batista, Maria Eliete Santiago, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho: desafios e possibilidades de novas inserções, Severino Bezerra da Silva, Aline Maria Batista Machado, Cláudia Maria Costa Gomes, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Projeto comunitário_PROCEP (1987-1994) no assentamento Baixio: uma experiência de educação popular do campo, Luiz Gonzaga Gonçalves, Maria do Socorro Xavier Batista, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, POSICIONAMENTO DO EDUCANDO NO DISCURSO DO PROEJA NO IFPE BARREIROS-PE, Erenildo João Carlos, ROSÂNGELA TENÓRIO CARVALHO, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO: TRILHANDO CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPESINA, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Nilvânia dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação A brinquedoteca do Campus III da UFPB como espaço institucionalizado do brincar na infância, Jalmira Linhares Damasceno, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação Educação infantil e orientação criadora, Lucicléa Teixeira Lins, Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação Bananeirasonline.com.br: narrativas de um blogueiro e as descobertas em educação e pesquisa, Rita Cristiana Barbosa, Emiliano Rostand de Moraes Célio, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Tese de Doutorado O DISCURSO SOBRE O NEXO PEDAGOGICO ENTRE O CINEMA E A EDUCACAO, EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
  • 2015, Dissertação de Mestrado UNIVERSIDADE, ESCOLA E COMUNIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA EDUCACAO DO CAMPO , JAQUELINE POLIANE COSTA DE SOUSA
  • 2015, Dissertação de Mestrado NUCLEO DE EDUCACAO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE GESTAO ORGANIZACIONAL NO HOSPITAL UNIVERSITARIO ANA BEZERRA: UM PLANO DE PROJETO TECNICO APLICADO, KAROLINE QUEIROZ MARTINS
  • 2015, Dissertação de Mestrado OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS E O REENCONTRO DE JOVENS E ADULTOS COM A EDUCACAO BASICA, HUMBERTO VIEIRA FARIAS
  • 2015, Qualificação de Mestrado Posicionamento do Educando no Discurso do IFPE Barreiros- PE, FRANCISCA ADRIANA CORREIA CELESTINO
  • 2015, Qualificação de Mestrado A educacao de jovens e adultos e o mundo do trabalho: dasafios e possibilidades de novas insercoes, DAMIÃO FERNANDES DOS SANTOS
  • 2015, Qualificação de Mestrado Projeto Comunitario- PROCEP (1987-1994) no Assentamento Baixio: uma experiencia de Educacao Popular do Campo-PB, MARIA DA LUZ DOS SANTOS LIMA
  • 2015, Qualificação de Mestrado A pratica pedagogica na alfabetizacao de jovens e adultos no contexto do Mova-Brasil, LÍVIA SONALLE DO NASCIMENTO SILVA
  • 2015, Qualificação de Mestrado O protagonismo das mulheres camponesas na luta pela terra no assentamento Amarela I e II de Sao Miguel de Taipu- PB, IVANILSON BATISTA DA SILVA
  • 2015, Qualificação de Mestrado Implantacao do nucleo de educacao permanente como ferramenta de gestao organizacional no Hospital Universitario Ana Bezerra: um projeto tecnico aplicado, KAROLINE QUEIROZ MARTINS
  • 2015, Dissertação de Mestrado OS TRABALHADORES DA CONSTRUCAO CIVIL, A ESCOLA ZE PEAO E AS APRENDIZAGENS CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O TRABALHO E PARA A VIDA, RUTH HELENA FIDELIS DE S OLIVEIRA
  • 2015, Qualificação de Mestrado Aprendizagem movel (m-learning): um estudo acerca da aplicabilidade de tecnologias moveis na alfabetizacao de jovens e adultos., ELIANE ALVES DE FREITAS
  • 2015, Educação permanente como ferramenta de gestão organizacional para a qualidade da assistência de enfermagem em um hospital universitário, Adriana Valéria Santos Diniz, Rita de Cássia de Farias Pereira, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Aprendizagem móvel (M-Learning): um estudo acerca da aplicabilidade de tecnologias móveis na alfabetização de jovens e adultos, Timothy Denis Ireland, Júlio Afonso Pinho, Maria Gorete de Figueiredo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2015, Dissertação de Mestrado Os trabalhadores da construção civil, a Escola Zé Peão e as aprendizagens consideradas importantes para o trabalho e para a vida, Timothy Denis Ireland, José Francisco de Melo Neto, Roberto Véras de Oliveira, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Qualificação de Mestrado Os cursos semipresenciais e o reencontro de jovens e adultos com a Educacao Basica, HUMBERTO VIEIRA FARIAS
  • 2014, Qualificação de Mestrado Universidade, escola, comunidade: construindo caminhos para uma Educacao do Campo, JAQUELINE POLIANE COSTA DE SOUSA
  • 2014, Qualificação de Mestrado Programa Escola Ze Peao: uso social da leitura e da escrita dos operarios-educandos da construcao civil, ANTONAIDE RODRIGUES BUHNE
  • 2014, Qualificação de Doutorado O discurso sobre o nexo pedagogico entre cinema e educacao., EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
  • 2014, Dissertação de Mestrado Discurso visual em livro didatico de lingua portuguesa na educacao de jovens e adultos , EDNA RIBEIRO FERREIRA DE LIMA
  • 2014, Dissertação de Mestrado O DISCURSO SOBRE O USO PEDAGOGICO DA CHARGE NA EJA, RAISSA REGINA SILVA COUTINHO
  • 2014, Tese de Doutorado EDUCACAO DO CAMPO – CAMPOS DE DISPUTAS: Um estudo de caso nas comunidades rurais de Ribeiro, Lagedo e Gameleira – Alagoa Nova/PB, ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAUJO
  • 2014, Tese de Doutorado Educação do campo - campos de disputas: um estudo de caso nas comunidades rurais de Ribeiro, Lagedo e Gameleira - Alagoa Nova/PB, Severino Bezerra da Silva, Luiz Gonzaga Gonçalves, Regina Célia Gonçalves, Edmerson dos Santos Reis, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação A proposta pedagógica curricular da escola Antônio José da Costa e sua relação com a educação do campo, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Jaqueline Poliane Costa de Sousa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação O programa de alfabetização na língua materna e a introdução das novas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos no Projeto Escola Zé Peão, Luiz Gonzaga Gonçalves, José Ramos Barbosa da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação linguagem do cinema como mediadora de processos criativos com crianças do Ponto de Cultura Multivisualnet - Bananeiras-PB, Jalmira Linhares Damasceno, Rogério Alves de Paiva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Das concepções de Educação do Campo a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Roberto de Menezes Lins, Pilões-PB, Nilvânia dos Santos Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Educação do campo: do Projeto Político Pedagógico à construção de valores para a formação do sujeito, Nilvânia dos Santos Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Necessidade específica visual e formação docente para a diversidade: concepções/reflexões de professores da educação básica no município de Belém-PB, Antonio Balbino Neto, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Dissertação de Mestrado O discurso sobre o uso pedagógico da charge na EJA, Erenildo João Carlos, Maria da Conceição Francisca Pires, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Dissertação de Mestrado Discurso visual em livro didático de língua portuguesa na educação de jovens e adultos, Erenildo João Carlos, Karyne Dias Coutinho, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, O Discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação, Erenildo João Carlos, Maria do Socorro Nóbrega Queiroga, Karyne Dias Coutinho, Maria da Conceição Francisca Pires, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO: uso social da leitura e da escrita dos operários-educandos da construção civill, Timothy Denis Ireland, Eliane Ferraz Alves, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Universidade, escola, comunidade: construindo caminhos para uma educação do campo, Maria do Socorro Xavier Batista, Alexandre Eduardo de Araújo, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Os cursos semipresenciais e o reencontro de jovens e adultos com a educação básica, Timothy Denis Ireland, Ivonaldo Neres Leite, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2014, Comissão de Seleção 2015 do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPB, Luiz Gonzaga Gonçalves, Edineide Jezine Mesquita, Maria Lúcia Silva Nunes, Mauricéia Ananias, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Qualificação de Mestrado Discurso visual em livro didatico de lingua portuguesa na educacao de jovens e adultos , EDNA RIBEIRO FERREIRA DE LIMA
  • 2013, Qualificação de Mestrado O uso pedagogico da charge na EJA, RAISSA REGINA SILVA COUTINHO
  • 2013, Monografia de Graduação A mediação pedagógica na aprendizagem dos gêneros textuais e sua contribuição para a formação leitora e escritora nas séries inicias do ensino fundamental, Jalmira Linhares Damasceno, Cícero Gabriel dos Santos, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação Evasão escolar na EJA: um olhar discente sobre essa problemática na realidade de Mamanguape-PB, Aiene Rebouças Fernandes, Lucicléa Teixeira Lins, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Trabalho Final de Especialização Os reflexos em sala de aula da formação continuada para os educadores do Programa Brasil Alfabetizado em João Pessoa, Timothy Denis Ireland, José Barbosa da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Trabalho Final de Especialização Avaliação da aprendizagem da EJA: um estudo de caso na E.M.E.F. João Alves de Carvalho, no município de Caiçara/PB, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Jalmira Linhares Damasceno, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Trabalho Final de Especialização A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O HOMEM DO CAMPO, Nilvânia dos Santos Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, DISCURSO VISUAL EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Erenildo João Carlos, Ivone Tavares de Lucena, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, O Discurso do Uso Pedagógico da Charge na EJA, Erenildo João Carlos, Maria da Conceição Francisca Pires, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação O currículo da educação infantil na escola do campo, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Simone Vieira Batista, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação Práticas corporais: o desenvolvimento da criança pequena na escola Nossa Senhora do Carmo, Simone Vieira Batista, Jalmira Linhares Damasceno, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação Uma análise da configuração da educação de jovens e adultos no Brasil contemporâneo (1988-2012), com base na legislação atual, Timothy Denis Ireland, Laura Maria Brito, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação O conto de fadas no processo de educação infantil, Fábio de Sousa Dantas, Cícero Gabriel dos Santos, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Comissão para elaboração dos pontos para o concurso de provas e títulos para Professor Assistente do Magistério Superior na área de Ciências Sociais, Kilder Barbosa da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Comissão Especial de Avaliação de Progressão Funcional da Classe/Nível Assistente IV para a Classe/Nível Adjunto I, Hélio Luiz Beretta dal Monte, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Escola do Campo e tecnologias da Informação e Comunicação: um olhar sobre a questão da formação de professores/as na Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras-PB, Vivian Galdino de Andrade, Rita Cristiana Barbosa, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação A escrita de crianças em processo de alfabetização, Nilvânia dos Santos Silva, Maria Aparecida Valentim Afonso, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Banca de Seleção de alunos para Curso de Especialização do PROEJA/CCHSA/DE, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Avaliação de Projetos do Programa Pró-Licenciatura (PROLICEN/UFPB), Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Processo de Avaliação dos Projetos de Extensão PROBEX 2012, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Trabalho Final de Especialização Educação de Jovens e Adultos (EJA): principais causas da evasão sob a ótica docente no município de Barra de Santa Rosa - PB, Diogo Fernandes da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação O processo da inclusão e a educação dos surdos no Edvardo Toscano, Débora Regina Fernandes Benício, Hoverdiano Cesár P. Caetano, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Estratégias de ensino para a aprendizagem de alunos autistas, Débora Regina Fernandes Benício, Emília Cristina F. de Barros, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação As ações educativas da Campanha do Fortalecimento da Vida na Agricultura Familiar na região do Território do Polo da Borborema-Paraíba, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Lucicléa Teixeira Lins, Eduardo Jorge Lopes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação HIPERATIVIDADE INFANTIL: UM DESAFIO PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS, Efigênia Maria Dias Costa, Fabrícia Sousa Montenegro, Eduardo Jorge Lopes da Silva

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (18)

  • 2021,, https://www.youtube.com/watch?v=2YB4YilGl_w&t=27s, Nacional,
  • 2021,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, REVISTA COCAR (UEPA)
  • 2020,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, REVISTA COCAR (ONLINE)
  • 2019,, UFPE/Campus Caruarú, Nacional,
  • 2018,, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), Nacional,
  • 2018,, Centro de Educação/UFPB, Nacional,
  • 2018,, Centro de Educação da UFPB, Nacional,
  • 2018,, Centro de Educação da UFPB, Nacional,
  • 2017,, Bloco de aulas Alcides Marcelino do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA, Campus III da Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Nacional,
  • 2017,, UFPE-Caruarú, Nacional,
  • 2017,, Centro de Educação -CEDU, Nacional,
  • 2017,, Centro de Educação - UFPB, Nacional,
  • 2017,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, Revista Educare
  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Educare
  • 2015,, Centro de Educação da UFPB, Nacional,
  • 2015,, Centro de Educação da UFPB, Nacional,
  • 2014,, Centro de Educação da UFPB, Nacional,
  • 2014,, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • O PERFIL DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISCURSO DOS EDUCANDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL UBIRAJARA TARGINO BOTTO, GESSICA MARIA SILVA DE LIMA , 06/2018
  • DOCÊNCIA E MENOPAUSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MARIA DA CONCEICAO DA ROCHA CAVALCANTE , 04/2020
  • As Contribuições do Ensino Religioso para o estudo das questões de Gênero e Sexualidade na escola., FÁBIO GALDINO DA SILVA , 10/2021
  • "Essa indiferença não me causa estranhamento": análise situacional da LGBTFOBIA no ambiente escolar à luz de professores(as) da Educação Básica no município de Teixeira-Paraíba., SAMUEL LOPES DOS SANTOS , 11/2021
  • O PROGRAMA SER EJA CIDADÃ E AS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA OS SUJEITOS DA EJA NO ESTADO DA PARAÍBA NA VISÃO DE EDUCADORES, JOANA KAROLINE DA SILVA ELIAS , 06/2022
  • A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE AGRICULTORES ANALFABETOS DO ASSENTAMENTO VIOLETA DO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB, GERLANE IDALINO DE MOURA VARELA , 12/2022
  • PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, TAÍZZE NASCIMENTO MELCHIADES , 12/2022

Orientações de Pós-Graduação (30)

  • Pós-Doutorado, Paola Andressa Scortegagna , 09/2021 - 03/2022 , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO, 04/2018 - , Concluída em 12/2021
  • Doutorado, RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO, 04/2018 - , Concluída em 12/2021
  • Doutorado, RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO, 04/2018 - , Concluída em 12/2021
  • Doutorado, JOSINALDO DANTAS DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JALMIRA LINHARES DAMASCENO FERREIRA, 08/2022 - 09/2023 , Orientação em Andamento
  • Doutorado, DJANICE MARINHO DE OLIVEIRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ADRIANA BASTOS OLIVEIRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JALMIRA LINHARES DAMASCENO FERREIRA, 03/2019 - 03/2022 , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RONNIE WESLEY SINESIO MOURA, 02/2020 - 01/2024 , Concluída em
  • Doutorado, SAULO JOSÉ VELÔSO DE ANDRADE, 03/2019 - 01/2023 , Concluída em
  • Doutorado, MÁDSON FRANCISCO DA SILVA, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, HELOÍSA MARINHO CUNHA, 10/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS, 08/2016 - , Concluída em 07/2019
  • Mestrado, LÍVIA SONALLE DO NASCIMENTO SILVA, 02/2014 - , Concluída em 02/2016
  • Mestrado, ANDRÉA BEZERRA FALCÃO, 04/2015 - , Concluída em 05/2017
  • Mestrado, CAMILA DE LOURDES CAVALCANTI PAIVA, 02/2020 - 05/2022 , Concluída em
  • Mestrado, MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA, 04/2015 - , Concluída em 06/2017
  • Mestrado, MERY CRISTIANE BATISTA PACHECO, 09/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MERY CRISTIANE BATISTA PACHECO, 12/2021 - 03/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MONICA DA MOTA FONSECA, 05/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, ISABELLA HELLEN ESTEVAO DA SILVA, 08/2022 - 04/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANTONAIDE RODRIGUES BUHNE, 08/2013 - 08/2015 , Concluída em 02/2016
  • Mestrado, JOANA KAROLINE DA SILVA ELIAS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA DO PATROCINIO SOUZA BEZERRA, 08/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANA BASTOS OLIVEIRA, 04/2016 - , Concluída em 09/2018
  • Mestrado, MARIA DO PATROCINIO SOUZA BEZERRA, 06/2022 - 05/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MONICA DA MOTA FONSECA, 05/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, DAVID ESPINOLA BATISTA, 03/2019 - 06/2021 , Concluída em
  • Mestrado, IVANILSON BATISTA DA SILVA, 02/2014 - , Concluída em 06/2016

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.6