UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 27 de Abril de 2024

marsilvio goncalves pereira

DMTE - CE - DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Artigos (30)

  • 2022, Marsilvio Goncalves Pereira , 25 anos de Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), ISSN: 27638898
  • 2022, Marsílvio Gonçalves Pereiraa , 25 ANOS DE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA (SBEnBio): UM LEGADO PARA A FORMAÇÃO EPROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL, ISSN: 10.46667/renbio.v15i
  • 2019, Caio Cotta Natale, Marsilvio Goncalves Pereira, Paula Seixas de Melo, Daniel Manzoni de Almeida , Tendencias de la investigacíon sobre la enseñanza de inmunología en Brasil: un análisis de contenido de los resúmenes del congreso de la Sociedad Brasileña de Inmunología de 2010 a 2017, ISSN: 07184867
  • 2019, Marsilvio Goncalves Pereira, Julio César Rufino Ramos de Oliveira, Thiago dos Santos Ferreira , Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros, ISSN: 25954520
  • 2019, Daniel Manzoni de Almeida, Paula Seixas de Melo, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Patrícia Marzin-Janvier, Jean Rodrigues Siqueira, Marsilvio Goncalves Pereira , A case study in the teaching of immunology: written arguments and the counter-inductive method of Paul Feyerabend, ISSN: 1982873X
  • 2017, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Daniel Manzoni de Almeida , A argumentação como prática epistêmica no ensino de Imunologia: Estrutura e uso de uma proposta didática sob uma orientação epistemológica, ISSN: 23449225
  • 2017, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , A Natureza da Ciência (NdC) em publicações no ensino de Ciências e Biologia no Brasil: Uma análise preliminar, ISSN: 02124521
  • 2017, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Daniel Manzoni de Almeida , A argumentação como prática epistêmica no ensino de Imunologia: Estrutura e uso de uma proposta didática sob uma orientação epistemológica, ISSN: 03295192
  • 2017, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , A Natureza da Ciência (NdC) em publicações no ensino de Ciências e Biologia no Brasil: Uma análise preliminar, ISSN: 21746486
  • 2017, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , A Natureza da Ciência (NdC) em publicações no ensino de Ciências e Biologia no Brasil: Uma análise preliminar. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. -, 2017., ISSN: 0212-4521
  • 2017, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato; Daniel Manzoni de Almeida , A argumentação como prática epistêmica no ensino de Imunologia: Estrutura e uso de uma proposta didática sob uma orientação epistemológica, ISSN: 0329-5192
  • 2015, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, ISSN: 19836597
  • 2015, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, ISSN: 23581425
  • 2015, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato , Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa., ISSN: 2358-1425
  • 2014, Marsilvio Goncalves Pereira, Marcos Antonio de Jesus Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida , Concepções e percepções sobre natureza da ciência e imagem do cientista na perspectiva de estudantes da Ilha de Maré, Salvador (BA), ISSN: 19821867
  • 2014, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha , A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NUMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ALGUNS DESAFIOS, ISSN: 19821867
  • 2014, Marsilvio Goncalves Pereira, Maria Cristina Martins Penido , O que dizem os guias do PNLD sobre o laboratório no livro didático de Ciências e Biologia: enfoques e finalidades, ISSN: 19821867
  • 2014, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha , A prática como componente curricular numa perspectiva transversal em um curso de licenciatura em ciências Biológicas: Alguns desafios, ISSN: 19821867
  • 2013, Marsilvio Goncalves Pereira, Carolina E. R. S. Santos, Ana D. S. de Freitas, Newton P. Stamford, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa , Interações entre fungos micorrízicos arbusculares, rizóbio e actinomicetos na rizosfera de soja, ISSN: 18071929
  • 2013, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Maria Adelaide Silva Paredes Moreira, Antônia Oliveira Silva , CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ISSN: 02124521
  • 2013, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, MOREIRA, M. A. S. P, SILVA, A. O. , CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ISSN: 02124521
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa, André Ferrer Pinto Martins, Marsilvio Goncalves Pereira , Concepção de Formação Continuada entre Técnicos num Sistema Municipal de Ensino, ISSN: 19821867
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Auricélio Oliveira de Almeida, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira , . Ciclo e Divisão Celular: Uma Estratégia Diferenciada para Abordar o Tema no Ensino Médio., ISSN: 19821867
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Auricélio Oliveira de Almeida, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira , Ciclo e Divisão Celular: Uma Estratégia Diferenciada para Abordar o Tema no Ensino Médio, ISSN: 19821867
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa, André Ferrer Pinto Martins, Marsilvio Goncalves Pereira , Motivações e Limitações de Professores de Ciências Naturais para Frequentar Atividades de Formação Continuada: Percepções a partir de Formadores de Professores, ISSN: 19821867
  • 2012, Alessandro Tomaz Barbosa, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Marsilvio Goncalves Pereira , Da Formação de Professores de Biologia a Inclusão de Alunos no Ensino Superior: Alguns Desafios e Perspectivas, ISSN: 19821867
  • 2011, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa , Atividades de campo no ensino de ciências: uma abordagem na formação continuada de professores do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB, Brasil, ISSN: 01213814
  • 2011, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa , Educação ambiental e formação inicial de professores de ciências e de biologia: articulando teoria e prática na construção de um futuro sustentável., ISSN: 01213814
  • 2010, Marsilvio Goncalves Pereira , Oficinas de produção em Ensino de Ciências e Biologia: Uma experiência vivenciada na Prática de Ensino de Biologia e no Prodocência/2007 na UFPB, ISSN: 19821867
  • 2010, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Marsilvio Goncalves Pereira, Zoraida Maria Davino de Medeiros, Vera Lúcia Araújo de Lucena , Analisando o uso de atividades práticas em aulas de Biologia no ensino médio, ISSN: 19821867

Publicação em Eventos (91)

  • 2023, Andrea Karla da Costa Brandão, Marsilvio Goncalves Pereira, Práticas Epistêmicas em Atividades de Ensino sobre Educação em Saúde: uma análise de publicações em revistas científicas, XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2023, Juliana Soares Vanderley, Marsilvio Goncalves Pereira, O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Trabalho Completo
  • 2023, Daniel Manzoni de Almeida, Marsilvio Goncalves Pereira, NATURE OF SCIENCE ASPECTS EXPRESSED BY STUDENTS IN A HANDS-ON MODELING LESSON ABOUT PLASMA MEMBRANE IN A BIOCHEMISTRY CLASS, 15ª ESERA Conference-2023 (European Science Education Research Association), Trabalho Completo
  • 2023, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Análise textual informatizada ou análise lexicográfica de produções acadêmicas sobre Natureza da Ciência (NdC), XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2022, Maria José Sores de Lima, Thaís Farias de Almeida, Marsilvio Goncalves Pereira, AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS, VIII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, Trabalho Completo
  • 2022, Andrea Karla da Costa Brandão, Tamires Ferreira da Silva, Marsilvio Goncalves Pereira, POTENCIAIS DA MONITORIA EM METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, ENIDP2022, Trabalho Completo
  • 2022, Andrea Karla da Costa Brandão, Marsilvio Goncalves Pereira, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÕES DE INTENCIONALIDADE, Mostra CE - 2022, Resumo
  • 2022, Thiago Silva Sales, Marsilvio Goncalves Pereira, MONITORIA EM METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: SIGNIFICANDO SABERES ATRAVÉS DE MEMÓRIAS, ENID -2022, Trabalho Completo
  • 2021, , O que são Ciência e Biologia, afinal? Algumas considerações a partir de um estudo de Estado da Arte sobre produções brasileiras na área com o tema Natureza da Ciência e outros apontamentos, 8º Encontro Nacional de Ensino de Biologia/8º Encontro Regional do Ensino de Biologia - Regional 5 - Nordeste,
  • 2021, Pablo da Silva Sousa, Andrea Karla da Costa Brandão, Marsilvio Goncalves Pereira, A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO EM PERIÓDICOS QUALIS A1, VIII Encontro Nacional de Ensino de biologia-VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5 - Nordeste, Trabalho Completo
  • 2020, , A área de Ensino de Ciências no Brasil: contexto histórico e pesquisas, Webnário A área de Ensino de Ciências no Brasil: contexto histórico e pesquisas,
  • 2019, , Analysis of the Production of Scientific Projects by Undergraduate Biology Students From an Open Inquiry-Based Sequence in Physiology, 19th European Science Education Research Association (ESERA 19th),
  • 2019, , A Natureza da Ciência (NdC) em publicações no ensino de Ciências e Biologia no Brasil: algumas características e um panorama geral, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC,
  • 2019, webQDA | Qualitative Data Analysis, Utilização de base de dados para pesquisas bibliográficas - Webinar Otimização da Revisão de Literatura através do webQDA, Workshop Utilização de base de dados para pesquisas bibliográficas, Outros
  • 2018, Marsilvio Goncalves Pereira, Um olhar sobre a experiência formativa a partir de narrativas escritas de um professor/formador: a materialidade da docência num continuum formativo, VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte (2018: Belém, PA), Trabalho Completo
  • 2017, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, A Natureza da Ciência (NdC) em pesquisas em educação em ciências: investigando os anais do X ENPEC (2015), XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, Trabalho Completo
  • 2017, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Suzani Cassiani, A Medida Provisória 746/2016 que modifica o ensino médio no Brasil: considerações e implicações para a educação científica, III Simpósio de Educação - Língua, Responsabilidade Social, Gestão e Liderança Escolar, Trabalho Completo
  • 2017, Alessandro Tomaz Barbosa; Marsílvio Gonçalves Pereira; Suzani Cassiani, A Medida Provisória 746/2016 que modifica o ensino médio no Brasil: considerações e implicações para a educação científica., III Simpósio de Educação - Língua, Responsabilidade Social, Gestão e Liderança Escolar, Trabalho Completo
  • 2017, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, A Natureza da Ciência (NdC) em pesquisas em educação em ciências: investigando os anais do X ENPEC (2015), XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2017, PIEC, XII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, XII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, Outros
  • 2016, Daniel Manzoni de Almeida, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Students' arguments during the development of an experimental model of Biology, ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, Trabalho Completo
  • 2016, , Um caso histórico como possibilidade de articulação entre história da ciência e ensino: uma forma de abordar aspectos da natureza da ciência, 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia,
  • 2016, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, A Natureza da Ciência (NdC) em produções acadêmicas: investigando os anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005 ? 2014), X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, Trabalho Completo
  • 2016, Marsilvio Goncalves Pereira, Rejane M. Lira da Silva, Marta C. Lourenço, Estudando um objeto científico antigo de uma instituição pública baiana: Balança de Sartorius (balança analítica de dois pratos com gabinete), 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2016, Rodrigo Ponce, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Um caso histórico como possibilidade de articulação entre história da ciência e ensino: uma forma de abordar aspectos da natureza da ciência., 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2016, , Estudando um objeto científico antigo de uma instituição pública baiana: Balança de Sartorius (balança analítica de dois pratos com gabinete), 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia,
  • 2016, Marsílvio Gonçalves Pereira; Rejane Maria Lira Silva; Martha C. Lourenço, Estudando um objeto científico antigo de uma instituição pública baiana: Balança de Sartorius (balança analítica de dois pratos, 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2016, Rodrigo Ponce; Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Um caso histórico como possibilidade de articulação entre história da ciência e ensino: uma forma de abordar aspectos da natureza da ciência., 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2015, Ageu Santos de Santana, Marsilvio Goncalves Pereira, Thiago Brandão Cavalheiro, Desempenho de alunos em provas de Biologia para ingresso em uma universidade pública no período de 2005 ? 2013., III Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 4, Trabalho Completo
  • 2015, Daiana Karla Gomes Frade, Marsilvio Goncalves Pereira, Aspectos da Natureza da Ciência (NdC) em Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia, Encontro de História e Filosofia da Biologia 2015, Resumo Expandido
  • 2015, Daniel Manzoni de Almeida, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, The arguments of a group of students in the development of an experimental model of biology, International Conference for the European Science Education Research Association, Trabalho Completo
  • 2015, , Desempenho de alunos em provas de Biologia para ingresso em uma universidade pública no período de 2005 ? 2013, III Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 4,
  • 2015, , Aspectos da Natureza da Ciência (NdC) em Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia, Encontro de História e Filosofia da Biologia 2015,
  • 2015, , The arguments and epistemic operations of a group of students in the development of an experimentall model of biology., International Conference for the European Science Education Research Association - ESERA 2015,
  • 2015, Daniel Manzoni de Almeida; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Students' arguments during the development of an experimental model of Biology., ESERA 2015 Conference, Trabalho Completo
  • 2015, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, A Natureza da Ciência (NdC) em produções acadêmicas: investigando os anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005 - 2014)., X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2015, DAIANE K. G. FRADE; MARSÍLVIO GONÇALVES PEREIRA, Aspectos da Natureza da Ciência (NdC) em Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia., Encontro de História e Filosofia da Biologia 2015, Resumo Expandido
  • 2015, Ageu S. Santana; Marsílvio Gonçalves Pereira; Thiago B. Cavalheiro, Desempenho de alunos em provas de Biologia para ingresso em uma universidade pública no período de 2005 - 2013, III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4, Trabalho Completo
  • 2014, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, A Prática como componente curricular nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública, IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, Marsilvio Goncalves Pereira, Maria Cristina Martins Penido, O que dizem os guias do PNLD sobre o laboratório no livro didático de Ciências e Biologia: enfoques e finalidades, V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01, Trabalho Completo
  • 2014, Marsilvio Goncalves Pereira, Marcos Antonio de Jesus Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida, Concepções e percepções sobre natureza da ciência e imagem do cientista na perspectiva de estudantes da Ilha de Maré, Salvador (BA), V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01, Trabalho Completo
  • 2014, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, A prática como componente curricular numa perspectiva transversal em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: alguns desafios, V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01, Trabalho Completo
  • 2014, Marsilvio Goncalves Pereira, Dayane dos Santos Silva, Maria Andrêsa da Silva, A pesquisa em educação ambiental em uma universidade pública no Brasil: análise da produção acadêmica no contexto da pós-graduação, III SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2014, , Concepções e percepções sobre natureza da ciência e imagem do cientista na perspectiva de estudantes da Ilha de Maré, Salvador (BA), V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio,
  • 2014, , O que dizem os guias do PNLD sobre o laboratório no livro didático de Ciências e Biologia: enfoques e finalidades, V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio,
  • 2014, , A prática como componente curricular numa perspectiva transversal em um curso de licenciatura em ciências Biológicas: Alguns desafios, V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio,
  • 2014, , A prática como componente curricular nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicas em uma universidade pública, IV ENECiências - IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente,
  • 2014, , A pesquisa em educação ambiental em uma universidade pública no Brasil: Análise da produção acadêmica no contexto da produção acadêmica, 3° Seminário Internacional de Educação em Ciências,
  • 2013, , CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS,
  • 2013, , Ensino de Biologia - CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA E DA IMAGEM DE CIENTISTA ENTRE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ALGUNS OBSTÁCULOS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Projeto "Debates em Educação Científica",
  • 2013, , Ensino de Biologia: Desafios e Perspectivas, Congrebio 2013 - Congresso Nordestino de Biólogos,
  • 2013, Daiana Karla Gomes Frade, Wilson Jos~e de Miranda Lima, Marsilvio Goncalves Pereira, Necessidade do uso do laboratório em aulas de biologia em escolas de ensino médio: ficção ou realidade?, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Diego Machado de Lima, Ageu Santos de Santana, Carlos Vinícius Carvalho Nascimento, Marsilvio Goncalves Pereira, Seleção e uso de livros didáticos de ciências e biologia por professores da educação básica: resultados preliminares, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Carlos Vinícius Carvalho Nascimento, Marsilvio Goncalves Pereira, Concepções de natureza da ciência entre estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Mamanguape (Paraíba), V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Thiago Brandão Cavalheiro, Ageu Santos de Santana, Marsilvio Goncalves Pereira, Percepções e concepções ambientais entre professores de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Cabedelo, Paraíba: alguns resultados, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Construção curricular no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: como os professores identificam a prática como componente nesse documento?, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Carlos Vinícius Carvalho Nascimento, Marsilvio Goncalves Pereira, O tema origem da vida no ensino médio: uma abordagem histórica da ciência através de convites ao raciocínio, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Carlos Vinícius Carvalho Nascimento, Marsilvio Goncalves Pereira, O uso de uma abordagem histórica sobre o tema origem da vida: promovendo mudanças nas concepções de natureza da ciência entre estudantes do ensino médio, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, Carlos Vinícius Carvalho Nascimento, Ronielson Jacinto de Lima, Nayara Cândida Romualdo de Oliveira, Marsilvio Goncalves Pereira, Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mari, Paraíba, V EREBIO - Encontro Regional de Biologia do Nordeste, Resumo Expandido
  • 2013, , A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, VI Encontro Regional Sul de ensino de Biologia,
  • 2013, , A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL: NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA?, VI Encontro Regional Sul de ensino de Biologia,
  • 2013, , PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E RAZÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, VI Encontro Regional Sul de ensino de Biologia,
  • 2013, , A docência em Biologia: da formação inicial à formação continuada tecendo CTSA?, VI Encontro Regional Sul de ensino de Biologia,
  • 2012, , Atividades práticas através do uso de materiais biológicos no ensino-aprendizagem de Biologia - da universidade à escola, II Seminário Internacional de Educação em Ciências,
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa, Marsilvio Goncalves Pereira, A pesquisa em Educação Ambiental numa pós-graduação lato senso na UFPB: níveis/contextos educacionais, focos temáticos e procedimentos metodológicos de investigação., III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2012, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa, Glauber de Oliveira Dionísio, Marsilvio Goncalves Pereira, Potencial de uso de um ambiente remanescente de Mata Atlântica para atividades de campo no ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental., III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2012, , Potencial de uso de um ambiente remanescente de Mata Atlântica para atividades de campo no ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental., III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.,
  • 2012, , Análise de interpretantes ecológicos em uma atividade de campo em ecossistemas naturais, I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales,
  • 2012, , Aula de campo em ambientes naturais: um estudo com alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas, I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales,
  • 2012, , O uso de desenhos animados no ensino de Ciências e de Biologia: Uma abordagem diferenciada, I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales,
  • 2012, , Inserindo a temática ambiental na disciplina Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental na UFPB, VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental,
  • 2012, , Educação Ambiental e Cidadania numa Comunidade Rural: Preservando os Recursos Naturais Renováveis, VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental,
  • 2012, , O uso do cinema para contextualizar o ensino de bioética em um curso de formação de professores de Ciências e de Biologia, X Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología,
  • 2012, , Modalidades didáticas utilizadas no Ensino de Biologia na educação básica e no ensino superior, X Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología,
  • 2012, , Formadores de professores de Ciências e a formação continuada: Quando as ideias não correspondem aos fatos, X Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología,
  • 2011, , Mesa-Redonda: A Formação Docente nas Áreas de Ciências Exatas e da Natureza: A Formação de Professores de Ciências e de Biologia - alguns aspectos para nossa reflexão, Fórum das Licenciaturas da UFCG - I Forum das Licenciaturas da UFCG, I Semanada das Licenciaturas do CES - UFCG,,
  • 2011, , Educação Ambiental e Formação Inicial de Ciências e de Biologia: articulando teoria e prática na construção de um futuro sustentável., V Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias,
  • 2011, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Marsilvio Goncalves Pereira, Alessandro Tomaz Barbosa, Ambientalização curricular no Curso de Ciências Biológicas numa universidade pública: primeiros resultados, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2011, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa, André Ferrer Pinto Martins, Contribuições para o conhecimento de um Programa Municipal de Formação Continuada de Professores de Ciências: uma reflexão apoiada na análise de documentos, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2011, , Educação Ambiental e Formação Inicial de Professores de Ciências e de Biologia: articulando teoria e prática na construção de um futuro sustentável, V Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias,
  • 2011, , Atividades de campo no ensino de Ciências: Uma abordagem na formação continuada de professores do ensino fundamental da Rede Municipal de João Pessoa-PB, Brasil, V Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias,
  • 2011, , Ambientalização Curricular no Curso de Ciências Biológicas numa Universidade Pública: primeiros resultados, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências,
  • 2011, , Contribuições para o conhecimento de um programa municipal de formação continuada de professores de Ciências: uma reflexão apoiada na análise de documentos, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências,
  • 2010, , Oficinas de produção em Ensino de Ciências e de Biologia: uma experiência vivenciada na Prática de Ensino de Biologia e no Prodocência/2007 na UFPB., III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia-Nordeste, V Congresso Iberoamericano de Ciencias Experimentales,
  • 2009, Jean Philippe Guimarães Sauvé, Zoraida Maria de Medeiros Gouveia, Marsilvio Goncalves Pereira, A Utilização de Atividades Teórico-Práticas em Aulas de Biologia no Ensino Médio, XI Encontro de Extensão Universitária (XI ENEx) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Trabalho Completo
  • 2009, Auricélio Oliveira de Almeida, Zoraida Maria Davino de Medeiros, Marsilvio Goncalves Pereira, Vera Lúcia Araújo de Lucena, Integrando a Formação Inicial de Biologia com a Inclusão de Jovens no Ensino Superior: um exercício pleno de cidadania, XI Encontro de Extensão Universitária XI ENEX) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Trabalho Completo
  • 2009, Auricélio Oliveira de Almeida, Zoraida Maria Davino de Medeiros, Marsilvio Goncalves Pereira, Vera Lúcia Araújo de Lucena, Formação Inicial de Professores de Biologia num Espaço Não-Formal da Comunidade, XI Encontro de Extensão (XI ENEX) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Resumo
  • 2009, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Zoraida Maria de Medeiros Gouveia, Marsilvio Goncalves Pereira, Biologia Experimental em Escolas Públicas: aprendizagem e formação de conceitos científicos, XI Encontro de Extensão (XI ENEX) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Resumo
  • 2009, Danielle Maria da Conceição da Silva Lima, Priscila Lima Jacob, Giuseppe Fernandes de Oliveira Barboza, Zoraida Maria Davino de Medeiros, Marsilvio Goncalves Pereira, Vera Lúcia Araújo de Lucena, Trabalhando a Unidade Teoria-Prática em Aulas de Biologia numa Escola Pública de Ensino Médio, XI Encontro de Extensão Universitária (XI ENEX) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Resumo
  • 2009, Raphael Batista da Nóbrega, Hilzeth de Luna Freire Pessôa, Marsilvio Goncalves Pereira, Rafael Angel Torquemada Guerra, Oficinas de Produção em Ensino de Ciências e de Biologia: uma proposta metodológica de formação inicial de professores, XI Encontro de Extensão Universitária (XI ENEX) e XII Encontro de Iniciação à Docência (XII ENID), Resumo
  • 2009, Priscila Lima Jacob, Giuseppe Fernandes de Oliveira Barboza, Zoraida Maria Davino de Medeiros, Marsilvio Goncalves Pereira, Vera Lúcia Araújo de Lucena, Formação de Conceitos Científicos em Biologia através de Atividades Teórico-Práticas, XI Encontro de Extensão Universitária (XI ENEX) e XII Encontro de Inciação à Docência (XII ENID), Trabalho Completo

Capítulos de Livros (13)

  • 2022, O que são Ciência e Biologia Afinal? algumas considerações a partir de um estudo de Estado da Arte sobre produções brasileiras na área com o tema Natureza da Ciência e outros apontamentos, Itinerários de Resitência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
  • 2020, ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO: propondo sequências/atividades didáticas na formação de professores, Formação e Prática Docente: estudos e proposições, Marsilvio Goncalves Pereira, Daniel Manzoni de Almeida
  • 2019, Analysis of the Production of Scientific Projects by Undergraduate Biology Students from an Open Inquiry-Based Sequence in Physiology, E-book: The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019)-PART 5: STRAND 5 Teaching-Learning Sequences as Innovations for Science Teaching and Learning, Daniel Manzoni de Almeida, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Pedro Emmilio de Lima Marinho, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2017, Alfabetização científica e ensino de Biologia: ações didáticas e abordagens investigativas possíveis, Didática da Biologia, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato, Maíra Batistoni e Silva, Sandra Maria Rudella Tonidandel
  • 2017, Um olhar didático para os museus: propondo uma análise epistemológica da didática museal, Didática da Biologia, Martha Marandino, Marsilvio Goncalves Pereira, Juliana Pavani Bueno, Fernanda Luise Kistler Vidal
  • 2017, Um olhar didático para os museus: propondo uma análise epistemológica da didática museal, Didática da Biologia, Martha Marandino; Marsílvio Gonçalves Pereira; Juliana Pavani Bueno; Fernanda Luisi Kistler Vidal
  • 2017, Alfabetização científica e ensino de Biologia: ações didáticas e abordagens investigativas possíveis, Didática da Biologia, Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Fratschi Trivelato; Maíra Batistoni e Silva; Sandra Maria Rudella Tonidandel
  • 2017, Students' arguments during the development of an experimental model of Biology., Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, Daniel Manzoni de Almeida; Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
  • 2016, Students' arguments during the development of an experimental model of Biology, Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future., Daniel Manzoni de Almeida, Marsilvio Goncalves Pereira, Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
  • 2016, Students' arguments during the development of an experimental model of Biology., Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, Daniel Manzoni de Almeida; Marsílvio Gonçalves Pereira; Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
  • 2013, Ensinando ciências em espaços não escolares: para além do passeio e dos muros da escola, Didática das Ciências, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa
  • 2013, Quando o formal e o não formal se entrecruzam: Articulando diferentes contextos de formação de professores de Ciências e Biologia, Ensino de Biologia: construindo caminhos formativos, Marsilvio Goncalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha
  • 2010, Pelas ondas do saber: conhecer, agir e transformar o ambiente., Ciências: ensino fundamental., Marsilvio Goncalves Pereira

Participações em Bancas de Cursos (13)

  • 2022, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO BIOLOGICO EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS DOS ANOS INICIAIS: UMA ANALISE DE PARAMETROS E INDICADORES DE ALFABETIZACAO CIENTIFICA, GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO
  • 2020, Tese de Doutorado contradições na Atividade de Aprendizagem em Ciências: uma crítica à inclusão de alunos com deficiência visual, Alessandra Fernandes Bizerra, Manoel Oriosvaldo de Moura, Maria do Carmo de Sousa, Eder Pires de Camargo, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Dissertação de Mestrado A experimentação nos exercícios de laboratório proposta no livro 'Biologia: das moléculas ao homem' do Biological Sciences Curriculum Study -BSCS - versão azul, Francimar Martins Teixeira Macedo, Kênio Erithon Cavalcante Lima, Aida Maria Monteiro Silva, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Tese de Doutorado O papel de uma atividade de ensino por investigação de imunologia nas aulas de graduação para cursos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Daniel Manzoni de Almeida, Leda Quercia Vieira, Rosa Maria Esteves Arantes, Andréa Mara Macedo, João Rodrigo Santos Silva, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Monografia de Graduação Pesquisas sobre o ensino de botânica na educação em ciências e ensino de biologia (1997-2018): analisando as publicações em dois eventos brasileiros (ENPEC e ENEBIO), Vera Lúcia Araújo de Lucena, Eliete Lima de Paula Zárate, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Monografia de Graduação Ensino de Biologia por Investigação na formação de professores: análise de práticas epistêmicas em uma atividade didática com o tema biologia celular, Maria Andrêsa da Silva, Pedro Paulo Marcelino Neto, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Monografia de Graduação A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em pesquisas em educação em ciencias e ensino de biologia (2005-2017): uma análise de publicações em dois eventos brasileiros (ENPEC e ENEBIO), Vera Lúcia Araújo de Lucena, Virgínia Maria Magliano de Morais, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2019, Monografia de Graduação Pesquisas sobre o ensino de botânica na educação em ciências e ensino de biologia (1997-2018): analisando as publicações em dois eventos brasileiros (ENPEC e ENEBIO), Milla Nunes de Sousa
  • 2019, Monografia de Graduação A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia (2005-2017): uma análise de publicações em dois eventos brasileiros (ENPEC e ENEBIO), Thiago dos Santos Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação Ensino de Biologia por Investigação na formação de professores: análise de práticas epistêmicas em uma atividade didática com o tema biologia celular, Caroline Leal Rodrigues Soares
  • 2019, Tese de Doutorado O papel de uma atividade de ensino por investigação de imunologia nas aulas de graduação para cursos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Paula Seixas Mello
  • 2018, Monografia de Graduação Conhecimento e Comportamento Relativo à Vacinação dos Discentes na Área da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Louisa Maria de Andrade e Sousa, Marsilvio Goncalves Pereira
  • 2012, Monografia de Graduação A percepção ambiental de alunos dos anos finais do ensino fundamental do município de Lucena - Paraíba, Isolda Ayres Viana Ramos, Paulo Cézar Geglio, Márcio Frazão Chaves, Marsilvio Goncalves Pereira

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2019,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Genética na Escola (on line)
  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
  • 2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Tempos e Espaços em Educação
  • 2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista de Educación en Biología
  • 2012,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Pesquisa em Educação Ambiental (Online)

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (3)

  • 2019, Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Socio Efetivo
  • 2019, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Socio Efetivo
  • 2019, European Scientific Educational Research Association - ESERA, Socio Efetivo

Trabalho de Fim de Curso(8)

  • Ensino de Biologia por Investigação na formação de professores: análise de práticas epistêmicas em uma atividade didática com o tema biologia celular, CAROLINE LEAL RODRIGUES SOARES , 05/2019
  • O conhecimento popular e científico sobre plantas medicinais e o seu uso fitoterápico entre estudantes do Curso de Ciências Biológicas e sua influência na formação do professor/pesquisador, CAIO CÉZAR OLIVEIRA DE LUCENA , 05/2019
  • O tema Biodiversidade e suas abordagens em pesquisas na educação em ciências e ensino de biologia no Brasil, THAYZ RODRIGUES ENEDINO , 05/2019
  • O processo de escolha e uso do livro didático de biologia entre professores do ensino médio em escolas públicas da Paraíba, ALEXSANDRO DOS SANTOS CHAVES , 04/2020
  • O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA, JOÃO PAULO DE LIMA SILVA , 12/2019
  • TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO: ANALISANDO AS PUBLICAÇÕES DO SEGUNDO ENCONTRO DE ENSINO DE CIENCIAS POR INVESTIGAÇAO (2° ENECI), NATACHA OLIVEIRA DE SOUZA , 12/2020
  • A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO EM SAÚDE: UMA REVISÃO NOS PERIÓDICOS QUALIS A1, PABLO DA SILVA SOUSA , 07/2020
  • MOVIMENTOS RETÓRICOS EM RELATÓRIOS CIENTÍFICOS ESCOLARES NO ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO - UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE COM BASE EM SWALES, JULIO CÉSAR RUFINO RAMOS DE OLIVEIRA , 12/2019

Orientações de Pós-Graduação (10)

  • Mestrado, GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO, 01/2021 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO, 01/2021 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, GEAM FELIPE LIMA SANTOS, 05/2021 - 12/2023 , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, JEFFERSON DE LEMOS MEDEIROS, 05/2021 - 10/2023 , Concluída em 08/2023
  • Mestrado, MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA, 05/2021 - 07/2023 , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, JULIANA SOARES VANDERLEY, 05/2021 - 11/2023 , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, IRIS ALESSANDRA DA SILVA, 03/2022 - 02/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCINETE FRANÇA DE MELO SILVA, 03/2022 - 08/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KARINE DA SILVA, 03/2022 - 02/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ENYA FERNANDES DAS CHAGAS, 04/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.6